Diversos tipos de carne sendo grelhados em uma grelha de churrasco

Conheça diferentes tipos de churrasco ao redor do mundo

Paixão nacional, tradição, não é só para nós que o churrasco é um evento cultuado e amado, em outros lugares do mundo encontramos tipos de churrascos diferentes, tão peculiares quanto deliciosos. Temos certeza de que você vai ficar curioso e com água na boca!

Diferentes churrascos pelo mundo

O churrasco brasileiro é bastante popular. A FirstWeFeast o categorizou como o mais variado, com uma quantidade infame de opções de espetos e acompanhamentos. Pela extensão continental, o Brasil se inspira em muitas cozinhas diferentes; nossa paixão pelos bifes anchos Argentinos, ou pelo fogo de chão que dominou todo o sul brasileiro e Uruguai.

Mas o conceito de churrasco em alguns outros lugares do mundo é bastante diferente, e muitos são repletos de história e traços culinários muito específicos, quer ver só?

Churrasco Australiano (Aussie BBQ)

O termo BBQ (barbecue, churrasco em inglês) é polêmico ao ser usado pelos australianos. Explicamos: existe uma diferença fundamental entre o grill e o barbecue; o primeiro se trata de pôr a carne em brasa alta, para ser preparado de forma rápida, como é o tradicional churrasco de quintal americano e no norte europeu, onde preparam hambúrgueres e salsichas, mas apesar do nome, se tratam de grelhados!

E o churrasco australiano, por derivar da mesma origem comum inglesa, usa técnicas parecidas, mas carnes que resultam em churrascos bastante diferentes! Isso porque a Austrália tem uma relação muito forte com o mar, então peixes e frutos do mar são uma parte importante de sua dieta.

No bbq de fundo de quintal australiano, apesar da similaridade com o americano e europeu, você vai encontrar peixes muito bem recheados e acompanhados de batatas, muito camarão, cordeiro e costelinhas muito bem condimentadas. Fazer um “barbie” no final de semana para reunir a família e os amigos é sagrado na cultura deles.

Churrasco Coreano

Indo para a Ásia, certamente o bulgogi é um dos churrascos mais admirados e conhecidos. Isso porque a Coréia soube capitalizar muito bem sobre seu churrasco bastante peculiar, delicado e condimentado. Há muitas redes que fazem o bulgogi pelo mundo.

O bulgogi consiste em tiras finas de carne muito bem marinadas no óleo de gergelim hiper condimentado com uma série de ervas. Tão tradicional quanto o bulgogi é o kimchi, a base da refeição coreana, e acredite: os dois combinam perfeitamente.

Churrasco japonês

Falando em bulgogi, o Japão ama tanto esse estilo de churrasco quanto os coreanos, tanto que criaram um conceito todo seu que faz muito sucesso, o yakiniku ((焼き肉) (yaki significa grelhado, e niku, carne) muitas vezes é preparado em torno de uma grelha compacta, posta no centro de uma mesa onde pequenas tiras de carne, como a wagyu, são grelhadas com molho shoyu, e muitas vezes são preparados no modelo shabu shabu, uma espécie de fondue japonês em que, além da carne, se preparam legumes e tofu direto dentro da panela com molho.

Indo para a comida de rua, o Japão também possui outra paixão nacional: o yakitori (tori = ave) é um espetinho de frango grelhado bem mais lentamente, condimentado com molhos mais suaves e preso num tradicionalíssimo bambu.

Kebab

O tradicional e amado kebab é um dos pratos que mais tem tipos de churrasco variados. Apesar de no geral se referir ao espeto de cordeiro condimentado ou na carne bovina entremeada com legumes, o kebab de rua muitas vezes é feito na grelha vertical, em enormes pedaços de carne bem condimentada e com sumo de frutas cítricas, consumido num wrap de massa ou no pão.

O prato turco é originalmente apreciado com legumes crus, massa e muitos condimentos picantes.

Na Grécia é chamado souvlaki, banho em vinho e consumido com o tradicional arroz frito, pilaf.

Churrasco Mexicano

O Barbacoa (sim, ele deu origem ao termo barbecue) guarda muito da tradição autóctone das Américas: carne cozida lentamente no chão, embrulhada em folha de agave e extremamente condimentada com as especialidade mexicana: as pimentas, especialmente a habanero e chipotle.

A carne fica extremamente macia, e é despedaçada e consumida com outros acompanhamentos.

Churrasco da Índia

A Índia é outro lugar muito apreciado pela sua variedade de condimentos, o que é possível observar em seu churrasco mais popular, o tandoor. A carne de frango é recheada e marinada, umedecida no iogurte e ainda ganha uma demão de colorífico, para ficar com um aspecto ainda mais apetecível.

A carne é cozida longamente, o que a deixa com uma crosta bastante crocante.

Churrasco Havaiano

Um dos clichês mais populares dos havaianos, o “Luau” deriva da reunião para preparar um churrasco muito especial, o kalua.

Um porco inteiro, recheado e espetado sobre um braseiro de pedras no chão, o imu. O porco é cozido muito lentamente, e é ao redor da preparação deste churrasco que gira toda a dinâmica do luau; os hawaianos se reúnem ao redor do imu para socializar, cantando e dançando sob o lar.

Na brasa!

Adorou as opções de churrascos pelo mundo? Muitos deles podem ser preparados por aqui com os ingredientes e os equipamentos adequados. No blog da Cutelaria CIMO você encontra muito mais conteúdos curiosos e informativos sobre tipos de churrasco, sobrevivência e cutelaria em geral, assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão e acesse nossa loja para adquirir kits de churrasco, camping e muito mais com as melhores condições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *