O sobrevivencialismo tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil!

Você já ouviu falar em sobrevivencialismo? Se você é aventureiro, gosta de acampar, de ficar em contato com a natureza e explorar novas trilhas, mesmo que ainda não tenha ouvido o termo, com certeza você já o colocou em prática. O sobrevivencialismo é uma filosofia que lida com situações de sobrevivência, geralmente, em meio à áreas de matas, morros e em beira de rios. É pura aventura!

Afinal, por que praticar o sobrevivencialismo?

homem aventureiro

O sobrevivencialismo proporciona muitos benefícios para quem decide praticá-lo, já que se trata de uma filosofia que nos leva de volta as nossas raízes, aos nossos antepassados, que não tinham todas essas facilidades que temos atualmente e que, apesar de promoverem mais praticidade e comodidade, podem nos prejudicar em alguns aspectos.

Ter veículos que nos transportem para todos os lugares, restaurantes e lanchonetes em todos os lugares, internet à vontade para nos distrair, aplicativos que deixam alimentos em nossa porta ou que nos buscam onde estamos… Isso tudo é parte das facilidades do tempo moderno. Porém, são fatores que também nos afastam da nossa essência.

Você se lembra de como a vida era contada antigamente? Era preciso plantar, colher, caçar e pescar para conseguir o alimento diário. Foi assim, antes de toda essa evolução!

Você deve estar se perguntando…

Por que não ficar satisfeito com todas essas facilidades que a humanidade alcançou?

Não é que não devemos estar satisfeitos e usufruir de todas essas praticidades. O fato é que nunca, na história, as pessoas estiveram tão doentes, nunca se vendeu tanto remédio quanto hoje em dia. Isso acontece, em partes, por essas facilidades nos deixarem mais sedentários e, consequentemente, com a saúde fragilizada.

Pare, pense e analise… As pessoas quase não têm mais contato com a natureza, praticam poucos exercícios físicos, trocam a caminhada ou a bicicleta pelo carro.

Por isso, esse movimento que leva as pessoas a desejarem estar mais em contato com a natureza formou um grupo que aderiu às práticas do sobrevivencialismo e que, a cada dia, ganha novos adeptos. Ainda bem!

Os benefícios de caminhar entre a mata selvagem, respirar ar puro, fazer exercícios, carregar barraca, colchonete, suprimentos e lenha para fogueira, faz com que a nossa saúde melhore de forma geral, fortalecendo a nossa musculatura, nosso sistema imunológico e a nossa saúde mental.

O contato com a natureza e a prática de atividades relaxantes, como pescar, nos alivia do estresse da vida urbana, da correria do cotidiano. Estar com os amigos em aventuras desse tipo também ajuda a fortalecer o convívio em grupo, melhorando o senso de comunidade e companheirismo. Sem contar que você aprenderá técnicas de sobrevivência incríveis que nunca imaginou antes.

Já deu para perceber quantos benefícios podem estar em jogo quando você lida com essa modalidade, não é?

O que eu preciso saber para iniciar no sobrevivencialismo?

kit de sobrevivência

Situações de sobrevivência significa que você irá precisar de kit de sobrevivência para quando for acampar, desbravar lugares desconhecidos, pescar, entre outras atividades.

Nesse kit, você deve pensar em itens para o momento de descanso, como barraca e colchonete, em artigos para a sua segurança e ferramentas para armar o acampamento e cozinhar.

Além dos equipamentos básicos que logo vêm em mente para lidar com situações de camping, como mochila, barraca, colchonete, lanterna, é importante ter lâminas eficientes no conjunto.

Uma faca esportiva, um facão e um canivete tático são essenciais para situações de sobrevivência. Há funções que somente essas ferramentas são capazes de executar. Afinal, para rachar lenha, limpar os peixes pescados, o terreno, abrir mata e até mesmo se defender de perigos, somente lâminas de alta qualidade darão conta do recado. Leia nosso post e saiba como escolher um bom canivete!

Vale ressaltar, também, que essas lâminas de tamanhos diferentes (canivete, faca e facão) têm suas próprias funcionalidades. Cada uma será mais eficiente para um determinado tipo de trabalho. O importante é que todas estejam afiadas e sejam de aço altamente resistentes.

E como a Cimo é especialista no assunto, você irá encontrar as peças ideais para a prática do sobrevivencialismo. Temos lâminas em aços de alta qualidade, super resistentes.

Se você quer se aventurar nessa nova onda, não deixe de conferir todas as nossas opções. Junte a galera, escolha o destino e descubra quão longe você é capaz de chegar!

Acompanhe nosso blog e fique por dentro do estilo de vida afiado. Leia nosso post e saiba qual é a melhor faca de sobrevivência!

Deixe um comentário