Como preparar uma picanha de churrascaria profissional?

A picanha é, sem dúvidas, uma das carnes preferidas da maioria dos apaixonados por churrasco (e também a mais pedida em churrascarias), isso porque é uma parte nobre do boi.

Justamente por ser uma carne nobre, ela também é mais cara. Para você entender melhor, um boi tem em média 2,4Kg de picanha. Não é uma quantidade tão grande. Daí se explica o preço maior em relação as outras.

A picanha é muito adorada pelo seu sabor diferenciado. Mas, é preciso saber prepará-la. Se não, você corre os risco de estragar uma peça inteira. É exatamente por isso que estamos aqui, preparamos ótimas dicas para te ajudar a assar uma carne deliciosa. Continue a leitura para conferir!

Como preparar uma picanha de churrascaria profissional?

O primeiro passo é decidir como você irá colocar a picanha na churrasqueira: será a peça inteira, em postas no espeto ou na grelha?

Se preferir cortar, o tamanho indicado de corte para as postas é de dois dedos, se a sua mão for grande, ou três dedos, se for menor. Então, separe a carne inteira em uma tábua específica e, com a sua faca para churrasco profissional, comece a fatiá-la delicadamente para não errar a espessura das postas.

É importante ressaltar que não se deve tirar a capa de gordura antes de assá-la, já que é a gordura que proporciona aquele sabor único da picanha. Se não quiser comer a gordura por uma questão de saúde, deixe para retirá-la somente quando a carne estiver pronta.

chaira para churrasco - Cutelaria Cimo

Como temperar a picanha na medida ideal?

Para temperar, de modo tradicional, basta utilizar sal grosso ou médio, pois a picanha por si só, tem um sabor especial. Um salzinho já é o suficiente. Porém, cuidado com a quantidade. Tempero demais pode, além de salgar, deixar a carne seca e dura.

Para a peça inteira, uma palma da mão de sal grosso ou médio de cada lado basta. Uma dica extra: para que a carne absorva melhor o sal, faça pequenos riscos com a faca de churrasco, em formato de grade. Isso faz com que o tempero penetre na peça.

Essa é a forma de temperar quando a peça está inteira. Agora, se a picanha for cortada em postas, é preciso diminuir a quantidade do sal.

Se preferir fugir um pouco do tradicional e dar um sabor a mais para a carne, dá para fazer um mix de temperos, utilizando alho, manteiga ou azeite e sal. Basta picar ou moer o alho, misturar com sal e manteiga ou azeite e espalhar sobre as postas. Então é só colocar para assar.

E por falar em assar, é importante lembrar que a picanha é uma carne rápida. Por isso, o churrasqueiro deve ficar de olho para virá-la e tirá-la do fogo na hora certa. Qualquer momento de desatenção é capaz de ressecar a carne. E não se esqueça que a picanha tem de ser suculenta. Evite deixá-la muito passada. O ponto ideal é mal passada ou ao ponto, depende da preferência de quem vai comer.

Feito tudo isso, o melhor momento: degustar! Com a sua faca grill home, é só fatiá-la e servir para os amigos e familiares e surpreender a todos com a qualidade do seu churrasco.

peça de picanha - Cutelaria Cimo

Os melhores utensílios para preparar e servir o seu churrasco está na Cutelaria Cimo! Para conferir todos os modelos de facas, garfos e pegadores, visite nosso site. E se quiser ler outras postagens como essa, acesse nosso blog. Temos muitas dicas para você se tornar o melhor churrasqueiro!

Deixe um comentário