faca de churrasco cabo de madeira com tabuas de carne para assar

Quais são as facas para churrasco que você precisa ter? Descubra!

Se você não é o churrasqueiro da rodada, com certeza a última coisa que costuma se preocupar é com a faca para churrasco. Afinal, esse é um assunto exclusivo de quem está comandando o preparo, enquanto nós nos preocupamos mesmo é com a carne.

No entanto, se você é amante da arte da cutelaria ou se é sempre o escolhido para administrar a churrasqueira já sabe que escolher a faca para churrasco correta acrescenta muito no resultado final da carne.

Um churrasqueiro que se preza precisa ter uma ferramenta de respeito, isso é imprescindível. Na maioria dos casos, já temos noção do que usar e o que deixar para lá, mas para quem está começando esse é um assunto desafiador.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste texto, anote as dicas da Cutelaria Cimo para levar seu churras a um outro patamar de qualidade! Confira!

Facas essenciais para churrasco

Comprou aquele kit de facas para churrasco e não tem ideia de como usar cada uma? Essa situação é super comum, mesmo entre os churrasqueiros mais frequentes. Porém, conhecer cada uma das opções do conjunto pode agilizar – e muito – o seu trabalho.

Uma faca serrilhada é um bom exemplo do que não deve ser utilizado no preparo do churrasco. Ela não é recomendada, pois pode deixar a carne toda esfarelada. Vamos entender, portanto, quais os modelos ideias.

O que uma faca para churrasco precisa ter?

faca para churrasco

Antes de comprar sua faca para churrasco você deve observar alguns fatores. Isso inclui estar atento aos seguintes aspectos:

  • Atenção ao cabo da faca

O manuseio constante do utensílio pede um cabo revestido com um material de qualidade. Prefira sempre os cabos de madeira, inox ou alumínio. Verifique também o tamanho, que pode fazer muita diferença em sua adaptação.

  • Tipo da lâmina

O aspecto mais importante para a escolha de uma faca de boa qualidade é o tipo e o material da lâmina utilizada. Uma lâmina de corte preciso é essencial para garantir um corte de alto padrão.

Por isso, preste atenção ao tipo de material que ela apresenta. Opte sempre pelo uso do aço inox, porque é mais resistente e tem características antioxidantes. A espessura do objeto também deve ser levada em conta para se ajustar perfeitamente a seu uso.

Existem diversos modelos de facas, cada um deles com suas particularidades. No entanto, todos esses fatores precisam ser considerados para qualquer estilo, já que influenciam além do quesito estético.

Faca campeira: clássica faca de churrascos

A faca campeira – conhecida como faca do chef – é aquela opção de mil e uma utilidades. É também a primeira alternativa que vem à nossa mente quando pensamos em um utensílio necessário em um churras.

Elas apresentam diferentes tamanhos, as mais indicadas têm entre 8’’ a 12’’. Normalmente, esse tamanho não limita o manuseio do churrasqueiro durante o corte, oferecendo mais precisão.

Além disso, utilizando uma faca com essa espessura, você pode trabalhar tranquilamente, tanto com bifes, como com carnes maiores. Geralmente, o cabo da campeira é produzido em madeira, mas você encontra modelos de alumínio e inox.

E não para por aí! Ela costuma vir acompanhada por algum tipo de estojo de armazenagem, que é essencial para garantir proteção e estender sua vida útil.

Faca de desossa: fundamental na etapa certa do churrasco

Essa é uma faca que possui ponta arredondada e uma lâmina bem mais fina. Ela foi desenvolvida especificamente para desossar. Sua ponta é capaz de alcançar os pontos mais difíceis da carne.

Para isso, você precisa mantê-la muito bem afiada. Esse tipo de peça, quando mal cuidado, pode causar acidentes na cozinha.

Durante o processo de desossa usamos uma força moderada, mas ao utilizar uma ferramenta com fio ruim, acabamos forçando mais, dando margem para erros mais graves. Portanto, atenção!

Aprenda a cuidar bem da sua faca!tempero para churrasco

Lembre-se de deixá-las sempre limpas, secas e guardadas adequadamente. Fique atento à sujeira acumulada, ela pode levar seu equipamento para o lixo muito antes do que deveria.

Nunca se esqueça que sua faca deve ser armazenada em um local seco e manter a afiação. Confira o fio quando for usá-la para garantir que, no momento do corte, ela estará pronta!

Não lave seu utensílio com água quente, afinal, isso irá prejudicar o fio que tanto falamos para preservar. O calor provoca a dilatação do material, permitindo a entrada de resíduos.

Nunca use palhas de aço, dê preferência às buchas. No caso das facas de churrasco, a sujeira acumulada costuma ser maior e mais grossa. Se preciso, deixe o equipamento de molho em produtos de limpeza não abrasivos, mas não esfregue-a com bombril.

Continue acompanhando nosso post para ler mais conteúdos como esse. Para saber como afiar sua faca, leia este post: Como afiar sua faca? Dicas e sugestões práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *