vantagens do aço inox para cutelaria

Vantagens do aço inox: para além da cutelaria!

Não precisamos ir muito longe para encontrarmos aço inoxidável em suas mais diversas possibilidades. Basta olhar para uma cozinha de restaurante qualquer e lá estará ele. Repleto de vantagens, o uso do aço inox tem crescido em popularidade há muito tempo.

Como sabemos, seu uso na cozinha é bastante comum, visto que se trata de uma material impermeável ao calor e quase indestrutível. Na cutelaria, o aço inox também está sempre presente, sendo considerado um dos melhores tipo de materiais para a prática. 

Qual é a diferença do aço inox para os aços comuns? 

chapa de aço inox

Se comparado ao aço de carbono, por exemplo, essa família é mais resistente. Por isso, se torna mais durável e ainda exige menos cuidado por parte do usuário. O nome “inoxidável” explica bem sua relação com a oxidação. 

No entanto, assim como explicamos em nosso post sobre “os melhores tipos de aço para cutelaria”, estar menos sujeito à oxidação não é uma garantia absoluta. Não significa que não há riscos em casos de mau uso. 

É bem verdade que um dos grandes vilões do aço comum é justamente a corrosão, por isso, essa liga metálica que chamamos inoxidável possui a adição de níquel, cromo entre outros componentes químicos que o tornam diferenciado. 

A principal diferença se dá por meio do cromo presente nessa liga, já que reage com o oxigênio no ar, o que forma uma espécie de película protetora. Assim que essa película se forma, ela se torna inerte. 

Como a película inerte, não existe possibilidade de reação com outros materiais. Essa é a causa da não oxidação de materiais com tal composição química. Mas, além de estar livre de ferrugens, o aço inox ainda possui várias outras vantagens. Vamos ver? 

Praticidade diária: um material fácil de limpar

Quando o assunto é facas, sabemos que sujar e limpar faz parte da rotina. Depois do churrasco, a louça continua intocada, até que alguém se disponha a deixar o ambiente limpo e organizado. 

Nesses momentos, poder contar com a possibilidade de ter produtos mais fáceis de limpar faz toda a diferença. Como o aço inox possui uma baixa rugosidade, ele oferece uma limpeza prática e fácil. 

Normalmente, os utensílios utilizados em hospitais e restaurantes costumam ser desse material, já que cumprir as normas de higiene é uma prioridade nesses locais. Na sua casa não precisa ser diferente. Investir em facas com esse material pode facilitar sua vida! 

Produtos de aço inoxidável tendem a ser mais bonitos 

O forte apelo estético desse tipo de material é um dos fatores que fazem esse tipo de aço um produto tão popular. Um ótimo exemplo são os Canivetes de Aço Inox da Cutelaria Cimo! O acabamento que esse tipo de material permite enche os olhos de qualquer amante cuteleiro.

Além disso, ele costuma ser considerado um produto sempre atual, que pode ser adaptado para os mais diferentes estilos e formas variadas. Vale a pena lembrar também, que o Inox tem um brilho particular, que torna as peças sofisticadas e contemporâneos. 

Durabilidade acima da média em qualquer contexto 

Aqui na Cimo, somos adeptos a um estilo afiado de viver a vida, sendo assim, o uso de facas, facões, canivetes e outros acessórios são itens indispensáveis no dia a dia. Esse uso constante poderia ser um problema caso o material não fosse resistente o bastante. 

Porém, nossos materiais possuem uma durabilidade que supera as ligas de aço consideradas comuns. Sua vida útil costuma ser preservada devido a capacidade de permanecer em boas condições apesar dos efeitos da passagem do tempo, comuns em outros materiais. 

Mudanças bruscas de temperaturas e resistência a impactos 

Seja uma faca de churrasco ao enfrentar as altas temperaturas do fogo, ou um canivete para camping em temperaturas abaixo, por exemplo, os produtos de aço inox preservam suas principais características em qualquer temperatura. 

Além disso, também se trata de um material resistente a impactos, o que o torna uma alternativa excelente para a utilização não apenas na cutelaria mas também para a construção de  parafusos, porcas, turbinas, instrumentos cirúrgicos e muitos mais! 

Como escolher uma faca inox de qualidade? 

faca de aço inox

Como falamos anteriormente, a versatilidade do aço inox é um dos seus pontos fortes! Por isso, existe uma vasta gama de produtos que podem ser produzidos com esse tipo de material. 

Porém, para garantir que você está adquirindo um produto de qualidade, é preciso avaliar todas as especificações e características da peça. Afinal, dentro da família do aço inox existem diversas linhas e tipos de aço.

Aqui na Cutelaria Cimo você encontra facas, canivetes, facões, acessórios e utensílios em aço inox de alto padrão. Além disso, tem acesso a diferentes conteúdos sobre cutelaria todas as semanas. 

Quer continuar de olho em nosso blog para ter acesso aos nossos próximos conteúdos? Por isso, estamos sempre trazendo dicas, novidades e detalhes do estilo CIMO de ver a vida! Até o próximo post! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *