dicas de camping para quem vai se aventurar

Dicas de camping: 8 fatos que você precisa saber antes de se aventurar!

Sempre abordamos o tema acampamento aqui em nosso blog, afinal, sabemos o quanto o nosso público ama se aventurar em meio à natureza, sentir-se livre e se superar a cada camping que faz. Pensando nisso, decidimos trazer mais dicas de camping para você que ama adrenalina. Hoje, você vai conferir 8 fatos que você precisa saber antes de aventurar pelos locais radicais que decidir acampar.

Vamos aos 8 fatos que devem ser considerados!

Antes de sair para acampar, de fato, é necessário se atentar a diversos fatores que serão determinantes para que você tenha uma boa experiência em seu acampamento, ainda mais se você ainda é um tanto inexperiente no assunto. Então, pegue seu caderninho para anotar essas dicas:

  1. Acampar em um camping é bem diferente de acampar em meio à natureza selvagem

fogueira de camping

Esse fato é decisivo para a escolha de onde você quer acampar, já que existem camping especiais para os turistas acamparem, onde existe toda uma estrutura para dar mais suporte e conforto aos aventureiros. Ou seja, na maioria dos campings especializados em receber turistas, você terá banheiros, cozinha, iluminação e, às vezes, até uma rede para dar aquela relaxada.

Quando falamos em acampar em meio à natureza, a coisa começa a ficar mais séria, já que todos esses confortos não existem. Os banheiros são buracos que você fará atrás de arbustos, a cozinha será uma fogueira que você usará para assar algo alimento que tenha levado ou algum peixe que tenha pescado. A iluminação ficará por conta de lanternas e também da fogueira que você precisará fazer.

Acho que somente por esses fatores, já dá para perceber que acampar em um camping e em meio à natureza são atividades bem diferentes, não é mesmo? Então, é bastante válido avaliar todos esses fatores para decidir, onde você quer acampar. Se você nunca acampou ou ainda é inexperiente no assunto, o recomendado é que você comece por um camping de turismo para adquirir um pouco de experiência antes de se jogar em uma aventura em meio à natureza.

  1. Conheça os seus limites, pois acampar não é se hospedar em um hotel

Essa dica é bem interligada com o anterior, como você pode ver, acampar requer experiência. Além disso, é preciso que você seja uma pessoa desapegada, ou seja, que não se importe tanto com o próprio conforto, pois do contrário, é melhor que você escolha um hotel para se hospedar.

Por isso, conheça os seus limites e saiba muito bem até onde você é capaz de ir, afinal, acampar não é para qualquer um!

  1. Esteja preparado para fazer força em alguns momentos

Já pegando o gancho do tópico anterior, como falamos de limites, saiba que existirão vários momentos da aventura em que você precisará ter preparo físico para que tudo ocorra bem.

Você precisará vencer trilhas carregando mochila, barraca, equipamentos e suprimentos para passar os dias que você deseja permanecer acampado, ou seja, você precisa ter um bom preparo físico. Além disso, você precisará ir atrás de lenha para fazer uma fogueira, por exemplo. Portanto, não há como fugir, você vai usar a sua força física em vários momentos.

  1. Esteja preparado para improvisar, caso necessário

Por mais que você tenha um planejamento bem detalhado para que tudo ocorra como você espera em seu acampamento, você precisará improvisar e aqui, vale tudo.

Use toda a sua criatividade para superar as barreiras e obstáculos que surgirão durante o seu período de acampamento. É possível que você precise saber como fazer fogo primitivo, além de saber como fazer uma barreira contra perigos em volta da sua barraca ou, ainda, que tenha métodos eficazes para espantar insetos durante a noite para poder dormir tranquilo. Ou seja, a criatividade e o improviso são fundamentais na hora de acampar.

  1. Tenha uma lista de equipamentos essenciais para camping

equipamentos essenciais para quem vai acampar

Fazer uma lista com todos os equipamentos que você irá precisar para acampar com tranquilidade é fundamental antes de colocar os e esquecendo de nada que poderá ser fundamental.

Ou seja, uma lanterna, um isqueiro, um bom canivete, um facão robusto ou uma faca profissional são itens que farão toda a diferença nesse momento. Assim, como estar vestido com roupas adequadas, usando um boné, protetor solar e ter um bom repelente para passar no fim da tarde, quando os insetos começam a se manifestar em grande volume.

  1. Leve comida e água suficientes para os dias que você estará acampado

Lembre-se sempre de ter os mantimentos necessários para todos os dias que você estará acampado, principalmente se você for acampar em meio à natureza. Geralmente, quando vamos acampar em meio à selva, em uma montanha ou em beira de rios, o período de acampamento é mais curto, são em média de 2 ou 3 dias, já que não dá para carregar tantos alimentos e água suficiente para períodos longos, afinal, o peso aumenta consideravelmente, além do fato de que depois de alguns dias, você começa a sentir falta do seu chuveiro e da sua cama.

Por isso, calcule bem a quantidade de água e alimentos para todo o grupo que está indo acampar, para não faltar, principalmente se não tiver nenhum local próximo, para poder recorrer em casos de emergência.

  1. Analise muito bem o local que irá acampar, tendo em mente que o tempo poderá mudar a qualquer momento

Analise muito bem o local em que você irá armar a sua barraca para se hospedar, já que isso também é fundamental para que tudo ocorra bem em uma situação de camping. Por exemplo, nunca é indicado armar a barraca em um terreno íngreme, pois caso chova, a água pode escoar em direção à sua barraca.

O ideal é sempre avaliar o terreno em você que irá se instalar, quanto mais plano e mais firme for o terreno, melhor. Se existir áreas do terreno com grama e outras sem, dê preferência às áreas gramadas, pois trazem mais firmeza para armar a barraca. Observe também, se em algum lugar no terreno é possível encontrar alguma árvore grande e com folhas largas. Caso exista, dê preferência para armar a sua barraca embaixo dessas árvores, pois caso chova você estará um pouco mais protegido por conta das folhas das árvores.

Lembre-se também de ter lonas disponíveis, para você colocar tanto por cima, quanto por baixo da sua barraca, isso também ajudará bastante em caso de chuva durante o acampamento.

Por último, se você for acampar em meio a praias, saiba que em algumas praias do Brasil não é permitido acampar na areia à beira-mar, sendo assim a polícia local pode exigir que você se retire. Lembre-se de verificar essa questão antes de armar o acampamento.

  1. Não reclame das dificuldades e viva cada momento de forma única

Nossa última dica para que tudo saia bem no seu acampamento é: Não fique reclamando o tempo todo! Para curtir um bom camping, abra a sua mente, esqueça todos os problemas e não se importe de enfrentar as dificuldades.

Independentemente do local que você escolher para acampar, seja em um camping ou em meio à natureza, viva cada momento intensamente e de coração aberto, com certeza, essa atitude fará toda a diferença em sua experiência.

Acampar faz bem para o corpo e para a alma, a gente se diverte, dá risada, aprecia a natureza, dorme à luz da lua e das estrelas, portanto, sem dúvidas, é uma experiência única!

E aí, está pronto para pegar a sua mochila e cair na natureza? Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para você. Acompanhe o nosso blog com frequência para se manter atualizado sobre o nosso universo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *