Conheça o Dry Rub e saiba por que ele faz tanto sucesso!

Você já ouviu falar sobre o Dry rub? É um tempero para carnes composto por vários condimentos diferentes, muito utilizado em churrascos norte americanos.

Ele tem característica ácida, apimentada ou agridoce e conquistou muitos amantes do churrasco aqui no Brasil.

Para utilizar essa mistura, é preciso cobrir toda a carne no dia anterior ao churrasco, para o sabor ficar bem presente na peça. Existem alguns dry rubs prontos para consumo no mercado, mas dificilmente encontramos um bom. Por isso, nós do blog Cutelaria Cimo separamos algumas receitas para você fazer em casa e mandar ver nos churrascos!

Acompanhe nosso conteúdo!

Como preparar diferentes tipos de Dry Rub!

O churrasco brasileiro tornou-se uma verdadeira arte, e desde pequenos estamos habituados a ele. Seja para reunir a família e amigos, ou comemorar uma data especial, sempre arrumamos um pretexto para assar uma carne na grelha.

Tradicionalmente, era utilizado apenas sal grosso para temperá-las, e muitos preferem assim até hoje. Entretanto, com o passar dos anos, foram surgindo novos modos de fazer essa maravilha da comida brasileira.

O Dry Rub é um dos novos modos que estão dominando os amantes de churrasco, não só pelo sabor, mas também pela maneira que a carne assa quando adicionamos Dry Rub.

Funciona da seguinte maneira: colocamos uma quantidade generosa de dry rub em cima da carne no dia anterior ou algumas horas antes de assá-la. Quando ela vai para a grelha, essa mesma porção de temperos formará uma crosta na peça, dessa maneira ela manterá seu suco e, consequentemente, ficará macia e muito saborosa.

Deu água na boca, né? Vamos às dicas para aprender a fazê-lo, então!

4 dicas simples para preparar um bom Dry Rub 

Existem algumas variações para o preparo do dry rub, e você pode escolher conforme a carne na qual deseja adicioná-lo. Para as carnes bovinas, o dry rub ideal contém:

  • Orégano
  • Sal
  • Açúcar refinado
  • Açúcar mascavo
  • Louro em pó
  • fumaça em pó
  • pimenta caiena
  • pimenta do reino
  • pimenta chili
  • cebola em pó
  • coentro em pó

Esses condimentos serão a base de praticamente todos os tipos, o diferencial vai ser as especiarias que melhor se adaptam aos diferentes tipos de carnes. Alguns deles são:

1. Dry rub especial para frangos

A carne de frango casa muito bem com o dry rub, por isso recomendamos adicionar, além dos ingredientes base, a mostarda em pó. Outra dica interessante aqui é ficar atento à quantidade de açúcar. O sabor adocicado harmoniza muito bem com as carnes brancas, como o frango – você pode sobressair esse sabor sobre o sal.

2. Dry rub perfeito para carne suína

A carne suína é bem similar à de frango quando falamos de temperos, ambas aceitam os mesmo tipos e ficam muito boas. Para quem ama o sabor defumado – inclusive temos um post aqui ensinando como defumar a carne – a nossa sugestão é adicionar páprica defumada, ela combina muito com o dry rub e na carne bovina vai muito bem.

3. Dry rub ideal para pernil de cordeiro

A carne de cordeiro ainda sofre um preconceito por conta do seu gosto, que muitos acham ruim. Mas quem gosta vai gostar ainda mais, e quem não gosta vai passar a AMAR, se acrescentar esse tempero – dry rub – com alecrim na carne. O alecrim, junto aos outros ingredientes base, deixa o cordeiro maravilhoso. Vale a pena experimentar!

4. Wet rub

O Wet rub nada mais é do que adicionar líquidos como cerveja, whiskey e mel na nossa receita de dry rub. O segredo aqui é adicionar em carnes com o cozimento mais lento, como um frango inteiro ou uma peça de costela bovina.

Esse preparo é indicado apenas para churrascos?

Inicialmente, este tempero foi introduzido nos churrascos, mas ele pode (e deve) ser adicionado a qualquer tipo de preparo, como carne assada no forno convencional, por exemplo. Você pode fazer uma versão soft, composta por sal, pimenta do reino, alho em pó e uma pitada de açúcar.

Adicione nos preparos do dia a dia, como frango ou bife bovino frito, que vai ficar excelente também.

O ingrediente principal para uma boa receita com o dry rub é a criatividade: utilizando a sua base de ingredientes, basta adicionar outros condimentos de sua preferência. Os temperos têm a capacidade de se adaptar muito bem juntos, portanto, se você não tem medo de arriscar e gosta de uma carne bem temperada, essa dica é para você!

 

Então, que tal reunir os amigos e preparar aquele churrasco com uma cerveja bem gelada, utilizando as receitas que aprendeu hoje? Em nosso blog, você confere várias dicas legais sobre churrasco, ferramentas, entre outros assuntos que você vai gostar. Continue navegando!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *