o que e bushcraft - cutelaria cimo

O que é bushcraft e como se preparar para praticar

Cada vez mais pessoas têm sentido a necessidade de se reconectar com a natureza, de praticar a autonomia e ter um tempo longe do celular e do computador, todo esse sentimento de ventura sintetiza bem o que é o bushcraft.

A prática é relativamente nova aqui no Brasil. Mas quem gosta de fazer atividades em meio a natureza, camping e pesca, com certeza, já ouviu falar desse termo. É uma prática que está crescendo cada vez mais, isso porque há uma necessidade de se reconectar com a natureza.

Se você ainda não conhece e não sabe do que se trata esse conceito, acompanhe nosso post e saiba tudo sobre o assunto:

Afinal, o que é o bushcraft?

o que é bush craft

A atividade é constantemente confundida com o sobrevivencialismo, porém, apesar de terem características semelhantes, o sobrevivencialismo é um conjunto de práticas usadas para se manter em segurança em situações extremas.

O Bushcraft, por sua vez, pode ser descrito como o esporte outdoors e o conjunto de conhecimentos que envolvem a mata, conviver nesse tipo de ambiente sendo capaz de se apropriar de todos os recursos disponíveis.

A prática tem a intenção de colocar o indivíduo em contato com a natureza, fazendo-o armar acampamento com os recursos que o próprio meio proporciona. A ideia consiste em permanecer em meio a natureza por um tempo para se reconectar e ficar longe da cidade grande, respirando ar puro, recuperando as energias e sentindo a paz do ambiente.

O Bushcraft possui algumas práticas parecidas com as do sobrevivencialismo, já que é preciso abrir mata, armar acampamento, fazer fogueira, caçar, pescar, etc.O termo pode fazer parecer novo, mas os “bushcrafters” existem e são chamados assim desde os tempos coloniais na África e na Austrália, são aventureiros que buscavam estudar e aprender na prática com nativos as mais diversas técnicas para sobreviver nos diferentes tipos de ambientes.

Bushcraft e Acampamento – qual a diferença?

bush craft

Muitas pessoas pensam se tratar apenas de um acampamento comum, mas não. A atividade faz com que você se envolva completamente com o local. Para isso, é importante que os participantes tenham alguns conhecimentos básicos de flora, fauna, características da região, além de técnicas de primeiros socorros. Afinal, se manter dentro da mata não é tão simples quanto pedir um lanche por um aplicativo na cidade, não é verdade?

Muitos livros e especialmente atrações de televisão recentes têm abordado o tema com profundidade e dado uma sobrevida ao interesse pelas práticas mateiras. Podemos dizer que, de certa forma, grupos antigos como os próprios Escoteiros são praticantes clássicos do Bushcraft, que, aliás, significa Bush = arbustos, matas, craft = a artesania, arte.

Ao praticar o bushcraft você vai estar em contato com áreas densamente vegetadas, vai precisar aprender a criar trilhas, preparar acampamento, caçar, identificar plantas para colher, preparar alimento, fazer fogo e cozinhar com equipamentos rudimentares. E para se situar e manter a aventura você precisa estar muito bem equipado.

O que eu preciso para praticar Bushcraft?

conheça mais sobre bushcraft

Para se jogar nessa incrível aventura, é necessário estar preparado psicológica e materialmente. Serão longas caminhadas, acampamento, fazer alimentos de forma rudimentar, tomar banho e água em riachos e cachoeiras, dormir sem o conforto da cama e do ar-condicionado.

Para que tudo corra da melhor maneira, é fundamental ter os equipamentos adequados! Uma mochila com cantil, uma bússola, uma pederneira, uma bota reforçada, um chapéu, repelente e protetor solar devem fazer parte do seu Kit de Bushcraft. Além disso, não dá para sair de casa sem uma boa faca ou facão. Uma lâmina robusta e afiada é fundamental para a atividade!

Você precisará cortar e rachar lenha, preparar terreno, cozinhar, limpar peixes, entre outras tarefas que só podem ser executadas com uma lâmina eficiente e resistente. Uma faca esportiva e um facão para Bushcraft, além de serem ferramentas essenciais, são equipamentos que podem ser usados para a sobrevivência do grupo em situações adversas.

