Pescar no Pantanal: guia completo para aproveitar

Pescar no Pantanal é uma experiência que você precisa viver se você ama uma pescaria em águas doces. É justamente sobre isso que vamos falar hoje nesse post, um verdadeiro guia para quem quer fazer uma viagem para pescar nas terras do Mato Grosso.

O Pantanal é uma região muito popular entre os pescadores do Brasil inteiro e não é a toa: lá você vai encontrar mais de 250 espécies diferentes de peixes para pesca. Além disso, se você quer ir pra lá prepare-se para tirar muitas fotos porque a região é cheia de paisagens incríveis. É uma chance para viver uma experiência inesquecível.

Então, pescador, prepare sua vara de pescar e seu anzol porque nós vamos desvendar os melhores lugares para pescar no Pantanal, tirar suas dúvidas sobre o que levar e te preparar para viver essa aventura. Vamos lá?

Pescaria no Pantanal: o que você pode encontrar?

Como falamos anteriormente, o Pantanal é um verdadeiro paraíso para os amantes da pesca e do contato com a natureza. É a chance perfeita para deixar a rotina da cidade grande de lado e aproveitar a calmaria da região, com paisagens incríveis e fauna e flora perfeitas. Prepare-se para relaxar, curtir bons momentos sozinho ou com seus amigos!

Foto de um Tuiuiu ave do típica do pantanal

Imagine enquanto você está na sua pescaria (ou a caminho dela) e encontrar animais como emas, tamanduás e o Tuiuiú? Sim, isso é possível. É aventura pura. A região é cortada pelo Rio Paraguai e seus afluentes, que abrigam mais de 250 espécies de peixes como o Dourado, Jaú, Pacú, Barbado, Bagre e muitos outros.

Dependendo da sua disponibilidade existem diversas pousadas, hotéis e barco-hotel para os momentos que não está na pescaria. Se você for levar a família, é importante escolher hospedagens com atividades para todas as idades como passeios de barco ou à cavalo, piscinas e áreas de contato com a natureza.

Bom, mas vamos falar agora sobre o que esperar da pescaria no Pantanal e como você pode se programar. Vamos lá?

Programe-se para pescar de Março a Outubro

O melhor mês para pescar no Pantanal é Março e Abril, porque é quando os rios estão mais cheios, atingindo seu nível mais alto, além de ser uma época em que poucos turistas vão à região. Ah, é um bom período também por conta do clima, que fica mais favorável e as chuvas são raras nesse período.

Foto de destaque de homem pescando no rio

Outro período bom para pescar no Pantanal é entre os meses de junho e julho, quando o Rio Paraguai fica mais baixo e facilita mais a pesca de fundo. Então é uma boa época para pescar Jaú, Caxará (Surubim) e Jaú.

É importante saber que só é permitido pescar no Pantanal entre março a outubro, então fora desse período a pesca é considerada ilegal.

Qual o melhor lugar para se pescar no Pantanal?

Os locais mais conhecidos e procurados para a pescaria no Pantanal são as cidades de Poconé e Cáceres, no Mato Grosso. É por elas que passam os rios Piquiri, São Lourenço, Paraguai e Cuiabá.

Pai e filho se divertindo pescando

Outras cidades bastante procuradas são Corumbá e Porto Murtinho, que dão saída para os rios Aquidauana, Miranda e Paraguai.

Se você quer pescar no Mato grosso (MT) deve ir para as cidades:

  • Cáceres, que dá acesso aos rios Jauru, Paraguai e Sepotuba;
  • Poconé, com acesso aos rios Cuiabá, Bento Gomes, Claro, Cassange e Pixaim.
  • Barão de Melgaço, com acesso para o rio Cuiabá e Ribeirão Mutum, com várias pousadas de pesca.

Nesses lugares você vai encontrar várias opções de pesca: em pousadas bem estruturadas, que vão dar todo o suporte, conforto e segurança necessários para sua aventura. Você pode escolher também opções de barco-hotel, com piscina e ambientes aconchegantes, com duchas, aquecedores e mais comodidades.

Dica de leitura: como escolher um bom canivete de sobrevivência?

Peixes do Pantanal: quais são os mais famosos?

As águas do Pantanal Matogrossense tem uma enorme diversidade de espécies. Você sabia que nessa região há mais peixes do que todos os rios da Europa juntos? Sim, então se prepare porque a região pantaneira vai te surpreender. Veja alguns peixes que você vai encontrar lá:

Foto de 2 homens pescando de barco

  • Pintado;
  • Dourado;
  • Cachara;
  • Jaú;
  • Piranha;
  • Piraputanga;
  • Barbado;
  • Pacú;
  • Jurupoca;
  • Piauçu;
  • e mais.

O que levar para pescar no Pantanal

Nas pousadas de pesca você vai encontrar vários locais onde conseguirá locar artigos de pesca. Como vimos na lista anterior, você precisa ter equipamentos e acessórios que vão dar conta de segurar esses peixes maiores e mais pesados. De um modo geral, você poderá levar:

Caixa com Equipamento de Pesca

  • Alicate de contenção e de bico longo para tirar os anzóis
  • Canivetes e Facas de Pesca
  • Varas de pesca com tamanhos que variam entre 1,8m a 2,10m, com ação média e média-pesada;
  • Molinetes ou carretilhas abastecidos com linhas, pelo menos 100 metros de 0,35 a 0,60mm
  • Chumbadas com pesos diferentes, variando entre 30 e 60g
  • Distorcedores/Giradores com resistência que varia em torno de 12kg, nº 3 ou 4
  • Grampos proporcionais ao giradores
  • Anzóis com tamanhos diferentes
  • Iscas artificiais
  • Leaders de aço para uso com as iscas
  • Kit de primeiros socorros
  • Medicamentos de uso cotidiano

Para vestir prefira peças de roupas compridas, além de bonés, chapéus ou viseiras com abas mais largas. Os óculos de sol e o protetor solar não pode faltar, para proteger do forte sol da região. Além, disso, leve na mala casacos impermeáveis, para épocas de chuva e, nos pés, prefira calçados estilo trekking, próprios para aventuras outdoor.

Por fim, não deixe de lado uma câmera ou smartphone para registrar os melhores momentos da sua viagem e os lanches rápidos também. Temos um post com um passo a passo do que levar para a pescaria que vai ajudar a complementar sua lista, não deixe de ler.

Autorizações necessárias para uma pescaria no Pantanal

Para você conseguir fazer sua pesca no Pantanal é preciso ter duas licenças: a Autorização Ambiental para Pesca Desportiva do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) e o registro de pescador amador do Ministério da Agricultura, solicitado em todo o Brasil.

Cuidados com a saúde antes da viagem

Não se esqueça que o Pantanal é uma região com grande incidência de febre amarela, é importante que você, amigos e familiares tomem a vacina contra a doença. Lembre-se que essa vacina tem efeito somente após 10 dias, então programe-se para tomar antes de viajar.

Agora que você já tem esse guia em mãos é hora de se programar para realizar essa viagem. Temos certeza que qualquer pescador, seja profissional ou amador, vai curtir essa aventura que vai desafiar seus limites e habilidades e render boas histórias.

Por ser uma região de mata intensa emoção é o que não vai faltar nos dias que você passar por lá, por isso que é uma experiência que todo pescador precisa viver pelo menos uma vez.

E você, já foi a alguma viagem para o Pantanal? Conte suas histórias pra gente nos comentários! Continue acompanhando nosso blog para ter sempre boas dicas e recomendações de quem ama pescaria, facas e canivetes. Até o próximo post!

Deixe um comentário