Faca de Aço Carbono Enferruja? Confira se vale a pena!

Uma dúvida muito frequente das pessoas que mexem com facas diariamente, sejam churrasqueiros, cozinheiros ou simplesmente admiradores de uma boa faca, é se o aço carbono enferruja mesmo. Sim, ele enferruja. Mas fique tranquilo, especialmente porque, mesmo tendo o trabalho de cuidar das suas facas de aço carbono para evitar esse problema, elas ainda são itens sensacionais.

Neste post, você verá como evitar que a sua faca de aço carbono enferruje e entender se vale ou não a pena investir nesse material se você deseja um item durável. Acompanhe o conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Aço Carbono enferruja ou oxida?

A realidade é que esse aço tem risco tanto de enferrujar quanto de oxidar. A diferença entre os dois problemas é simples: a oxidação é algo mais externo, em cores escuras e ocorre pelo uso da faca em alimentos ácidos ou cítricos (sal, laranja, cebola entre outros). Sendo assim, não há muito problema técnico usar uma faca oxidada, porque o dano é mais estético e pode ser resolvido com o polimento do item.

Imagem da faca de aço carbono borda da Cutelaria Cimo

Por outro lado, a ferrugem tem uma aparência acobreada e acontece pelo contato contínuo do carbono com a água e/ou umidade e, se não tratada com antecedência, pode se alastrar pela faca e gerar relevos na peça. Além disso, é sempre bom se atentar à finalidade de cada faca e usá-las corretamente!

Como evitar o enferrujamento da faca de Aço Carbono

A durabilidade de uma faca em Aço Carbono depende unicamente do cuidado que você tem com ela, ou seja, se você não cuidar de suas ferrugens, a durabilidade poderá ser bem menor. Mas fique tranquilo, são atitudes simples e feitas com frequência que vão proteger o item de danos.

Para cuidar da faca de aço carbono e evitar que ela enferruje, você deve lavá-la logo após o uso e enxugá-la imediatamente. Deixá-la com restos de comida e armazená-la em ambientes úmidos podem reduzir significativamente sua vida útil.

Faca em aço carbono skeleton com bainha

Se quiser evitar oxidação, no campo estético do item, evite o contato da faca especialmente com alimentos ácidos e/ou cítricos, que reagem quimicamente com o material e proporcionam uma corrosão a longo prazo.

O que é melhor: Aço Carbono ou Inox?

Essa resposta vai depender de qual a sua prioridade no uso da faca. Muitas pessoas preferem uma faca bonita que está sempre brilhando, por isso não se importam com a quantidade de vezes necessárias para afiar a faca inox – visto que o material possui Níquel e Cromo em sua composição, que evitam o desgaste e exigem uma afiação mais frequente. Outras pessoas procuram por uma faca de alta durabilidade, usabilidade, performance e que retenha mais o fio; para essas pessoas, uma faca de aço carbono pode a melhor escolha.

As duas são ótimas opções: o inox não oxida, é fácil de limpar e permanece bonito e brilhante após anos de uso; seu ponto de consideração é a necessidade constante de afiação para manter a precisão.

Canivete CIMO com lâmina em aço carbono

O aço carbono tem um ótimo custo benefício, resistência, baixo ponto de fusão e alta soldabilidade; seu ponto de consideração, em contraposição ao inox, é que pode enferrujar com os anos de uso.

Quais são as vantagens do Aço Carbono?

Para que não fique dúvida sobre a qualidade de uma faca de aço carbono, confira os maiores pontos positivos da peça:

Bom Custo-Benefício

Não basta apenas ser barato ou apenas ter bom desempenho. O alumínio, por exemplo, é um material mais acessível que o aço carbono, mas que tem uma resistência bastante inferior e, por isso, requer uma troca mais frequente. Assim, não podemos considerar que ele tenha um bom custo benefício.

Faca em aço carbono Cosme da Cimo

Já o Aço Inox é muito bom e tem uma ótima performance, mas é bem mais caro do que o Aço Carbono – o que encarece o produto final. Por isso as facas de Aço Carbono são o equilíbrio perfeito entre uma performance muito boa e um preço acessível.

Ótima Resistência

Devido a sua dureza e a retenção do fio, as facas de aço carbono são um material muito resistente, desde que devidamente cuidado. Ao prestar atenção no seu item e descobrir a ferrugem cedo, você pode lixar o local e evitar que se alastre ou estrague a faca, assim como a sua oxidação, além disso, a faca pode ser polida sem que perca o desempenho.

Possibilidade de Tratamento Diferente

Por fim, uma ótima vantagem de facas em aço carbono é que elas podem ter uma têmpera seletiva, que nada mais é do que tratar termicamente no fio da lâmina, o deixando mais duro e resistente, enquanto o dorso se mantém flexível, gerando um corte muito preciso e eficiente. Sem contar que com esse tratamento a durabilidade aumenta, já que o risco de quebrar a faca fica bem menor.

Punhal em Aço Carbono Cimo

E então o que achou do nosso conteúdo? Esperamos que você tenha entendido mais sobre a forma como o aço carbono enferruja e como evitar esse problema. Você também pode conferir nosso post sobre como cortar carne corretamente. Até a próxima!

Deixe um comentário