como afiar faca dicas praticas

Como afiar sua faca? Dicas e sugestões práticas!

Para quem trabalha na cozinha ter um bom conjunto de facas é simplesmente parte fundamental para um bom desempenho. Para isso é preciso saber muito bem como afiar uma faca sempre que preciso.

Mas nem só de chefs vivem os bons pratos, não é mesmo? Se você é um turista na cozinha e uma vez ou outra adora se aventurar, já sabe que uma faca cega vai roubar seu tempo e, muito provavelmente, sua paciência.

Pensando no bom e velho estilo afiado de levar a vida que a CIMO entende muito bem, chegamos à conclusão que muitas vezes uma faca é muito mais que um utensílio de cozinha comum. Uma faca de churrasco, por exemplo, pode ser o centro das atenções.

Em muitos casos, elas também funcionam como itens decorativos ou são consideradas uma verdadeira relíquia que só saem da caixa em ocasiões super especiais. Junto com os canivetes e facões, também podem ser colecionados e são ótimas opções para presentes.

No entanto, seja qual for sua função específica na cozinha, é muito importante que suas facas estejam sempre muito bem afiadas. Sendo assim, confira nossas dicas para manter esse utensílio em boa afiação, sempre.

Afiando sua faca de forma convencional

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que cada tipo de uso exige um estilo de faca diferente e que, sendo assim, é bem comum que cada profissional tenha sua forma particular de afiar o modelo de faca escolhido por ele.

No entanto, mesmo com todas as diferenças, existem algumas técnicas que são super convencionais e podem ser usadas na grande maioria dos casos. Saiba mais sobre algumas delas:

Chaira: clássica e eficiente

como afiar faca com chaira Por ser muito utilizada tanto em ambiente doméstico, quanto profissional as chairas acabaram ganhando a posição de utensílio indispensável. O que ela faz é endireitar a lâmina, por isso é importante utilizá-la sempre que sentir necessidade.

Para afiar sua faca com chaira, basta mantê-la sempre em uma posição fixa, em um ângulo de mais ou menos 15 graus. Feito isso, é hora deslizar a faca pela chaira, começando das pontas, até a base.

Para realizar esse processo com eficiência é preciso ter paciência. Alcançar um bom resultado vai exigir certa prática. Assista nossa vídeo para entender como o processo funciona na prática e também, e aprenda também testar o fio de sua faca após a afiação:

Pedra: aprenda como afiar

como afiar faca com pedra

Para afiar sua faca utilizando-se de uma pedra, lembre-se de deixá-la na água por alguns minutos. É necessário que a pedra esteja molhada para que os resultados necessários sejam alcançados.

Após deixá-la na água, coloque-a sobre uma superfície segura. O lado da pedra a ser utilizado irá variar dependendo das condições da sua faca. Se elas são afiadas com frequência, normalmente podem ser trabalhadas utilizando apenas o lado mais fino.

No entanto, em qualquer caso, o processo é bastante parecido. Basta posicionar a faca na pedra em um ângulo apropriado para a afiação, cerca de 30º. Feito isso, utilize as duas mãos para segurar a faca, uma mão irá segurar o cabo e a outra a extremidade contrária.

Agora você só precisa passar a lâmina por toda a extensão da pedra, em movimentos repetitivos até que se crie uma rebarba. Repita o processo em ambos os lados, também por várias vezes.

O uso do esmeril de forma apropriada

O esmeril é, basicamente, uma “roda de pedra” girada por um motor. Por ser uma peça de uso mais complexo, ela exige maior atenção do usuário. Recomenda-se inclusive uma certa experiência antes de operar o equipamento sozinho.

Para afiar sua faca utilizando o esmeril da forma correta, primeiramente passe óleo lubrificante na lâmina da máquina, isso irá evitar erros que possam danificar lâmina da faca enquanto ela for afiada, principalmente no caso de usuários iniciantes.

Ligue o esmeril e posicione a faca em um ângulo de afiação, aproximadamente 45º. Passe a faca em movimentos contínuos, da ponta até a base. Lembre-se realizar esse procedimento dos dois lados.

Afiando sua faca de formas nada tradicionais

Existem diversos métodos caseiros para afiar facas. Algumas pessoas usam a beiradinha da pia, outras se utilizam até de paredes de aspecto áspero. Porém, esses métodos costumam danificar a faca, riscando ou entortando a lâmina.

Além disso, eles não costumam ser muito eficientes. Por isso, caso você não tenha acesso a nenhum dos meios de afiação convencionais, está na hora de encontrar uma alternativa menos prejudicial, e que preserve lâmina da faca.

 Afiando sua faca em uma caneca de cerâmica

Esse é um método que se tornou viral na web por ser acessível e danificar menos a lâmina. Porém, vale a pena lembrar que nem de longe ele é o mais indicado, mas pode ser útil caso não haja outra opção.

Tudo o que você precisa é de uma caneca de cerâmica. Basta posicioná-la com a boca para baixo e passar a faca, da ponta até a base, por todo círculo áspero que normalmente as canecas de cerâmica possuem.

Provavelmente sua faca ficará afiada em alguns minutos. Lembre-se, porém, que o importante não é a força depositada no processo e sim o jeito e a prática com que a operação é realizada. Não estragar a lâmina ainda é uma prioridade.

E aí, gostou do post? Esperamos que ele tenha sido útil para te ajudar a manter suas facas sempre bem afiadas.

Vem conhecer a loja online da Cutelaria CIMO e fique pronto para o seu desafio com um jogo de facas novinho em folha! Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *