Como escolher um bom canivete de sobrevivência?

Lidar com situações de sobrevivência é algo bem inusitado para a maioria dos brasileiros. Estamos tão inseridos na vida urbana que esquecemos do nosso instinto natural de sobrevivência.

Quem gosta de aventuras e de passar um tempo em meio à natureza, em acampamentos, precisa ficar atento com os perigos e dificuldades que podem surgir. É importante se equipar com as chamadas ferramentas de sobrevivência. Afinal, não dá para prever o que nos espera na mata fechada, perto de rios e cachoeiras.

No post de hoje, vamos te ajudar a escolher um bom canivete de sobrevivência para essas situações.

como escolher canivete sobrevivência - Cimo

Como escolher um bom canivete de sobrevivência?

Barraca, colchonete, alimentos e água são essenciais para você que irá acampar, independentemente do lugar. Não se esqueça de levar uma boa lâmina também!

Um canivete é fundamental. Não pode faltar na lista de acampamento! Há situações que somente um canivete pode ajudar, como cortar uma corda, cozinhar, preparar uma fogueira. Mas, é importante que você entenda – pelo menos o básico – sobre como escolher um bom equipamento de sobrevivência e não passar apuros.

A maioria das pessoas costuma escolher o objeto apenas pelo design, porém, essa não é a característica prioritária. Há muito mais para observar na hora de comprar um canivete: tamanho, afiação, espessura da lâmina e levar em conta se ele é fixo ou dobrável.

Tamanho

O tamanho é bastante importante, pois dependendo de qual for, será mais fácil ou não manuseá-lo. Geralmente, quanto maior o canivete, mais potente ele é, e tem a capacidade de cortar materiais mais resistentes e espessuras mais largas.

A marca do equipamento também deve ser considerada. Não é qualquer um que dá conta do recado. Você vai precisar de um canivete de alta qualidade para não ficar na mão.

Afiação

A afiação é outro fator essencial para escolher um bom canivete. O formato e a espessura da lâmina influenciam totalmente na hora de usá-lo.
A lâmina Drop point, por exemplo, que tem a ponta levemente curvada para baixo, é muito utilizada para pequenos trabalhos manuais, como descascar e cortar alimentos, para algum detalhe durante a pesca. Ou seja, é uma afiação para uso geral.

A lâmina conhecida como Tomahawk é mais perfurante. Possui a ponta com um ângulo mais afunilado, adequada para defesa pessoal.

A lâmina Gecko é ótima para sobrevivência. Extremamente afiada e pontiaguda, apresenta função perfurante, ideal para rachar lenhas pequenas para uma fogueira.

Lâmina Fixa ou Dobrável?

Você acabou de conferir algumas das lâminas mais utilizadas para situações de sobrevivência. Mas, não se esqueça de levar uma faca ou um facão. Uma ferramenta mais robusta pode ser necessária durante o acampamento.

Os canivetes são, em grande maioria, dobráveis, para caberem facilmente no bolso. A ideia é que eles sejam objetos práticos. Uma faca robusta, no entanto, é fixa e, por isso, é mais difícil de ser quebrada em serviços intensos.

Precisamos considerar, sobretudo, a espessura da lâmina. Quanto mais grossa, mais firme e resistente ela será. Exemplo disso é o modelo full tang, com a lâmina inteira, do começo ao final da faca. O cabo é composto por duas partes coladas ou fixadas na lâmina.

 

canivete aço carbono sobrevivência - Cutelaria Cimo

 

E aí, já sabe como escolher seu canivete de sobrevivência? No site da Cutelaria Cimo você encontra uma variedade enorme de lâminas. Confira agora mesmo e garanta já o seu!

E se quiser ler mais postagens como essa – ou assuntos relacionados – acesse nosso blog. Temos muitas outras dicas sobre canivetes, facas e facões para você!

 

Deixe um comentário