técnicas de corte com roçadeira

Cuidados diários: técnicas de corte com roçadeiras

Se você tem uma roçadeira, seja profissional, multiuso ou para jardinagem, sabe que manusear bem a máquina é um fator importante para obter bons resultados. Aplicar as técnicas corretas ao cortar é fundamental.

Isso porque, mesmo utilizando a roçadeira pela primeira vez, ter noções de como ela funciona permite um uso mais rápido, prático e eficiente. É possível girar o equipamento em semi-círculos e trabalhar passo a passo, sempre para a frente.

É claro que para obter o melhor resultado você também precisa de uma lâmina para roçadeira de boa qualidade. Mas, você já sabe que isso não é um problema, pois aqui na Cutelaria Cimo você encontra modelos ideais para qualquer uso.

Separamos algumas técnicas básicas e algumas sugestões para que você tenha mais conhecimento de como cortar grandes terrenos, utilizando menos tempo e tendo um resultado maior. Confira:

Movimentos básicos, porém essenciais

Nossa primeira técnica não poderia ser outra se não a mais básica e tradicional: o clássico movimento de roçar da direita para a esquerda. Essa é a forma mais clássica de obter bons resultados, por isso é muito utilizada.

Como o conjunto de corte costuma girar no sentido anti-horário, esse movimento é super simples de ser aplicado. Além disso, a grande vantagem desse estilo é que os resíduos coletados são depositados em áreas já cortadas.

No entanto, nem todos os terrenos são bem aproveitados quando cortados dessa forma, por isso, existem algumas outras técnicas que podemos aproveitar no dia a dia.

Terrenos com grama alta: como ter mais eficiência?

Como sabemos, as roçadeiras foram desenvolvidas para serem utilizadas em serviços intensivos ou semi-intensivos. Muitas vezes, elas são utilizadas em áreas domésticas, entretanto, os terrenos comerciais também são recorrentes.

Sendo assim, como limpar de forma rápida um terreno abandonado a algum tempo, onde a grama já está alta?

Nesses casos, a melhor alternativa é cortar a grama em duas direções, mas dessa vez de forma separada. Primeiro, é preciso roçar a parte superior da grama pela direita. Depois, na direção contrária, cortando para a parte inferior.

Fazendo isso, os resíduos serão acumulados do lado esquerdo da máquina, facilitando todo o trabalho e o tornando mais rápido.

Áreas extensas e planas: há um movimento correto?

Sim! As roçadeiras são fabricadas com uma embreagem reforçada e, utilizando a lâmina certa, elas possuem um poder de corte super eficaz. Além disso, é um equipamento que pode ser manuseado facilmente.

No entanto, quando o assunto é deixar em ordem áreas extensas, algumas dificuldades podem ser encontradas. A organização do trabalho é uma delas, pois cada pessoa julga um método mais eficiente que o outro.

Por onde começar? Como terminar o percurso de forma rápida, sem deixar um trabalho mal feito? De forma geral, o principal método é dividir toda a superfície em quadrados. Depois de fazer isso, o trabalho deve se iniciar pelas extremidades até chegar ao meio.

Faixa por faixa: o método para encostas

Por serem extremamente versáteis, as roçadeiras podem ser utilizadas nas mais diferentes situações, incluindo tarefas florestais e até mesmo na agricultura. Mas, para operar o equipamento em encostas, é necessário usar um método bem específico.

Nesse caso, será preciso rolar uma faixa paralela à encosta e posteriormente voltar na faixa já cortada. Feito isso, será possível passar para as próximas faixas e repetir esse mesmo procedimento. Assim como nos casos anteriores, a grama cortada será descartada em outra área já trabalhada.

Como cortar áreas com obstáculos?

O uso de uma lâmina de extrema qualidade e precisão é essencial para que esse trabalho possa ser realizado próximo à obstáculos. Sejam árvores, galhos ou troncos, é recomendado que você utilize uma lâmina resistente e bastante certeira.

Caso as plantas estejam muito próximas umas das outras, talvez seja necessário afastá-las antes do corte. Isso pode ser feito manualmente, ou utilizando a proteção da roçadeira como uma orientação.

Para cumprir a missão com praticidade e o menor esforço possível, direcione sua roçadeira sempre ao longo do obstáculo e faça o movimento ao redor do que será cortado. Fazendo isso, o obstáculo ficará sempre protegido e a superfície ao redor será cortada.

Roçadeira ou cortador de grama? Qual escolher?

lâmina para roçadeira com dois furos

Ambos os equipamentos são desenvolvidos para uso domésticos e profissionais, são ideias para manter o jardim bem cuidado ou lugares maiores, como chácaras e fazendas sempre bonitos.

É bem verdade que tanto um quanto o outro acabam exigindo um esforço maior do operador. Principalmente se os compararmos aos tratores, por exemplo. No entanto, eles são os mais indicados para áreas de menor porte.

Se por um lado o cortador é recomendado para aparar gramados, a roçadeira pode ser mais abrangente e oferecer um acabamento mais preciso. Porém, elas exigem lâminas que atendam às demandas.

Aqui na Cutelaria CIMO você encontra modelos de lâminas para roçadeiras de diversos tamanhos, inclusive nossa lâmina para roçadeira com dois furos, de tamanho universal e que pode atuar em qualquer medida de roçadeira.

Leia também nosso post e conheça as lâminas para roçadeiras da Cimo!

Acesse nosso site e confira nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *