Como afiar canivete: aprenda o passo a passo

Que o canivete é um acessório indispensável no dia a dia você já sabe, não é? Mas, com a quantidade do uso é inevitável que ele perca o fio de corte com o passar do tempo. Então, como afiar o canivete para tê-lo sempre a mão quando precisar?

É sobre isso que vamos falar hoje. Neste artigo, vamos te mostrar um passo a passo de como afiar um canivete, tudo bem simples, para que você mesmo faça aí. Vamos lá?

Como afiar canivete: confira o passo a passo

Afiar um canivete é uma tarefa que você mesmo pode fazer com os materiais necessários – que costumam ter um ótimo custo-benefício e talvez você até já tenha em casa.

Para ficar bem simples de entender, nós vamos separar o processo em 3 partes para não deixar nenhum detalhe de lado, te ajudando a preparar as ferramentas corretamente, ensinando a afiar a lâmina e como finalizar de forma correta.

1 – Preparando os materiais

Antes de começar a afiar o canivete, é muito importante que a lâmina esteja limpa, sem nenhuma sujeira ou graxa, pois esses resíduos podem causar um afiar desregular na lâmina. Uma boa dica é mergulhar a lâmina do canivete por alguns segundos em água fervente.

Escolha qual ferramenta você vai usar para afiar. Existem vários tipos de afiadores no mercado: pedras, limas, chairas e os próprios amoladores podem ser eficientes para alcançar o fio de corte perfeito.

Se você vai amolar seu canivete com uma pedra, é importante deixá-la umedecida para que a afiação tenha mais precisão e eficiência. Além disso, usar um lubrificante na pedra ajuda a diminuir o atrito que pode distorcê-la. Ah, lembre-se de seguir as orientações fornecidas na sua pedra de amolar, pois existem modelos que estragam com o uso de óleos.

Toda segurança nesse momento é imprescindível, então tome cuidado para que o suporte da pedra de afiação esteja bem fixo, para que ele não escorregue e cause algum tipo de acidente.

Leia também: saiba qual o melhor canivete de bolso para usos em geral

2 – Afiando a lâmina do canivete

Comece passando o canivete ao longo da pedra, como se você fosse cortar um pedaço fino da superfície dela, fazendo esse movimento várias vezes. É importante não aplicar muita pressão, deixando a pedra fazer o seu trabalho.

É importante posicionar a parte cortante em um ângulo de 27 graus e ir diminuindo gradativamente a 15 graus, com ela levemente inclinada. O movimento deve ser suave e constante, passando por toda a lâmina.

Uma forma de saber quando trocar de lado na afiação é observar se uma rebarba vai se formando na lateral oposta à pedra, se sim, quer dizer que o aço da lâmina está ficando fino o suficiente, já que o aço fino representa que a lâmina está afiada.

Por fim, vire a lâmina do canivete e repita esse processo para afiar o outro lado. Após esse processo, é importante utilizar uma pedra menos áspera para dar as pinceladas finais.

Quer afiar sua faca? Veja essa dica: afiação de facas – como funciona?

3 – Finalizando a afiação do canivete

Como saber se o canivete já está afiado? Pegue um pedaço de papel e, sem apoiar em nenhuma superfície, tente cortá-lo. Se você conseguir cortar sem rasgar, quer dizer que a afiação foi feita com sucesso. Agora, se não deu certo e rasgou o papel, vá repetindo o processo até cortar.

Limpe bem a lâmina com um pano limpo para remover qualquer resquício de fragmentos de aço ou óleo que possa ter ficado no canivete. Agora seu canivete está pronto para ser usado novamente.

Cuidados para manter o canivete afiado

Agora que você já aprendeu como afiar um canivete, separamos algumas dicas para te ajudar a manter o fio por mais tempo antes de precisar afiar novamente. São algumas dicas que vão te ajudar, confira!

Evite o uso indevido do canivete

Uma das principais razões é o uso indevido do canivete, o grande vilão. Um dos jeitos errados de usar o canivete é fazer o corte de algo usando uma superfície abrasiva, que não é preparada para absorver o impacto da lâmina.

O mesmo vale ao cortar alimentos sem usar uma tábua de cortar, o que pode trazer também o mesmo problema com o choque da lâmina.

Faça a limpeza correta

Guardar o canivete sujo é nocivo para a lâmina, que ficará mais exposta e correrá o risco de começar a corroer. Evite lavar o canivete em máquinas de lavar, porque além dos produtos químicos prejudicarem o cabo, o possível impacto do canivete com outros acessórios pode danificar a lâmina.

Prefira fazer uma boa limpeza com água corrente e pano úmido, é suficiente para mantê-lo limpo.

Não afie com com esmeril

O esmeril é bastante recomendado para afiar facas de cozinha, mas para os canivetes pode ser muito nocivo e deixá-los inutilizáveis, por conta das ligas de aço da faca serem diferentes do canivete. Então não utilize esse método para amolar.

Esperamos que com essas dicas você consiga afiar seu canivete e preservar seu fio, tudo isso para que ele fique muito mais tempo sem precisar afiar. Você conhece outra forma de afiar um canivete? Compartilhe com a gente nos comentários.

Continue acompanhando nosso blog, sempre trazemos dicas incríveis para quem ama canivetes e facas.