acompanhamentos que não podem faltar no churrasco

5 itens essenciais que não podem faltar no seu churrasco

Cuteleiros e amantes do churrasco de plantão: vocês sabem o que não pode faltar no churrasco? Saiba que, além dos protagonistas – um bom corte de carne, uma brasa quente e uma faca artesanal de qualidade – existem mais alguns itens essenciais nessa lista e que talvez ainda passem despercebidos ou não recebam tanta atenção.

Para te ajudar a preparar o melhor churrasco em todas as ocasiões, o blog da Cutelaria CIMO separou mais alguns componentes que com certeza vão adicionar muito sabor e qualidade aos seus preparos na churrasqueira, confira:

1 – Carne, carvão e churrasqueira – os clássicos

 

Não poderíamos começar nossa lista semo que não pode faltar em um churrasco mencionar os alimentos e acessórios clássicos em todo churrasco brasileiro: a carne, o carvão e a churrasqueira. Isso porque, naturalmente, é quase impossível pensar em churrasco sem a presença desses itens tão apreciados pelos brasileiros.

A carne é a grande protagonista do momento churrasqueiro. A diversidade de tipos e cortes criam, por si só, uma variedade incrível de sabores e texturas que fazem do churrasco um grande acontecimento nacional – e com razão!

Tudo isso, junto ao tempero certo e a temperatura ideal criam o espetáculo de sons, aromas e sabores tradicionais do churrasco e, por esse motivo, eles são considerados itens clássicos e que, como você já deve saber, não podem faltar de forma alguma no acontecimento.

Bom, além disso, um churrasco não seria um churrasco sem o instrumento que dá nome ao preparo – a churrasqueira. Seja de tijolos, cimento ou metal; pequena, média ou grande, a churrasqueira, junto com a grelha ou o espeto, também fazem parte da lista dos essenciais na vida do churrasqueiro e dos amantes do churrasco.

2 – Kit de facas churrasqueiro

o que não pode faltar em um churrasco

O kit churrasqueiro, geralmente composto por facas, garfos e chaira é outro componente fundamental em um churrasco de sucesso, afinal, nada pior do que um corte mal feito ou pedaços chamuscados por falta de instrumentos apropriados, certo?

Por essa razão, contar com um kit de facas, especialmente as artesanais, cuidadosamente afiadas, te ajuda a garantir o espetáculo visual de precisão e agilidade nos fins de semana em família ou em eventos especiais.

Cá entre nós, um belo corte de churrasco valoriza a carne e é o primeiro passo na conquista do churrasco perfeito.

3 – Utensílios básicos – a logística do churrasco

Utensílios que não podem faltar no churrasco

Até aqui, já mencionamos alguns utensílios que merecem destaque no mundo churrasqueiro: o carvão, a churrasqueira e a faca artesanal. Esses são, sem dúvidas, itens indispensáveis para um preparo suculento e delicioso, porém, saiba que existem mais alguns utensílios nos quais você deve investir para evoluir na carreira de churrasqueiro (até mesmo de família):

  • Tábua de cortes: a fome pode até fazer com que você deseje comer um bife inteiro, mas é muito importante cortar as peças de carne e linguiça. Para que isso aconteça da forma certa, uma boa tábua de churrasco vem a calhar;
  • Espetos: Nem só de carne vive o churrasco, então, ter à mão espetos metálicos te ajuda a preparar outros tipos de carne com praticidade, agilidade e, claro, qualidade;
  • Caixa térmica: afinal, churrasco e cerveja são melhores amigos. Tendo isso em mente, a caixa térmica garante a cervejinha e outras bebidas sempre geladas!
  • Copos plásticos: vai fazer um evento ou convidar bastante pessoas para o seu churrasco? Ter à disposição copos plásticos garantem o sucesso com a garotada ao mesmo tempo em que economiza tempo no momento de limpeza pós-churrasco (sim, aquele que ninguém gosta).

4 – Tempero adequado para todos os gostos

Temperos que não podem faltar no churrasco

Há quem prefira o clássico – sal grosso e mais nada. Há, também, quem prefira acrescentar à mistura notas de defumado, picante, cítrico e outros sabores complexos que transformam a experiência churrasqueira.

Para todos os casos, uma coisa é fato: o tempero faz toda a diferença quando o assunto é churrasco, então, seja qual for a sua preferência ou a de seus convidados, capriche sempre no tempero, pois ele é a assinatura de um bom churrasqueiro (boa ou má).

Hoje em dia existem diversos tipos de temperos prontos – basta escolher o que mais te agrada, tomando cuidado para não salgar a carne. Se você deseja criar sua própria combinação, nossa sugestão é que você entenda mais sobre como fazer um dry rub (mistura de temperos tradicional do churrasco americano) no post inteiramente dedicado a isso aqui no blog!

5 – Acompanhamento certo

acompanhamentos que não podem faltar no churrasco

Agora que você já sabe como elevar o nível dos seus preparos na churrasqueira, chegamos ao último item na nossa lista de ingredientes para churrasco: os acompanhamentos. Alguns deles, como o pão de alho, vinagrete e farofa são clássicos indiscutíveis, mas você sabia que existem outros alimentos que combinam super bem com diferentes tipos de carnes e preparos?

acompanhamentos para churrasco

Saladas, embutidos, geléias e até mesmo frutas, apesar de menos conhecidos, abrem um universo de possibilidades que você pode desbravar e, quem sabe, acabam sendo adotados como queridinhos pela família, amigos ou eventos em geral.

Ficou em dúvida sobre as combinações? Temos um post exclusivo sobre os melhores acompanhamentos para churrasco aqui mesmo, no blog da CIMO – não deixe de conferir!

Aproveite, também, para ficar por dentro de todas as nossas atualizações de conteúdo – por aqui tem sempre coisa nova. A Cutelaria CIMO é especialista em facas artesanais e aqui no blog você acompanha as melhores dicas para cuteleiros, churrasqueiros e amantes do sobrevivencialismo.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *