churrascos diferentes

Churrascos diferentes: descubra a cultura de cada região!

O Brasil é um país imenso, o seu território é tão grande que muitos dos seus Estados são maiores que muitos países da Europa, mas se tem uma coisa que une os brasileiros é o tradicional churrasco. De Norte à Sul, é comum tirarmos um dia para reunir a família e os amigos para assar uma carne, mas você sabia que em cada região do Brasil, o churrasco se modifica e as receitas são diferentes? Sim, é sobre isso que vamos falar hoje: os churrascos diferentes desse nosso Brasil. Confira!

Quais são os diferentes churrascos de cada região do Brasil?

facas para churrasco da cimo

Bom, é claro que alguns cortes de carnes são unânimes na preferência dos brasileiros,  como a picanha e a costela, porém, nem todas as regiões preparam esses cortes da mesma maneira e os acompanhamentos também variam bastante. Além disso, os cortes escolhidos também variam de região para região.

Pensando nisso, a Cutelaria Cimo decidiu trazer para você os churrascos de cada região do Brasil. Com certeza, você já tem a receita certa para o seu churrasco, porém, todo mundo gosta de apreciar novas receitas e testar as diferentes formas de preparar as carnes e os acompanhamentos. Agora, confira as diferentes formas de preparar o churrasco, de acordo com cada região.

Churrasco na Região Sul

churrasco região sul

Quando o assunto é churrasco, a região Sul é especialista, tanto no Rio Grande do Sul, quanto nos Estados do Paraná e Santa Catarina, a cultura do churrasco é muito forte, é justamente por isso que as churrascarias estão espalhadas por todo canto. Leia nosso post e saiba como preparar um churrasco gaúcho de verdade!

Para os sulistas, fazer um bom churrasco requer um ritual minucioso, desde a escolha dos cortes da carne até a altura certa da grelha em relação às brasas. O tempero prioritário nesta região é o sal grosso, muitos até falam que usar qualquer outro tipo de tempero é um crime.

Todo churrasco no Sul tem a linguiça toscana com farofa como entrada e depois vem os principais cortes bovinos: a costela, a picanha e o contrafilé. Sim, esses cortes são preferidos dos sulistas. Os gaúchos vão ainda mais longe e preferem fazer uma tradicional costela de chão, que se trata de assar a costela em um fogo feito no chão (sem o uso de churrasqueira), o que traz um sabor defumado incrível para a carne.

Entre os acompanhamentos mais famosos do churrasco da região Sul estão a maionese de batatas e cenoura, o arroz branco, o vinagrete e uma boa farofa feita com cebola, bacon, calabresa e farinha de mandioca.

E aí, já deu água na boca só de pensar no churrasco gaúcho?

Churrasco na Região Sudeste

churrasco região sudeste

O Sudeste também consome muito churrasco, porém, eles não tão tradicionais, costumam ser inovadores na hora de fazer um churrasco. Entre seus cortes preferidos estão a picanha, a alcatra, a maminha, além de diversos cortes suínos.

Mas, a verdade é que se você for a uma churrascaria do Rio de Janeiro, São Paulo ou Espírito Santo, você vai perceber que eles servem também frutos do mar e comida japonesa, ou seja, eles vão bem além do conceito tradicional de churrasco.

Porém, as características marcantes de um churrasco ainda estão presentes e fazendo sucesso. Como entrada, os minis pastéis de carne são obrigatórios e como acompanhamento, eles não economizam, por isso, vale tudo: batata frita, maionese temperada, farofa com bacon, ovos cozidos, cebola na brasa, arroz, macarrão e até feijoada, dependendo do local.

Churrasco no Norte e Nordeste

churrasco região nordeste

E quanto ao churrasco do Norte e do Nordeste, como será que eles fazem? O povo Nortista e Nordestino tem fama de comer muito bem, tanto que em seu café da manhã eles logo preparam a macaxeira com tapioca, cuscuz, pamonha, dentre outros alimentos com muita sustância.

E no churrasco, o atrativo principal é a carne de sol, que é uma carne feita com sal e deixada para secar no sol. Esse tipo de carne é tradição na região do Nordeste, pois antigamente, como eles não tinham geladeiras, o povo nordestino tinha este método para preservar as carnes para se alimentarem ao longo do tempo.

Mas, o fato é que esta carne caiu no gosto do brasileiro e se tornou um prato típico da região, sobretudo no churrasco. Para acompanhar o churrasco de carne de sol, nada melhor do que uma mandioca cozida ao ponto de estar derretendo e feijão-de-corda com vinagrete. Por lá, o tradicional churrasco é assim.

E aí, se identificou com algum desses tipos de churrascos? Não importa de que região você é, o mais importante é que você sempre tenha tempo e amigos para fazer um bom churrasco.

E se você gosta de colocar a mão na massa e testar as suas habilidades como churrasqueiro, a Cutelaria Cimo tem facas para churrasco de altíssima qualidade fabricadas em aço inox 420 e cortadas com tecnologia a laser, o que confere um fio de corte muito mais eficiente e durável. Acesse o nosso site e confira as nossas facas exclusivas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *