Facas para churrasco: como cuidar, afiar e conservar?

Os churrascos de finais de semana são uma verdadeira paixão dos brasileiros. Em comemorações e confraternizações o churrasco também é garantido! Mas para fazer uma boa carne, além de acertar o tempero, é preciso dispor de utensílios de qualidade. Um bom churrasco segue um processo, que vai desde a preparação, com temperos e cortes, até a carne ser servida.

Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de cuidar corretamente das facas para churrasco. Você sabia que existem alguns cuidados básicos capazes de aumentar a vida útil do produto e preservar as propriedades do aço? Você ficará por dentro de tudo isso agora!

Como escolher suas facas para churrasco?

Os critérios de escolha para uma boa faca para churrasco passam por alguns pontos especiais, como o tipo de aço, fio, tamanho e material do cabo, que tem preferência pela madeira.

Começando pelo tamanho, é importante avaliar qual é a dimensão que você precisa ou prefere trabalhar. Outro fator que influencia bastante a escolha da faca, é o tipo de aço,  já que existem modelos diversificados.

As facas mais comuns são de aço inox, o mais famoso, justamente pela sua durabilidade. Mas também há outros, com diferentes propriedades, como o aço carbono, que tem um fio mais afiado, e o aço damasco, tipo próprio para as facas personalizadas ou customizadas, sendo o material mais procurado por quem quer investir em peças específicas para churrasco.

O cabo também merece atenção especial. Apesar da variedade de materiais, os mais clássicos são os de madeira, que apresentam aderência e são antiderrapantes para evitar acidentes.

Quais cuidados devo tomar para manter minha faca conservada?

Os cuidados para manter a conservação das facas para churrasco são, basicamente, limpeza, secagem e dispor de um local apropriado e seco para guardá-las. Após o churrasco elas ficam totalmente engorduradas. Por menor que seja a quantidade de gordura da carne que está sendo preparada, as facas não ficam ilesas.

Por isso, é necessário lavá-las com esponja, água e detergente, e repetir o processo pelo menos duas vezes, especialmente entre o cabo e a lâmina, em que pode acumular restos de carne.

Se possível, passe uma água quente após a lavagem, para se certificar que a gordura foi realmente eliminada. Depois de todo esse processo, basta secar bem a peça, guardá-la em uma bainha específica e pendurar no local preferido.

Como afiar a faca para churrasco?

Estar com a faca devidamente afiada é muito importante na hora de fatiar a carne. Uma faca bem afiada deve cortar em dois movimentos: um de ida e outro de volta.

Dessa forma, para afiá-la é indispensável que você tenha uma pedra específica, uma chaira ou um afiador, que é o instrumento mais indicado para manter o fio de corte sempre adequado.

Para utilizar a cha  a, você deve deixá-la em pé e, com a faca levemente inclinada, deslizá-la sobre a chaira do começo até a ponta da lâmina, repetindo algumas vezes de cada lado.

Não é preciso ter pressa, nem aplicar muita força para não danificar a faca e nem correr o risco de se machucar. Assim, você irá atingir o ponto ideal, com o fio o mais “reto” possível, permitindo um corte muito mais preciso para a carne.

Afinal, uma carne fatiada perfeitamente é sempre mais atrativa na hora de saborear aquele churrasco, não é mesmo?

 

 

Aqui na Cutelaria Cimo você encontrará garantia de qualidade em todas as nossas facas para churrasco, feitas para durarem a vida inteira. Confira agora mesmo as opções disponíveis!

Deixe um comentário