Bainhas de faca: conheça 7 modelos e saiba como escolher

As bainhas de faca são essenciais para garantir a segurança no transporte, além de proteger e conservar as lâminas contra as ações do tempo, garantindo maior durabilidade.

Então, se você é amante de facas e canivetes e quer conhecer os principais tipos de bainha e como escolher entre os melhores, fique com a gente até o final desse post porque nós vamos tirar suas dúvidas e te apresentar algumas opções:

Afinal, o que é a bainha da faca?

produção de uma bainha em coura para canivetes

Como mencionamos, a bainha tem a função de conservar o corte da faca, proteger e ajudar a conservar a lâmina contra as ações do tempo, além de facilitar o transporte com segurança desses objetos. Imagine carregar uma faca sem proteção na cintura? O risco de acidentes é muito alto.

Seja para praticar esportes outdoor como trilhas e camping, ou até mesmo na pescaria, nós sabemos que ter uma faca ou canivete ao alcance das mãos pode ser útil, não é? A bainha é indicada para te ajudar a ter esses objetos sempre por perto, de forma ágil e segura.

O mesmo vale para utilizar suas facas preferidas em casa. Seja na cozinha ou na churrasqueira, a bainha além de proteger contra possíveis acidentes domésticos te ajuda a ser o melhor anfitrião, mostrando seu estilo e tradição com as bainhas com cada vez mais detalhes elaborados.

Como escolher uma bainha? 3 dicas para ajudar:

Bom, agora que você não tem mais dúvidas sobre a importância da bainha de faca, chegou a hora de anotar as principais dicas para você escolher a que mais dá certo com o estilo de faca que gosta.

1. Observe se a lâmina encaixa perfeitamente

Um dos primeiros pontos é escolher uma bainha em que a lâmina se encaixe perfeitamente em seu formato, para evitar atritos desnecessários que possam causar algum tipo de dano no material da faca.

Outro ponto é escolher um tipo de bainha que cubra a lâmina completamente, para ajudar em sua conservação. Nossa dica é que, ao comprar sua faca, dê preferência para modelos que já acompanham bainha, porque ela já será do tamanho ideal.

faca ax borba em carbono para bushcraft ebainha em couro

2. Escolha um bom ajuste no corpo

Na hora de escolher a bainha, pense também em como ela ficará no seu corpo. Confira se ela realmente facilita os movimentos e se fica na altura ideal, não interferindo na sua locomoção.

No caso de facas de combate ou para uso outdoor, prefira bainhas que sejam mais fáceis de resgatar a faca em caso de emergências, afinal nesses momentos não precisamos de nada que nos atrapalhe, não é?

3. Escolha o material de forma criteriosa

Como isso tem influência direta na conservação da lâmina, é importante escolher com cuidado o material que a bainha é feita. No caso das bainhas de couro, por exemplo, além de ter algo esteticamente mais bonito, o couro é resistente e durável, se bem cuidado. Então ajuda bastante no cuidado com as lâminas!

Existem bainhas feitas de outros materiais, mas é preciso bastante cuidado para que no atrito entre a bainha e a faca não causem danos.

faca skeleton com cordão e bainha em couro cimo

Além disso, pense nas necessidades de cada faca. No caso de atividades outdoor, prefira os modelos práticos para prender na roupa e que você consiga retirar a faca rapidamente se precisar. Em casa, você pode escolher bainhas de faca com detalhes mais trabalhados e que não demandem tanta agilidade assim.

Leia também: Tipos de facas de combate – conheça os principais modelos com a Cimo

Tipos de bainha de faca

Como existe uma enorme variedade de desenhos de facas para infinitas atividades, então, existirão diferentes formatos de bainha para atender às necessidades de proteção da lâmina. Como mencionamos anteriormente, é muito mais prático escolher sua faca acompanhada da bainha, para não ter erro e correr o risco de não encontrar uma que se adeque exatamente ao que precisa.

A seguir nós trazemos os tipos mais comuns de bainhas, de acordo com os diferentes modelos de faca. Confira:

Bainha de couro sem botão

Esse é um modelo de bainha que pode ser bastante útil para usar em facas de pesca, camping e atividades outdoor. Geralmente esse modelo possui passador para que você consiga utilizar na cintura e ter sua faca em uma ótima altura, sempre à mão.

Bainha de couro cru

É um tipo de couro sem tingimento e que também pode ser utilizado para proteger as bainhas. Esse material permite criar acabamentos incríveis e verdadeiras obras de arte desenhadas na bainha, que levam mais estilo e sofisticação ao dia a dia dos amantes de facas. Vale a pena conhecer!

faca para churrasco picanheira com bainha

Bainha para faca Skinner

Uma faca com um formato diferenciado pede uma bainha igualmente versátil. Existem modelos com passador e sem fecho no cabo, então você pode colocar facilmente nas costas ou lateral do corpo e retirar a faca com agilidade e precisão.

faca skinner cimo modelo braba com bainha

Bainha para faca de churrasco

Um bom amante de churrasco sabe que precisa contar com as melhores facas para ser um bom anfitrião, não é? Existem bainhas específicas para cada formato de lâmina, feitas em couro legítimo tingido e com acabamentos impecáveis para ninguém botar defeito. É mais praticidade e estilo para aproveitar momentos felizes.

Bainha para cutelo

Para quem não abre mão de um cutelo em casa para fazer belos cortes em carnes e em legumes, existem modelos específicos de bainha que vão te ajudar a transportar o instrumento de corte com maior segurança, mesmo que não seja rente ao seu corpo, afinal isso não é necessário como em outros tipos de faca.

cutelo cimo com bainha em couro

Bainha para kit de churrasco

Um bom churrasqueiro leva consigo sua faca e a chiara para estar com tudo bem afiado a todo estante, então nada melhor que uma bainha de couro que tenha espaço para transportar os dois, não é? Utilize e deixe sempre à cintura quando precisar.

Bainha para faca de acampar

Se você é uma pessoa que gosta de acampar e curtir as aventuras viajando, conta com uma boa faca para encarar qualquer situação. Existem vários tipos de bainha para os diferentes modelos de facas para este fim. Aqui, temos um ótimo exemplo disso!

Bainha para canivetes: existem modelos para escolher

Se você prefere usar canivetes, existem modelos variados de bainhas para você transportar esses objetos com segurança também. Assim como com as facas, as bainhas de canivetes têm a função de tornar o seu dia a dia mais prático, estando sempre à mão para quando precisar. Você pode comprar por tamanho, escolhendo o que é equivalente ao seu tipo de canivete.

bainha para canivetes em couro cimo

E aí, gostou das nossas dicas de bainhas para faca? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog com dicas de cutelaria para casa, outdoor e tudo o que você quer saber sobre o estilo de vida cuteleiro. Até o próximo post!

Deixe um comentário