7 passos para rachar lenha: saiba como cortar toras!

Rachar lenha nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você não tiver o equipamento e as instruções corretas. Pensando nisso, nós fizemos esse passo a passo completo para te ajudar a fazer isso com maestria.

Passo a passo para rachar lenha: com machado e cunha

Vamos começar então com o passo a passo, mas antes é importante lembrar que mesmo tendo pequenas diferenças, rachar lenha com machado ou com cunha é bem parecido, por isso, vamos dar as orientações corretas em cada passo, citando a forma correta de usam ambos os materiais, combinado? Então vamos começar o tutorial:

Pilha de lenha rachada

1. Escolha um machado ou uma cunha de metal

Os melhores materiais para rachar lenha é usando um machado ou uma cunha. Para quem não conhece, a cunha é uma peça em ângulo agudo que pode ser usado para nivelar móveis ou para cortar madeira, essa segunda opção é feita com os modelos em metal, aço ou pedra. Independente de qual for a sua escolha, o processo continua funcionando bem!

2. Coloque um pedaço da tora em um tronco

Além, é claro, de estar em um lugar seguro e espaçoso, é adequado deixar a lenha para o corte em um tronco de madeira, porque dessa forma você não corre o risco de estragar o seu material de corte (machado ou cunha). Pegue a tora de lenha e a coloque em pé sobre o tronco.

Cunha para rachar lenha

3. Coloque os materiais de proteção

É essencial que você não pule esse passo, porque quando lidamos com ferramentas e com madeira, é muito importante se atentar as possíveis farpas ou acidentes que podem acabar acontecendo. Por isso, uma luva adequada, um óculos de proteção e botas para trabalho são indispensáveis.

Machado de cortar lenha

Confira também: como fazer fogo primitivo de 6 maneiras em um guia completo

4. Examine procurando rachaduras

Essa parte é muito boa para otimizar o seu trabalho, isso porque é muito mais fácil de rachar a lenha quando ela já tem uma rachadura ali, basta seguir a linha do corte. Por isso conferir e examinar a tora a ser cortada é importante antes de iniciar.

5. Posicione o machado ou a cunha

No caso do machado, coloque ele no local a ser cortado, é legal até que você faça um pequeno entalhe para te ajudar na mira. Caso você vá usar a cunha, coloque-a posicionada no lugar desejado e acerta ela com uma marreta. Assim que ela conseguir ficar ali, parada em pé, se prepare para o próximo passo.

Martelo e cunha para rachar lenha

Confira também: faca de camping, aprenda a escolher a opção certa para você!

6. Levante o machado acima da cabeça e acerte

Não precisa fazer muita força na hora de levantar o machado acima da cabeça, essa parte é muito mais posicionamento, então arrume uma postura confortável e depois de deixar o machado ou marreta acima da cabeça, acerte com força no local desejado para rachar a lenha. Nem sempre vai funcionar de primeira, às vezes vai ser preciso repetir o processo.

7. Repita o processo caso necessário

Então, caso o machado fique preso na tora e não termine de cortar, basta tirar e tentar de novo. Caso esteja difícil de tirar o machado de lá, coloque o pé sobre a madeira e puxe o machado. Depois, repita o processo para terminar de cortar a madeira. Agora que você já sabe como fazer para cortar madeira, vamos falar de algumas das dúvidas frequentes que as pessoas tem:

Rachar lenha: madeira verde ou seca?

Mesmo que a instrução de apenas queimar madeira de lenha quando ela estiver seca, as vezes ficamos em dúvida se essa mesma regra se aplica quando vamos cortar a tora. Bem, de forma geral não há uma regra especifica, você pode cortá-la tanto seca quanto verde, a única diferença é que fica bem mais fácil de fazer o corte quando ela ainda está verde.

Pilha de lenha cortada queimando

Por isso, se você puder dar preferencia em rachar a madeira quando ela ainda não secou, seu trabalho será um pouco mais fácil do que o esperado.

Quanto custa um machado para cortar lenha?

O preço de um machado para cortar lenha pode variar muito dependendo da marca, qualidade e materiais utilizados. Por isso, quando você for comprar o seu, é importante sempre pesquisar cada detalhe sobre o produto! Se você está em busca de um machado de alta qualidade, em aço carbono e design ergonômico para suas atividades, as opções da Cutelaria CIMO podem ir desde, em média, R$ 265 até R$ 370 (preço de março de 2022).

Foto Machado AX CIMO cortando lenha

Então, o que você achou de nosso passo a passo sobre como rachar lenha? Esperamos ter te ajudado nessa atividade e torcemos para que você venha conferir nossos outros conteúdos sobre o assunto, por isso, não perca tempo e venha conferir o guia completo do que levar para a pescaria. Até a próxima!

Deixe um comentário