o que é cutelo

Incremente sua cozinha entendendo melhor o que é um cutelo

Você concorda que a boa cozinha depende de conhecimento sobre os instrumentos culinários? Saber o que é um cutelo é essencial para quem quer dominar até os detalhes da arte de cozinhar. Além disso, ele é uma ótima opção para quem ama exibir bons modelos de cutelaria

Conhecer os tipos de faca significa saber todas a funcionalidades e usos possíveis destes instrumentos para a sua cozinha. Existem facas multiuso, que são usadas em atividades diversas, mas algumas delas são pensadas para uso mais específico.

Uma vez que você tenha este conhecimento, fica mais fácil até mesmo saber quais acessórios vão combinar melhor com seu estilo culinário.

O cutelo serve especialmente para cortar carnes mais densas e com ossos. Não é à toa que ele é conhecido como a faca do açougueiro! O utensílio é tão robusto que pode ser usado para desossar peças de carne, funcionando como um genuíno machado.

Também chamada por outros nomes, como faca de talho e machadinha, esta ferramenta é facilmente reconhecida pela abertura circular na ponta da lâmina, que serve para pendurá-la na parede ou na cintura.

Quando pendurado, o cutelo corre menos risco de ter sua lâmina danificada por choques mecânicos contra a parede, por exemplo. Além disso, manter seu cutelo pendurado é uma medida de segurança, pois evita que a lâmina acerte outras pessoas.

Variações de cutelo e suas utilidades

Cutelos são instrumentos cheios de rusticidade e força, mas também são objetos requintados, que permitem cortes minuciosos e mais delicados.

Não se deixe levar pela opinião de que esta bela faca é um dispositivo exclusivo para os profissionais. Embora exija um uso mais experiente e atencioso, o cutelo é amigo tanto do chef mais calejado quanto do principiante.

Às vezes confundido com uma espécie de santoku, o cutelo é, na verdade, um apetrecho de lâmina bem maior e mais pesada.

Apesar de ser associado com o açougue, ele pode servir perfeitamente na cozinha doméstica do dia a dia. Evidentemente, para isso, é necessário ter em mente algumas diferenças entre os modelos.

Basicamente, existem dois tipos disponíveis no mercado: o europeu e o chinês. O primeiro é mais pesado e é excelente para o processo de desossa. Por ser mais pesado, sua lâmina exerce grande força sobre a carne, por isso é preciso ser cuidadoso.

Cutelo Europeu

O modelo europeu pode ser encontrado na modalidade leve, media e pesada. Trata-se de uma faca mais robusta  e que muitos consideram ideal até para cortar peças com articulações e músculos duros, que são mais difíceis de se cortar! Realmente, em termos de força, este utensílio é um verdadeiro facão.

 A afiação deste utensílio é baixa, uma vez que o seu atrativo principal é a força que coloca sobre o alimento a ser cortado. É por esta razão que o modelo europeu possui um dorso (costas da lâmina) bastante espesso, logo, mais pesado.

Esta característica leva muitas pessoas a afirmar que o cutelo é uma ferramenta mono uso, ou seja, que serve apenas para uma função, que é a de lidar com operações que exigem mais força e poder de corte

Dessa forma, este modelo pode incrementar a sua cozinha, fornecendo uma lista de ferramentas mais especializada, mas não é uma boa escolha para substituir a sua faca de uso geral, ou seja, não serve como faca do chef.

A variação europeia oferece bastante precisão no corte, pois o seu cabo de madeira permite mais controle de movimento e direcionamento na aplicação da força.

O Modelo Chinês

Diferentemente do tipo europeu, o cutelo chinês é uma ferramenta culinária mais leve e com uma lâmina mais afiada. Sendo assim, ele serve tanto para cortar peças de carne quanto para executar cortes mais finos, de legumes, por exemplo.

Enquanto o modelo europeu é associado quase que exclusivamente com os cortes mais difíceis de peças de carne que apresentam alta resistência, o tipo chinês é associado com um trabalho mais ágil, exigindo menos força bruta.

Dessa forma, é possível picar repolho, bem como cortar fatias do filézinho e amassar o alho com a mesma funcionalidade, usando um único utensílio! Certamente, o cutelo chinês deve estar na sua lista de ferramentas para a hora do churrasco!

Já pensou em cortar legume à julienne usando um cutelo? Até mesmo ervas podem ser cortadas com delicadeza, ao se usar um cutelo chinês. Dessa forma, dá até mesmo para substituir sua faca do chef por este utensílio

Um item indispensável para a sua cozinha, o cutelo faz parte do nosso rico catálogo de cutelaria! Feito com a avançada tecnologia a laser, este utensílio certamente é uma das aquisições de valor indispensáveis para a sua coleção

Lembre-se de deixar seu comentário, colocando dúvidas e sugestões para o nosso conteúdo, sua contribuição é muito importante para nós! Continue acompanhando nosso blog para mais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *