o que e bushcraft - cutelaria cimo

O que é Bushcraft? Descubra agora!

O Bushcraft é relativamente novo aqui no Brasil. Mas quem gosta de fazer atividades em meio a natureza, camping e pesca, com certeza, já ouviu falar desse termo. É uma prática que está crescendo cada vez mais, isso porque há uma necessidade nas pessoas de se reconectar com a natureza. Se você ainda não conhece e não sabe do que se trata esse conceito, acompanhe nosso post e saiba o que é o Bushcraft!

Afinal, o que é Bushcraft e o que envolve essa prática?

A atividade é constantemente confundida com o sobrevivencialismo, porém, apesar de terem características semelhantes, o sobrevivencialismo é um conjunto de práticas usadas para se manter em segurança em situações extremas.

O Bushcraft, por sua vez, tem a intenção de colocar o indivíduo em contato com a natureza, fazendo-o armar acampamento com os recursos que o próprio meio proporciona. A ideia consiste em permanecer em meio a natureza por um tempo para se reconectar e ficar longe da cidade grande, respirando ar puro, recuperando as energias e sentindo a paz do ambiente.

O Bushcraft possui algumas práticas parecidas com as do sobrevivencialismo, já que é preciso abrir mata, armar acampamento, fazer fogueira, caçar, pescar, etc.

bushcraft mochila e botas para camping - Cutelaria Cimo

Muitas pessoas pensam se trata apenas um acampamento comum, mas não. A atividade faz com que você se envolva completamente com o local. Para isso, é importante que os participantes tenham alguns conhecimentos básicos de flora, fauna, características da região, além de técnicas de primeiros socorros. Afinal, se manter dentro da mata não é tão simples quanto pedir um lanche por um aplicativo na cidade, não é verdade?

O que eu preciso para praticar Bushcraft?

Para se jogar nessa incrível aventura, é necessário estar preparado psicológica e materialmente. Serão longas caminhadas, acampamento, fazer alimentos de forma rudimentar, tomar banho e água em riachos e cachoeiras, dormir sem o conforto da cama e do ar-condicionado.

Para que tudo corra da melhor maneira, é fundamental ter os equipamentos adequados! Uma mochila com cantil, uma bússola, uma pederneira, uma bota reforçada, um chapéu, repelente e protetor solar devem fazer parte do seu Kit de Bushcraft. Além disso, não dá para sair de casa sem uma boa faca ou facão. Uma lâmina robusta e afiada é fundamental para a atividade!

Você precisará cortar e rachar lenha, preparar terreno, cozinhar, limpar peixes, entre outras tarefas que só podem ser executadas com uma lâmina eficiente e resistente. Uma faca esportiva e um facão para Bushcraft, além de serem ferramentas essenciais, são equipamentos que podem ser usados para a sobrevivência do grupo em situações adversas.

Lâminas menores também são bem-vindas para a prática, então, levar um canivete tático é uma ótima opção. Mas, é óbvio, essas lâminas têm de apresentar alta qualidade para não quebrarem quando você as utilizar. Prefira, portanto, modelos revestidos em aço inox ou carbono, que são materiais mais resistentes.

Mochila com equiamentos de camping - Cutelaria Cimo

Como começar o Bushcraft?

Para começar, leia bastante sobre o assunto, assista vídeos, converse com praticantes, busque grupos de Bushcraft e se prepare bem. Estudar sobre plantas, árvores, animais e tipos de solos também irão te ajudar. Afinal, você terá de lidar com tudo isso.

A dica é começar por um local conhecido, em que você possa ter mais informações com pessoas que já tenham ido, para que não seja um teste tão difícil na primeira vez. Depois, dá para escolher lugares menos explorados e com grau de dificuldade maior.

Monte o seu kit de Bushcraft e não esqueça dos itens essenciais para sobrevivência, como as facas esportivas, os facões e os canivetes táticos.

Consulte o site da Cutelaria Cimo e encontre as melhores opções de lâminas para Buscraft, com os melhores preços do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *