4 dicas de como abrir uma lata sem abridor

4 dicas para te ajudar a abrir uma lata sem abridor

Você provavelmente já passou pela situação de não ter sequer um abridor para abrir uma lata na sua cozinha, não é mesmo? Como muitas pessoas já vivenciaram essa experiência, preparamos uma lista com 4 jeitos diferentes para facilitar esse processo.

As latas de alumínio possuem o material mais fino na tampa do que nas laterais, permitindo que elas não sejam tão difíceis de serem abertas com outros objetos. Se usarmos as técnicas e os macetes certos, conseguimos abrir sem a ajuda de abridores e sem muito esforço também.

Provavelmente todas as opções de itens que você vai precisar são materiais que você tem em casa, apesar do abridor de latas ser um utensílio básico de cozinha. Contudo, sabemos que ele sempre “desaparece” por ser uma peça muito pequena.

Basicamente você precisará de uma faca, uma colher resistente, canivete ou um bloco de pedra. Confira!

1- Abrir lata com faca (somente adultos)

Com certeza, em uma situação em que você não tem um abridor de latas por perto, a primeira coisa que você pensa pode ser: “vou abrir com uma faca”, e não é que é possível? Contudo, essa ação é arriscada, por isso deve ser feita somente por adultos e com muito cuidado.

Quando se usa uma faca para abrir lata, quanto mais o utensílio estiver afiado, mais fácil e rápido será para você conseguir abrir. Porém, as chances de você se cortar são maiores, nesse caso, é imprescindível utilizar luvas anti-corte.

Para abrir com a faca, é necessário seguir esses passos: posicione a sua ponta na extremidade da tampa, quase na borda, e segure firmemente no cabo. Com a outra mão, você vai dar algumas batidas na extremidade do cabo da faca, até que ela fure a tampa.

Depois de fazer esse furo, você vai fazer um movimento de “vai e vem” para alargar o furo para os lados. Feito isso, você repete do outro lado da lata, o mesmo processo anterior, até que se formem outros furos e a lata esteja aberta.

2- Abrir lata com colher

Uma colher pode ser muito útil para te ajudar nessa tarefa. Use aquelas que são feitas de um material mais resistente, como o metal, assim você não corre o risco de amassar ou até quebrar seu utensílio.

Com a lata em cima de uma superfície lisa, posicione a ponta colher na extremidade da tampa, de maneira que fique bem encaixada na fenda que possui na maioria das latas de alumínio, e depois disso, segure firme no cabo da colher e comece a movê-la para frente e para trás, em movimentos rápidos.

Após isso, você vai notar que o alumínio vai começar a se desgastar e furar aos poucos. A partir desse furo, você pode simplesmente continuar o processo de cortar com a colher, ou pode terminar de abrir a lata com a ajuda de um utensílio pontiagudo, até que abra por completo.

3- Abrir lata com um canivete (somente adultos)

Esse processo é super parecido com o de abrir com a faca. Para realizar essa tarefa com um canivete, coloque a ponta do utensílio na borda da tampa e pressione o cabo do canivete com uma mão. Com a outra, dê algumas batidas na ponta do cabo, até que faça um furo na tampa.

Depois de feito o furo, você pode fazer movimentos de uma lado para o outro até que esse furo fique maior, e você consiga colocar toda a ponta do canivete dentro da lata, para assim, deslizar por toda a borda até que a tampa seja totalmente removida.

4- Abrir lata com uma pedra

Podemos dizer que essa pode ser a sua última opção, porém uma das mais seguras, já que a maioria exige o uso de utensílios pontiagudos. O uso da pedra pode ser útil caso você esteja em um acampamento na floresta e não tenha em mãos um abridor.

Depois de conseguir um bloco de pedra que seja maior que a lata, posicione-a em uma superfície firme e inicie o processo de esfregar a parte da tampa da lata.

Esfregue repetidas vezes, usando uma força considerável, até que o alumínio comece a se desgastar e a lata esteja aberta por completo.

E aí, curtiu as dicas? Esperamos que você tenha gostado e conseguido abrir a sua lata utilizando algum desses métodos! Não deixe de conferir o nosso post sobre o canivete Komodo, o nosso novo lançamento, e fique ligado em nosso blog para mais dicas como essas!

 

Deixe um comentário