Lâminas menores também são bem-vindas para a prática, então, levar um canivete tático é uma ótima opção. Mas, é óbvio, essas lâminas têm de apresentar alta qualidade para não quebrarem quando você as utilizar. Prefira, portanto, modelos revestidos em aço inox ou carbono, que são materiais mais resistentes.

Equipamentos necessários para a prática

Para que a sua aventura pelas matas aconteça da melhor forma possível, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Mochila e saco de dormir

Se for praticar o bushcraft sozinho, uma barraca de camping pode ser desajeitada para carregar. Que tal escolher um saco de dormir apropriado e uma mochila resistente e bem compartimentada? Na iminência de chuva ou frio, uma das ideias do bushcraft é também identificar e preparar abrigos em situações adversas.

  • Cantil e panela

Estar bem hidratado é fundamental sempre, mas excepcionalmente durante o bushcraft, ter um suprimento adequado de água fresca é ainda mais importante, já que você vai estar sob o Sol e em constante movimento. Escolha uma panela que seja multiuso para ensopados e frituras, e que seja bem prática de carregar.

  • Bússola

Uma das bases do bushcraft é aprender a se situar sempre. Então a bússola é importante para ser capaz de manter seu caminho com segurança, afinal, entrar em uma área desconhecida é sempre um desafio e um risco em potencial. Estude bem como utilizar a bússola da maneira correta e escolha um produto de qualidade.

  • Faca de bushcraft

A faca de bushcraft certamente vai ser seu principal instrumento na maior parte do tempo. Simplesmente não existe bushcraft sem um conjunto de lâminas muito bem preparadas. Facões para abrir a mata e partir lenha devem estar bem afiados e ter lâminas robustas.

Na hora de limpar peixes, cortar cordas e preparar feixes de madeira, os canivetes táticos são ferramentas ideais, que podem servir para muitas outras eventualidades em seu percurso, então tenha sempre um no bolso.

  • Materiais de estudo

Dissemos que, além de esporte, o bushcraft também é toda uma arte e campo de conhecimento, que envolve conhecer bem a natureza daquela região. Ligue seu tato de cientista também e faça pesquisas, anote em um caderno as suas rotas, sobre as frutas da região, os animais, anote suas próprias impressões e use o caderno para anotar seus sentimentos e divagações também.

Acredite, muito do conhecimento que o mundo tem sobre botânica vem das notas dos diversos bushcrafters que tivemos na história, pessoas que, como você, têm interesse por todo o conjunto da natureza.

  • Kit de primeiros socorros

Cuidado nunca é demais, especialmente quando se está mais isolado da sociedade. Mantenha um conjunto de artigos de primeiros socorros, como gazes, pomadas para dor, antiinflamatórios, álcool e outros antissépticos, além de repelente e protetor solar sempre a postos.

  • Vista-se de maneira adequadaequipamento para bushcraft

Para ir muito bem preparado, a vestimenta é indispensável: use uma bota alta e confortável para não machucar nem encharcar os pés, a calça deve ser resistente, forrada e posta para dentro da bota. Procure usar uma regata por baixo da camisa, que deve dar um bom conforto térmico e ser reforçada, com elástico ou botão no pulso, passada por dentro da calça.

Não se esqueça de um bom chapéu e óculos escuros, também. É importante não deixar nenhuma parte da pele exposta ao sol, o chapéu deve ter abas largas para proteger o rosto, o pescoço e a nuca.

Como começar o Bushcraft?

como começar bushcraft

Para começar, leia bastante sobre o assunto. Assista vídeos, converse com praticantes, busque grupos de Bushcraft e se prepare bem. Estudar sobre plantas, árvores, animais e tipos de solos também irão te ajudar. Afinal, você terá de lidar com tudo isso.

A dica é começar por um local conhecido, em que você possa ter mais informações com pessoas que já tenham ido, para que não seja um teste tão difícil na primeira vez. Depois, dá para escolher lugares menos explorados e com grau de dificuldade maior.

E aí, preparado para a aventura? A CIMO traz as mais diversas informações e dicas para quem tem um estilo de vida afiado, é só assinar nossa newsletter para conferir sempre os melhores conteúdos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *