5 tipos de facas que não podem faltar em sua cozinha!

5 tipos de facas que você precisa ter em sua cozinha!

O ser humano sempre teve uma relação muito próxima à utilização de facas no dia a dia, uma grande prova disso, são as histórias relacionadas a utilização dessas ferramentas mesmo em épocas antigas, afinal, esses utensílios são essenciais para a culinária.

Escolher boas facas é uma arte, assim como conhecer os objetivos de uso de cada uma delas. Hoje, a Cutelaria Cimo preparou um guia com 5 tipos de facas que podem facilitar sua vida na cozinha, desde que você saiba como utilizá-las corretamente.

Desbrave esses segredos com a gente, continuando a leitura.

1. Faca Santoku

Imagem de uma faca do estilo Santoku em destaque, com ingredientes ao seu redor como laranja e cebola

As facas em modelo Santoku são clássicos entre os artigos cuteleiros, afinal de contas, despontam entre os itens mais cobiçados em carrinhos de compras de quem entende do assunto.

Especificações técnicas

A Santoku é um dos tipos de facas de cozinha mais procurados pelos amantes da boa gastronomia. Este desejado artigo cuteleiro apresenta lâmina larga em opções com revestimentos que potencializam o seu charme e performances nos cortes.

A Cutelaria Cimo destaca modelos de facas com aplicação de titânio, oferecendo lâminas em aço inoxidável, itens altamente resistentes que contam com vida útil acima da média das opções comuns.

  • Comprimento da lâmina: superior a 20 centímetros.
  • Espessura da lâmina: 3 milímetros.
  • Dureza da lâmina: 56 a 58 HRC.
  • Indicações de uso: os tipos de facas Santoku são utilizados para cortes precisos em pedaços ou fatias em cozinhas técnicas, mas também são utilizadas em usos gerais.

Transfira essa herança da cultura japonesa para o interior da sua cozinha, oferecendo aos seus preparos, a experiência que uma faca Santoku tem a oferecer. E o que é ainda melhor: com uma fixação mais leve que outros tipos de facas, perfeita nos cortes.

2. Facas AX

Imagem de 3 facas AX sobre uma tábua de madeira

As facas em modelo AX são desenvolvidas levando em consideração o espírito aventureiro de quem as utiliza, pois são inspiradas nas grandes navegações, ao logo da história da humanidade.

Destacamos aqui no blog post, a facilidade de transporte destes itens, facilmente adaptados aos bolsos em vestuário, mochilas e acessórios utilizados em campings. Confira as especificações técnicas destes produtos!

Especificações técnicas

As facas AX são tipos de facas destinadas a amantes dos movimentos, modelos perfeitos para ter em mãos durante pescas ou esportes de aventura. Afinal de contas, estes artigos apresentam um design de fácil transporte e perfeita acomodação.

Nós, aqui da Cutelaria Cimo, destacamos abaixo, as características técnicas que fazem esses modelos de facas bem-vindos também entre os colecionadores de artigos cuteleiros.

  • Comprimento da lâmina: superior a 12 centímetros.
  • Espessura da lâmina: 4 milímetros.
  • Dureza da lâmina: 45 a 47 HRC.
  • Indicações de uso: os tipos de facas AX são utilizados como itens Bushcraft, os também conhecidos artigos para utilizar ao ar livre, em campings, pescas, além da presença entre itens de defesa pessoal e coleções.

3. Facas do chef

Imagem de uma faca e um garfo de churrasco

As conhecidas facas do chef são tipos de facas versáteis em cozinhas ao redor do mundo, afinal de contas, elas são destinadas a acompanhar profissionais da gastronomia durante longos preparos e novas receitas.

Deseja descobrir por que estes artigos cuteleiros são considerados verdadeiros coringas nas mãos dos chefs? A Cutelaria Cimo conta todos os detalhes logo abaixo!

Especificações técnicas

  • Comprimento da lâmina: costumam variar entre 14 a 30 centímetros.
  • Espessura da lâmina: as espessuras são variáveis, podendo superar 3 milímetros.
  • Dureza da lâmina: podem variar, superando 56 HRC.
  • Indicações de uso: o tipo de faca do chef é utilizado em cortes precisos de legumes variados, carnes, além de frutas.

4. Cutelos

Imagem de um cutelo sobre uma tábua de madeira

Os cutelos são repletos de força, com design rústico, oferecendo para os cuteleiros, grande precisão nos cortes. Muitas vezes comparados com as facas Santoku, os cutelos pesam mais e apresentam lâminas maiores.

Engana-se quem pensa que o cutelo é uma faca destinada apenas aos profissionais das cozinhas, ainda que exija destreza nos movimentos mais refinados, o produto também pode ser utilizado por iniciantes na arte da cutelaria.

Especificações técnicas

Os cutelos são facas destinadas aos amantes dos preparos de carne e receitas em complexidades variadas. A Cutelaria Cimo destaca as características técnicas que fazem esse tipo de faca famoso em cozinhas de cuteleiros profissionais, mas também escolha certa entre quem está começando.
  • Comprimento da lâmina: superior a 12 centímetros.
  • Espessura da lâmina: 3 milímetros.
  • Indicações de uso: os cutelos são utilizados em cozinhas completas, preparo de carnes para churrasco, além de ser um dos campeões de vendas para presentes e brindes promocionais.
Incremente a sua cozinha e conheça mais sobre o tipo de faca cutelo com a Cutelaria Cimo!

5. Facas Oiti

Imagem de facas do modelo Oiti sobre uma bancada de madeira, com tomates e especiarias ao redor

As facas Oiti são utensílios de elevado padrão, destinados a experiências completas na cozinha. Estes produtos são destacados pelo acabamento arrojado em madeira jatobá, verdadeiro símbolo de imponência.

Nós da Cutelaria Cimo não temos dúvidas: as facas são instrumentos de cutelaria essenciais para o dia a dia, presentes em churrascos, preparo de refeições e outros símbolos de socialização, e em todos eles, os modelos Oiti estão presentes.

Especificações técnicas

As facas Oiti apresentam diferentes comprimentos de lâmina e espessura, apresentando também, chaira e garfo, acessórios indispensáveis para quem busca cozinhas completas e bem equipadas.

Destacamos também a contribuição desta linha no preparo de churrascos e usos gerais na culinária, devido a versatilidade dos tipos de facas e acessórios presentes.

Então, escolheu seu tipo de faca favorito?

A Cutelaria Cimo há mais de 50 anos atua no mercado cuteleiro no Brasil, apresentando produtos com fabricação própria, verdadeiros destaques em design, matéria-prima com alto desempenho em tipos de facas e canivetes em variedade completa.

Desde 1964, estamos construindo histórias e trazendo muita informação para você! Gostou deste nosso conteúdo? Fique por dentro das postagens semanalmente divulgadas aqui em nosso blog e compartilhe com aquele amigo apaixonado por cutelaria: até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *