Carne Tomahawk

Carne Tomahawk, o sumo do lombo bovino!

Tomahawk, a famosa “carne dos Flintstones”, um corte icônico e muito peculiar, tanto para os amantes de churrasco quanto para os leigos e entusiastas de boa comida.

O que mais salta aos olhos quando vemos a carne Tomahawk certamente é seu formato: o filé é servido preso ao osso da costela, que tem em média 30 cm e, mais do que mera estética, o osso confere, além de uma fixação extra de proteína, facilidade para manter o filé alto e espesso durante todo o processo, afinal, a ideia de um bife ancho é justamente ser alto (ancho, do espanhol, significa largo).

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura desse post e veja nossas dicas! 

O corte da carne Tomahawk

carne dos flinstons

O nome da carne, Tomahawk, é uma referência a seu formato: tomahawks são machados usados pelos índios norte-americanos, uma espécie de tacape, com o qual a carne, graças ao cabo de osso, se parece muito.

Cada bovino rende apenas quatro peças de carne Tomahawk, pois o corte é extraído da dianteira do lombo. É um filé ancho, corte nobre, bastante espesso, suculento e macio.

Corte muito especializado, não é comum encontrar o Tomahawk nos mercados, pois possui muito valor agregado, devido à origem e tipo do corte, sua peculiaridade e, claro, por ser uma carne marmoreada.

A marmorização da carne é a soma de uma série de técnicas para que a gordura fique entreposta junto à carne, ao invés de separada em capas de gordura, como na maioria dos cortes de churrasco. A alimentação, a genética, a localização e o método de cria e até a escovação do gado são processos para a marmorização.

O resultado de tudo isso é uma carne de textura macia, balanceada, com um suco saboroso e bastante particular.

O preparo da carne Tomahawk

Carne Tomahawk grelhada

Como a estrutura da carne marmoreada é menos homogênea, por a gordura e a carne estarem mais misturadas ao invés de separadas pela superfície e a capa, desde que seja preparada próxima da labareda, não é necessário selar a carne, a menos que a ideia seja prepará-la no forno, o que não é um método tão comum, mas possível.

O mais recomendável e assar seu filé Tomahawk na grelha, bem próximo da labareda, pois os filés ancho são bastante espessos e precisam ser constantemente virados. Mas vale levar em conta que, apesar de próximo da labareda, esta não deve ser de fogo alto, ou a superfície vai ficar muito queimada enquanto na parte de dentro a gordura não vai conseguir ser dissolvida pela carne.

Uma prática comum é começar assando o dorso do osso, para dar um tom especial ao preparo, inclusive, com a carne pronta, dê um minutinho para que o filé assimile o sabor do osso antes de começar a descolá-la na faca.

Não é recomendável colocar muito sal nem condimentação em geral antes do preparo, um pouco de sal parilla e ervas aromáticas bastam, a carne marmoreada possui um sabor bastante especial por si só que vale a experiência, mas os cremes e condimentos pós preparo podem ir à gosto, especialmente aqueles mais suaves.

O corte da carne Tomahawk deve ser, preferencialmente, perpendicular ao corte feito para descolar a o filé do osso, seguindo este padrão, 

A tendência é consumir os cortes dessa categoria mal passados, para preservar as propriedades tanto da gordura quanto da carne, por isso também, evite furar ao virá-la, para manter seu suco.

Harmonização

Por ser uma carne complexa, com grande nível de suculência, bebidas fortes são muito bem-vindas; um vinho Malbec e, da parte da cerveja, a clássica IPA. Tanto o vinho mais tânico quanto a cerveja mais amarga criam um contraste interessante nas papilas.

A carne Tomahawk certamente é uma experiência gastronômica interessante, tanto no preparo quanto no sabor, nas técnicas implementadas na sua produção e em todas as referências icônicas que envolvem este corte nobre.

Para estar com seu arsenal de churrasco preparado para esta especialidade, você precisa dispor de equipamentos completos de churrasco, canivetes, kits e todos itens de cutelaria você encontra na Cutelaria CIMO.Investir em equipamentos de qualidade é importantíssimo!

Aqui em nosso blog você também acompanha toda semana conteúdos muito especiais sobre churrasco, cutelaria, camping e muito mais. E então, quer ficar por dentro das novidades? Então, não peca nossos conteúdo e assine nossa newsletter!

Que tal deixar seu comentário por aqui? Assim, você nos conta como preparou a sua Tomahawk! Deu tudo certo? Carne aprovada? Esperamos que sim! Nos vemos no próximo post! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *