Como cuidar da sua faca para churrasco?

Para quem realmente aprecia saborear e experimentar diversos tipos de carnes, o dia do churrasco é assunto sério! Vai muito além de simplesmente preparar uma boa carne. A forma do corte e, principalmente, os utensílios utilizados contam muito. Conservar os equipamentos para churrasco, sobretudo as facas, é fundamental para que você esteja sempre preparado para reunir os amigos e familiares aos finais de semana.

Apesar de serem feitas de aço, as facas para churrasco precisam de cuidados para manter a eficiência nos cortes.

E é por isso que estamos aqui, para te ajudar a cuidar da melhor maneira das suas facas para churrasco. Continue a leitura para conferir o que preparamos para você!

Como aumentar a vida útil da sua faca para churrasco?

Para aumentar a vida útil da sua faca é importante ser cuidadoso. Nada de usá-la e depois deixá-la “jogada” em qualquer lugar. – Mesmo porque uma faca de qualidade e durável requer um investimento maior se comparado a uma peça comum.

Então, anote aí: toda vez que a usar, lave bem, seque e coloque-a dentro da bainha para preservá-la das ações do tempo.

Afiá-la é outra tarefa que tem de ser executada constantemente para que ela não perca o fio. Para isso, você vai precisar de um afiador profissional, que é chamado de chaira. Existem três tipos diferentes de chairas: a lisa, a estriada e a diamantada.

Quando você utilizar a sua faca para cortes de carne com osso, a chaira estriada é a melhor opção. A lâmina irá corresponder muito bem ao seu intuito. Para carnes sem osso, a chaira lisa já é o suficiente para o trabalho. Por ser mais robusto, o modelo diamantado costuma ser usado por profissionais, como açougueiros.

faca para churrasco Cimo 205/8 com chaira - Cimo

Como usar as Chairas na prática?

O modo de usar é igual para os três modelos. Vamos te explicar como.

Em primeiro lugar, você deve apoiar a ponta da chaira em uma superfície plana e antiderrapante, como uma tábua de carne, por exemplo. Em seguida, pegue a faca para churrasco que você deseja afiar e encoste na lateral da chaira.

Feito isso, você deverá inclinar a faca até que o “fio de corte” encontre com a superfície da chaira, em uma média de 10 a 15 graus. Então, comece afiando a lâmina da faca com movimentos leves e delicados.

O movimento precisa ser contínuo, como se você estivesse cortando a sua chaira, passando a lâmina inteira de cima para baixo repetidas vezes. Depois, afie também o outro lado da faca para que ambos os lados se afiem, e o fio da lâmina da faca fique incrivelmente eficiente na hora de cortar as carnes.

faca para churrasco 2350/9 - Cutelaria Cimo

O cabo é um elemento que também precisa ser observado e levado em consideração, já que uma faca com um cabo confortável garante uma pegada mais firme na hora de afiar o utensílio, evitando que ele escape e acabe por causar um acidente.

E mais, o cabo é parte importantíssima para garantir mais segurança no momento de realizar o corte das carnes.

Aqui na Cutelaria Cimo, além de diversos modelos de facas, você encontra chairas resistentes e com alta capacidade de afiação para as suas facas específicas de churrasco, para que você não passe por apuros na hora de cortar as carnes. Afinal, só um bom churrasqueiro entende a diferença de um corte preciso. Com as nossas incríveis chairas suas facas nunca mais ficarão cegas. Não perca tempo!

Se quiser acompanhar outros conteúdos relacionados, acesse nosso blog. Temos muitas postagens para você. E para conferir nossos produtos, basta acessar o site Cutelaria Cimo e aproveitar!

Deixe um comentário