Um guia prático sobre como escolher a faca de churrasco certa

Que o brasileiro não abre mão de um bom churrasco aos finais de semana nós já sabemos. Mas o que muitos não sabem é que ter alguns acessórios específicos para o momento de preparar e servir as carnes faz toda a diferença.

Ter em seu arsenal pelo menos uma das melhores facas para churrasco pode ser muito importante.

Muito mais do que apenas um utensílio usado para cortar a carne, a faca trabalha em conjunto com o churrasqueiro, tanto antes, como depois do alimento já assado. A textura e a maciez das peças depende muito da precisão de corte, por isso, as facas para churrasco devem ser bem escolhidas.

A escolha da peça deve ser um trabalho de análise apurado, já que é a partir dela que todo o kit completo deve ser preparado. Mas, antes de selecionar, é importante prestar atenção em alguns aspectos essenciais que vão delimitar o uso e as capacidades do utensílio.

Pensando exatamente nessa necessidade de critérios de decisão que a Cutelaria Cimo preparou um guia completo sobre as principais características para se levar em consideração quando o assunto é faca de churrasco. E aí, você está preparado?

Para mais dicas sobre como preparar o melhor churrasco, leia nosso post completo no blog.

Melhores facas para churrasco: comece pelas lâminas

faca para churrasco com tabua de carne assada

Como já sabemos, a facas para churrasco são instrumentos indispensáveis na hora de preparar diferentes tipos de carne, mas isso não significa que todas elas funcionam da mesma forma. Texturas, cortes, preparos e até mesmo o tipo de cozimento que será aplicado à carne podem interferir no modelo de faca que será usado.

Como o primeiro passo é escolher a lâmina, começaremos por ela. Considerada um dos pontos mais importante, ela é responsável por definir cortes precisos nas mais diferentes carnes para churrasco, e também garante a reputação de quem está preparando. Na hora de tomar sua decisão, vale a pena prestar atenção no material que sua lâmina foi forjada.

Com as facas de aço inox, você garante uma grande resistência à ferrugem e aos perigos da corrosão, além de ser super fácil de manusear, afiar e limpar. Ela é ideal para quem está começando nessa arte e sua durabilidade faz com que a peça se torne uma companheira de muitos anos.

Já para as lâminas de aço de damasco a precisão é o destaque durante seus momentos de uso. Dois aços diferentes são caldeados para sua composição, e essa mistura proporciona durabilidade, elasticidade e um desempenho único para o utensílio.

Um fator de extrema importância ao consumir facas de aço de damasco é buscar informação sobre seu processo de fabricação, já que as melhores peças dessa categoria são resultado de uma manipulação artesanal, como as da Cutelaria Cimo. E lembre-se, esse é um investimento para você que busca um item com longa duração.

E qual o tipo de cabo ideal?

O cabo também é um fator essencial na hora de decidir sua faca ideal para churrasco. É a partir dele que a manipulação de cortes é realizada com ainda mais precisão. Por isso, procurar um cabo firme, com formato anatômico, material de qualidade e antiderrapante é totalmente importante para a segurança do churrasqueiro.

Considerados como as opções mais tradicionais do mercado, os cabos de madeira costumam ser os mais leves e fáceis de manusear. Uma excelente alternativa para quem ainda não tem muita prática com as facas especializadas, ou não faz uso do utensílio com tanta frequência.

Buscando uma faca com durabilidade? Os cabos de aço inoxidável são os modelos perfeitos para essa especificidade. Além de sua beleza estética, são práticos no quesito limpeza e ainda possibilitam o manuseio simples. Ferrugem também não é um problema aqui, já que esse tipo de material não costuma oferecer riscos se colocado em contato com água ou demais líquidos.

Tamanho e formato também são importantes

faca para churrasco cimo

Por último, mas não menos importante, precisamos reconhecer que o tamanho e o formato da faca também influenciam na hora da escolha. É bastante comum encontrarmos facas para churrasco com dimensões padronizadas, mas alguns detalhes podem ser uma vantagem na hora de manusear cortes e carnes mais específicas.

Uma das principais novidades do mercado, é a faca Oiti Santoku, que oferece uma lâmina de perfil japonês e design arrojado para melhorar ainda mais a experiência de uso para algumas atividades. Sua ponta diagonal melhora a precisão para que ela seja usada para picar e fatiar peças maiores de carnes e vegetais. 

Ainda assim, existem modelos de formatos diferentes. Alguns são mais largos e robustos, enquanto outros são mais estreitos e discretos. Aí, a decisão fica pela preferência do churrasqueiro.

Só um verdadeiro churrasqueiro entende a importância de uma boa faca como aliada na hora de assar sua carne. Ela garante textura e precisão ao corte e melhora ainda mais a experiência de quem prepara e de quem vai degustar essas delícias.

Para conferir mais dicas e aprimorar seu próximo churrasco com os amigos e a família, não deixe de conferir todas as novidades sobre o estilo de vida afiado aqui do blog da Cutelaria Cimo. Nos vemos no próximo post!

2 comentários em “Um guia prático sobre como escolher a faca de churrasco certa”

Deixe um comentário