Para que serve cada faca? Descubra suas funções!

Para que serve cada faca? Descubra suas funções!

A fabricação de utensílios há milênios fascina a humanidade. Seja trazendo comodidade ao dia a dia, ou ainda, como hobby de colecionadores que levam a sério os produtos de cutelaria, entender para que serve cada faca é essencial nos dias atuais.

Afinal de contas, os tipos de faca, além de contar a história com as suas características básicas, ainda contribuem com diferentes preparos gastronômicos em cozinhas no mundo todo. No Brasil, inclusive, a cutelaria já é tema de pesquisas nas universidades.

Curioso para descobrir mais sobre o assunto? Confira agora para que serve cada faca com a Cutelaria Cimo!

Entenda para que serve cada faca

Cada tipo de faca apresenta um design único, características que definem a história, origem e funcionalidade de cada artigo de cutelaria. Confira abaixo as partes das facas, assim como as suas funções:

  • Ponta: permite perfurações em diferentes alimentos;
  • Barriga da lâmina: a parte da faca mais próxima da ponta;
  • Espinha: a parte da faca sem corte, auxilia no manuseio seguro;
  • Cabo da faca: existem diferentes materiais para cabo de faca, os mais tradicionais são em madeira e aço inoxidável.
  • Fio da faca: característica da faca que confere os cortes e afiamento preciso.

Já em relação a função de cada faca e suas lâminas, as principais são definidas em:

  • Lâmina lisa: serve para cortes com precisão;
  • Lâmina com serra: serve para corte de cascas ou superfícies resistentes;
  • Lâmina ondulada: são bem-vindas em cortes de carnes macias.

Quais são os tipos de faca?

Tão importante quanto aprender para que serve cada faca, é conhecer os principais tipos de faca existentes. Para auxiliar a sua busca, nós da Cutelaria Cimo selecionamos os 10 modelos de faca mais presentes no dia a dia do brasileiro. Veja:

  1. Faca do chef
  2. Faca de cozinha
  3. Faca de sashimi
  4. Faca de ostra
  5. Faca Santoku
  6. Faca de queijo
  7. Faca de pão
  8. Cutelo
  9. Faca de desossar
  10. Faca de tornear

Procurando a melhor opção de faca para churrasco? Preparamos um guia prático para ajudar na escolha certa! Logo na sequência, venha conosco entender para que serve os principais tipos de faca.

1. Faca do chef

Imagem de uma faca de chef em cima da mesa

Como o nome já adianta, a faca do chef é um item em cutelaria fundamental para todo cozinheiro. Apresentando design com ponta levemente curvada, bem como comprimento que varia de 14 a 31 centímetros, a faca do chef desliza no corte de alimentos.

A procura de um tipo de faca para o corte fino de carnes, legumes e frutas? A faca do chef é a melhor opção.

2. Faca de cozinha

Imagem de uma pessoa manuseando uma faca de cozinha

Usuários iniciantes em artigos de cutelaria podem confundir as facas de cozinha com o modelo do chef. Mas acredite, existem diferenças entre elas. A faca de cozinha possui lâmina menor e é utilizada para descascar legumes, frutas e alimentos pequenos.

Aproveite para conhecer 5 tipos de facas que você precisa ter em sua cozinha.

3. Faca de sashimi

Imagem de uma faca de sashimi sobre uma mesa

A faca de sashimi é conhecida pela lâmina alongada. Em um dos lados, apresenta corte chanfrado, e no outro, possui um fio fino que serve para fatiar peixes e auxiliar no preparo de variedades de frutos do mar.

4. Faca de ostra

Imagem de uma faca de ostra juntamente com um balde de ostra

Apesar de receber o nome faca de ostra, esse artigo tem cutelaria com lâmina curta – bem como muito resistente, além de auxiliar na abertura de conchas, também é utilizada para abrir nozes e outros alimentos com casca.

5. Faca Santoku

Imagem de uma faca santoku sobre mesa

O modelo de faca Santoku merece um tópico especial ao falarmos para que serve cada faca. Curioso em saber para que serve a faca Santoku? Este clássico da culinária asiática apresenta lâmina larga e curta, bem como auxilia em cortes finos e precisos.

Deseja conhecer mais sobre os diferentes desenhos de facas? Preparamos um blog post dedicado à geometria cuteleira: veja!

6. Faca de queijo

Imagem de uma faca sobre uma tábua com queijos

Ainda que chamada faca de queijo, estes artigos cuteleiros possuem muitas versões. Afinal, cada tipo de queijo demanda uma lâmina diferente, variando na espessura, peso ou comprimento. Inicie já a sua coleção!

7. Faca de pão

Imagem de uma pessoa cortando um pão

A faca de pão é um tipo de faca que serve para o corte preciso de pães. Com elas, você consegue retirar as cascas, sem para isso, alterar o formato ou a composição do miolo. Um feito profissional, não é mesmo?

8. Cutelo

Imagem de um cutelo sobre uma tábua

O cutelo é uma faca com lâmina grande que serve para o corte de alimentos rígidos, assim como auxilia a desossar diferentes peças de carne. Caso você queira adquirir produtos que dão show em resistência, esta é uma ótima opção.

Incremente a sua cozinha entendendo melhor o que é um Cutelo!

9. Faca de desossar

Imagem de uma pessoa desossando uma peça de carne

O modelo faca de desossar, como o nome já adianta, é utilizado para retirar ossos, gorduras e nervos das carnes – assim como o Cutelo, o qual falamos anteriormente. Para isso, as facas de desossa apresentam lâminas longas, resistentes e bastante afiadas.

10. Faca de tornear

Imagem de uma pessoa descansando uma laranja

E para fechar a nossa lista, as facas de tornear apresentam lâminas curvas e resistentes. Estes artigos de cutelaria servem para descascar alimentos com formas redondas, soluções perfeitas para acabamentos em diferentes culinárias.

E aí, gostou de conhecer mais para que serve cada faca? Siga por dentro das novidades aqui no blog da Cimo, semanalmente preparamos conteúdos completos relacionados ao Universo da Cutelaria. Até a próxima!

Deixe um comentário