Paixão nacional, tradição, não é só para nós que o churrasco é um evento cultuado e amado, em outros lugares do mundo encontramos tipos de churrascos diferentes, tão peculiares quanto deliciosos. Temos certeza de que você vai ficar curioso e com água na boca!
Diferentes churrascos pelo mundo
O churrasco brasileiro é bastante popular. A FirstWeFeast o categorizou como o mais variado, com uma quantidade infame de opções de espetos e acompanhamentos. Pela extensão continental, o Brasil se inspira em muitas cozinhas diferentes; nossa paixão pelos bifes anchos Argentinos, ou pelo fogo de chão que dominou todo o sul brasileiro e Uruguai.
Mas o conceito de churrasco em alguns outros lugares do mundo é bastante diferente, e muitos são repletos de história e traços culinários muito específicos, quer ver só?
Churrasco Australiano (Aussie BBQ)
O termo BBQ (barbecue, churrasco em inglês) é polêmico ao ser usado pelos australianos. Explicamos: existe uma diferença fundamental entre o grill e o barbecue; o primeiro se trata de pôr a carne em brasa alta, para ser preparado de forma rápida, como é o tradicional churrasco de quintal americano e no norte europeu, onde preparam hambúrgueres e salsichas, mas apesar do nome, se tratam de grelhados!
E o churrasco australiano, por derivar da mesma origem comum inglesa, usa técnicas parecidas, mas carnes que resultam em churrascos bastante diferentes! Isso porque a Austrália tem uma relação muito forte com o mar, então peixes e frutos do mar são uma parte importante de sua dieta.
No bbq de fundo de quintal australiano, apesar da similaridade com o americano e europeu, você vai encontrar peixes muito bem recheados e acompanhados de batatas, muito camarão, cordeiro e costelinhas muito bem condimentadas. Fazer um “barbie” no final de semana para reunir a família e os amigos é sagrado na cultura deles.
Churrasco Coreano
Indo para a Ásia, certamente o bulgogi é um dos churrascos mais admirados e conhecidos. Isso porque a Coréia soube capitalizar muito bem sobre seu churrasco bastante peculiar, delicado e condimentado. Há muitas redes que fazem o bulgogi pelo mundo.
O bulgogi consiste em tiras finas de carne muito bem marinadas no óleo de gergelim hiper condimentado com uma série de ervas. Tão tradicional quanto o bulgogi é o kimchi, a base da refeição coreana, e acredite: os dois combinam perfeitamente.
Churrasco japonês
Falando em bulgogi, o Japão ama tanto esse estilo de churrasco quanto os coreanos, tanto que criaram um conceito todo seu que faz muito sucesso, o yakiniku ((焼き肉) (yaki significa grelhado, e niku, carne) muitas vezes é preparado em torno de uma grelha compacta, posta no centro de uma mesa onde pequenas tiras de carne, como a wagyu, são grelhadas com molho shoyu, e muitas vezes são preparados no modelo shabu shabu, uma espécie de fondue japonês em que, além da carne, se preparam legumes e tofu direto dentro da panela com molho.
Indo para a comida de rua, o Japão também possui outra paixão nacional: o yakitori (tori = ave) é um espetinho de frango grelhado bem mais lentamente, condimentado com molhos mais suaves e preso num tradicionalíssimo bambu.
Kebab
O tradicional e amado kebab é um dos pratos que mais tem tipos de churrasco variados. Apesar de no geral se referir ao espeto de cordeiro condimentado ou na carne bovina entremeada com legumes, o kebab de rua muitas vezes é feito na grelha vertical, em enormes pedaços de carne bem condimentada e com sumo de frutas cítricas, consumido num wrap de massa ou no pão.
O prato turco é originalmente apreciado com legumes crus, massa e muitos condimentos picantes.
Na Grécia é chamado souvlaki, banho em vinho e consumido com o tradicional arroz frito, pilaf.
Churrasco Mexicano
O Barbacoa (sim, ele deu origem ao termo barbecue) guarda muito da tradição autóctone das Américas: carne cozida lentamente no chão, embrulhada em folha de agave e extremamente condimentada com as especialidade mexicana: as pimentas, especialmente a habanero e chipotle.
A carne fica extremamente macia, e é despedaçada e consumida com outros acompanhamentos.
Churrasco da Índia
A Índia é outro lugar muito apreciado pela sua variedade de condimentos, o que é possível observar em seu churrasco mais popular, o tandoor. A carne de frango é recheada e marinada, umedecida no iogurte e ainda ganha uma demão de colorífico, para ficar com um aspecto ainda mais apetecível.
A carne é cozida longamente, o que a deixa com uma crosta bastante crocante.
Churrasco Havaiano
Um dos clichês mais populares dos havaianos, o “Luau” deriva da reunião para preparar um churrasco muito especial, o kalua.
Um porco inteiro, recheado e espetado sobre um braseiro de pedras no chão, o imu. O porco é cozido muito lentamente, e é ao redor da preparação deste churrasco que gira toda a dinâmica do luau; os hawaianos se reúnem ao redor do imu para socializar, cantando e dançando sob o lar.
Na brasa!
Adorou as opções de churrascos pelo mundo? Muitos deles podem ser preparados por aqui com os ingredientes e os equipamentos adequados. No blog da Cutelaria CIMO você encontra muito mais conteúdos curiosos e informativos sobre tipos de churrasco, sobrevivência e cutelaria em geral, assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão e acesse nossa loja para adquirir kits de churrasco, camping e muito mais com as melhores condições!
Você também pode se interessar
Conheça os diferentes tipos de cortes para vegetais
Como fazer seu próprio sushi com dicas da Cutelaria CIMO
Os melhores acompanhamentos para churrasco – práticos e deliciosos!
Como acender churrasqueira? 5 dicas práticas para se tornar um expert!
Conheça o Dry Rub e saiba por que ele faz tanto sucesso!