formas preparar uma picanha

5 Formas para preparar a picanha de forma surpreendente

A picanha é a preferida dos churrascos, não tem jeito. Quando ela não aparece no cardápio, as pessoas sentem falta – e não poderia ser diferente. A suculência que essa peça possui é algo que enche os olhos e dá água na boca.

No entanto, de nada adianta servir uma carne tão boa se ela não for bem preparada, não é? Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos 5 formas para preparar a picanha de maneira surpreendente. Confira!

Como cortar a picanha de modo correto?

corte da peça de carne

A picanha é considerada uma peça nobre, aliás, é o corte bovino mais caro do açougue por um motivo: cada gado tem, em média, 1 quilo de picanha.

Por ser tão especial assim, é importante fazê-la da melhor maneira. Existem diversas formas de preparo, inclusive inteira, se quiser.

No entanto, se a sua ideia for cortar em filés ou pedaços, é preciso um pouco de cuidado para que ela não fique dura e ressecada.

Primeiramente, é essencial que você tenha uma faca picanheira de aço inox 420 com fio de corte bem afiado.

Depois, com o utensílio já em mãos, pegue a peça inteira e meça, pois ela não deve ter mais do que um palmo e meio de tamanho.

Quando a picanha é maior do que isso, com certeza há uma porcentagem de coxão duro junto, que é a continuação do bovino.

É claro que isso pode variar de acordo com o tamanho do animal. Porém, a média de peso de uma peça de picanha é de 800 gramas a 1,200 quilos, dificilmente ela pesará muito mais do que essa quantidade

Após se certificar de que está realmente lidando somente com a picanha, observe para onde estão direcionadas as fibras da carne e, com a faca de churrasco, corte na direção contrária, retirando filés com mais ou menos dois dedos de espessura.

Agora que você já sabe como cortá-la, é hora de conhecer 5 formas surpreendentes para prepará-la!

  1. Picanha em filés na brasa

faca para churrasco

A picanha, como já falamos, é a carne preferida de muitos fãs de churrasco, especialmente quando cortada em filés e assada na brasa com sal grosso. Mas, para isso, é importante que eles sejam cortados na medida certa.

Além disso, dose a quantidade de sal. Nada de exageros, ok? E coloque somente quando estiver prestes a levar os filés para a grelha. Temperá-los com muita antecedência pode fazer com que fiquem ressecados.

Outro fator: nunca retire a gordura, pois é ela que dará a suculência e sabor para a carne.

  1. Picanha inteira na brasa

A peça de picanha inteira deve ser feita no espeto. Para salgá-la, faça um risco com uma faca bem afiada, como se fosse um “quadriculado” e jogue o sal por cima (antes de levá-la para a grelha).

Novamente: preserve a gordura para ter uma carne suculenta, macia e saborosa.

  1. Preparo da picanha invertida

A picanha invertida é outra possibilidade deliciosa. Escolha um recheio de sua preferência e mãos na massa!

Embora o preparo dessa seja um pouco mais complicado, não há dúvidas de que irá surpreender a todos.

Você vai precisar de uma peça inteira de picanha, relativamente grande. Com a faca afiada, faça um furo no meio da carne, de forma que consiga colocar a mão inteira dentro dela.

Com a picanha já cortada, dê uma selada bem sutil na grelha. É importante não deixá-la muito tempo na brasa, já que ela deve estar crua por dentro ainda.

Introduza sua mão dentro da peça, como se fosse uma luva e vire-a do avesso.

Feito isso, é só recheá-la. Você pode usar queijos, pimentão, bacon, enfim, o que quiser. Daí, é só fechar com palitos de espetinho e voltar para a grelha para que ela termine de assar completamente.

  1. Picanha de frigideira

A picanha de frigideira é mais uma opção incrível e super fácil.

Basta cortar os filés, conforme falamos acima, temperar com sal fino e passar para a frigideira já aquecida com manteiga.

Depois, é só selá-los. O tempo de frigideira em um fogo médio, é de 5 a 7 minutos.

  1. Preparo da picanha ao alho

A picanha ao alho é muito saborosa para quem gosta desse condimento. A sugestão é fazê-la inteira também. Para isso, salgue a peça com sal grosso, como se fosse fazê-la inteira na brasa. Aproveite para preparar a pasta de alho enquanto deixa a carne selar.

Para a pasta, utilize alho moído, azeite ou manteiga e uma pitada de sal comum e misture.

Quando estiver pronta, retire a carne, passe a mistura de alho e volte para a grelha para terminar de assar.

E aí, gostou das nossas 5 dicas para preparar a sua picanha? Sem dúvidas essas receitas irão surpreender com o sabor e a maciez.

E para testar todas essas ideias, uma faca para churrasco exclusiva da Cimo é a melhor opção!  Fabricada com aço inox 420, com a incrível tecnologia a laser, ela é ideal para fazer o corte da picanha. Acesse e confira todos os nossos modelos!

Acompanhe nosso blog e veja outras dicas para acertar na escolha das facas para churrasco. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *