Faca com anel para encaixar o dedo da cutelaria cimo

Como escolher facas de cozinha?

As facas são essenciais para o nosso dia a dia! Já percebeu como sempre surge a necessidade de utilizar algum tipo de lâmina? Preparar um almoço, jantar, o churrasco do final de semana, enfim, o preparo de qualquer tipo de alimento pede o auxílio de uma faca de cozinha! E é bom que ela seja de qualidade e afiada para que tudo saia perfeitamente. Para te ajudar, hoje, preparamos um post sobre como escolher uma boa faca de cozinha! Confira!

Como escolher uma faca de cozinha de qualidade?

legumes cortados

Escolher uma faca de cozinha de qualidade passa por diversos fatores, como modelo, tamanho, material, afiação, tipo de lâmina, entre outros. Então, anote aí o que você precisa considerar na hora de decidir a sua:

Modelo e tamanho

O primeiro parâmetro que você deve levar em conta, é o tamanho e o modelo que você deseja. Se quer uma opção específica para fatiar carne, as facas para churrasco são ideias, pois são robustas e apresentam ótima afiação. Porém, os estilos e tamanhos diferentes dependem muito de quem irá manuseá-la.

Por exemplo, pessoas que tem as mãos maiores, podem preferir uma faca mais robusta, com cabo de madeira. Para quem possui mãos menores, as conhecidas Grill-Home funcionam muito bem e servem tanto para preparar churrasco, quanto para usar na cozinha, no dia a dia.

Material e Tipo de Lâmina

O material e o tipo de lâmina também merecem atenção. Eles são fundamentais para garantir uma vida útil prolongada ao produto.

Levando em consideração que usamos as facas todos os dias na cozinha, o aço inox é o melhor, pois não enferruja nem oxida. Dessa forma, o risco de contaminação de itens em aço inox é muito menor, principalmente, se você souber como cuidar da sua faca para cozinha.

Geralmente, as facas para cozinha são fabricadas em aço inox 420. Um tipo bastante resistente, com afiação incrível.

O material com o qual o cabo é revestido tem de ser observado. É importante que ele tenha tanta qualidade quanto a lâmina, para que dure por muito tempo.

Os cabos podem ser de madeira, de alumínio, misto (madeira e alumínio) ou de polietileno, de alta densidade e antibacteriano. Os formatos variam, alguns são arredondados, outros mais retos e outros anatômicos com encaixe perfeito para os dedos.

O ideal é escolher um modelo que se adeque ao uso que lhe será conferido!

Segurança e usabilidade

Além da usabilidade, é essencial pensar na segurança!

Observe, antes de escolher, se o cabo da faca te oferece segurança na pegada. Como falamos acima, eles podem ter diversos tamanhos e formatos, por isso, é importante escolher um que seja compatível com o tamanho da sua mão para que você tenha mais firmeza no momento de fatiar carnes, cortar legumes, temperos, entre outros alimentos.

Para os mais cautelosos e preocupados, existe um modelo bem especial: é a faca Kitchen Care, que acompanha um anel para encaixar o dedo na hora de manipular os alimentos.

Afiação da sua faca

A afiação é extremamente importante para quando você for utilizar sua faca. Aliás, cortes precisos, sobretudo em carnes, fazem toda a diferença.

Com o tempo, é normal que as facas comecem a perder o fio. Quando isso acontece, é hora de fazer a manutenção! Para fazer a manutenção da sua faca de cozinha, você vai precisar de um afiador especial, conhecido também como chaira.

Antes, os povos mais antigos usavam pedras para amolar as facas – você já deve ter assistido a algum filme com uma cena dessa. Porém, os tempos mudaram e, hoje, nada melhor do que as chairas para cuidar da integridade da lâmina da sua faca. Então, já sabe: ao adquirir a sua, já escolha um modelo de chaira!

Essas são as recomendações que a Cutelaria Cimo acredita ser importantes para escolher uma boa faca de cozinha. E se você está procurando um utensílio especial não pode deixar de conferir as opções disponíveis em nosso portal. Qualidade é nossa palavra de ordem. Temos diversos modelos diferentes de facas, algumas até acompanham bainha e chaira. Confira outros posts como esse no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *