dicas para fazer o melhor churrasco

5 dicas para fazer o melhor churrasco, da faca ao carvão

Se você chegou até aqui, sem dúvidas, é porque ama churrasco, afinal, não há nada melhor do que reunir a família e amigos em volta da churrasqueira para conversar, tomar uma boa cerveja e, claro, comer bem.

Cortes bovinos, suínos, aves, farofa, arroz, pães, enfim, vale tudo para fazer um bom churrasco e servir pratos deliciosos para quem amamos. Por isso, não deixe de conferir nossas dicas para preparar o melhor churrasco!

Anote 5 dicas para preparar o melhor churrasco

melhor corte de carne

Apesar de ser uma refeição tradicionalmente brasileira, muitos ainda erram na hora de preparar o churrasco, ou não conseguem chegar naquele sabor perfeito que já provaram em várias churrascarias.

Isso porque não basta salgar as carnes e colocar nas grelhas, é preciso cuidar dos detalhes para garantir que elas assem na medida exata. Além disso, é fundamental prepará-las com muita atenção e carinho.

Entenda melhor do que estamos falando com as dicas a seguir:

Dica 1: separe os melhores cortes de carne

Todos sabemos que alguns cortes são mais saborosos que outros, por isso, é óbvio, a escolha da carne fará toda a diferença.

Se preferir peças bovinas, apostar na picanha é sempre a melhor escolha. Mas não dispense a alcatra, o contrafilé e o filé mignon, que são opções que irão complementar o churrasco.

Se quiser carnes suínas, pernil, carré, picanha suína, linguiça de pernil e lombinho são as melhores. Ah! Asinhas e coxinhas das asas também são muito saborosas.

Atente-se a qualidade! Afinal, não adianta escolher os melhores cortes se eles não forem de boa procedência. Portanto, compre sempre nos açougues de sua confiança.

Dica 2: conte com as facas e acessórios para churrasco especiais

faca-para-churrasco

Mesmo escolhendo as melhores carnes, um churrasco não se faz sem os utensílios corretos. Então, tenha uma boa faca para churrasco. Um churrasqueiro de respeito não trabalha sem uma faca profissional, concorda?

Uma peça robusta, fabricada com aço inox 420 é ideal para conseguir cortes bem feitos. O aço inox 420 é o material mais indicado para esse tipo de equipamento, pois tem alta durabilidade, sobretudo contra ferrugem.

Uma boa chaira para manter o seu utensílio para churrasco sempre afiado é indispensável. E para completar seu kit, adquira um bom pegador e garfo de churrasco de inox.

Se tiver alguma dúvida em relação a escolha da faca, confira nosso top 5 facas para churrasco.

Dica 3: preparo das carnes que irão para as grelhas

Chegamos as dicas para o preparo!

O primeiro ponto que você deve considerar é a temperatura das carnes. Peças congeladas são mais difíceis de fatiar e temperar, por isso, se a carne que você irá servir estiver congelada, tire-a algumas horas antes de começar,

O mais recomendado é comprar carnes frescas, sempre. Mas, observe o aspecto delas enquanto ainda estiver no açougue. Se apresentarem muito sangue, a tendência é que fiquem mais ressecadas quando assadas.

Depois disso, pegue o sal grosso ou uma mistura a base de sal, limão e ervas finas e tempere. Sem exageros, ok? Sal em excesso também resseca a carne.

Para as peças mais fibrosas, é possível amaciá-las usando diferentes ingredientes. Os amaciantes de carnes específicos são excelentes, contudo, existem outras que, inclusive, dão um sabor diferenciado.

Marinar na cerveja, no limão, no bicarbonato de sódio ou no suco de abacaxi são alguns métodos que ficam deliciosos. Experimente!

Dica 4: acenda a churrasqueira com antecedência

Acender a churrasqueira para os aventureiros menos experientes pode ser um desafio.

De qualquer forma, é importante acendê-la com antecedência. Assim, você não deixa seus convidados esperando e as carnes assam de maneira uniforme.

Verifique também a quantidade de carvão. É melhor sobrar do que faltar, não é verdade?

Dica 5: prepare acompanhamentos que valorizem as suas carnes

A carne é o prato principal, sem dúvida alguma. Porém, acompanhamentos são sempre bem-vindos.

Uma receita de farofa especial, pão de alho, salada vinagrete, maionese são imprescindíveis em um churrasco.

Molhos especiais também valorizam o sabor das carnes, por isso, invista em molho barbecue, pimentas, mostarda e mel e o que mais você e seus convidados gostarem.

A ideia aqui é inovar e surpreender a todos que estiverem presentes, para que fiquem satisfeitos.

E aí, gostou das nossas dicas para preparar um churrasco inesquecível para os seus amigos e familiares? Aqui na Cutelaria Cimo somos especialistas em facas para churrasco. Portanto, buscamos trazer os melhores conteúdos para você. Continue acompanhando nosso blog e se mantenha sempre informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *