Tipos de travas

Tipos de Travas de Canivetes – como escolher o seu?

Canivetes são ferramentas essenciais, que fazem parte da nossa vida há muito tempo. Para escolher um modelo ideal, é preciso considerar alguns aspectos, como peso, tipo e comprimento de lâmina e até mesmo o design. Mas, o principal fator: qual a finalidade que você dará para ele? Aqui, o tipo de trava de segurança influenciará a sua escolha! Por isso, hoje, trouxemos para você quais os melhores tipos de travas para canivetes do mercado. Confira agora!

Qual tipo de trava escolher?

É preciso que você avalie qual será a funcionalidade dada ao seu canivete, para qual tipo de serviço será usado.

A escolha deve ir de acordo com a sua necessidade, mas também com a qualidade da peça e como a CIMO é especialista em cutelaria, todos os nossos canivetes, independentemente do tipo de trava, são peças de altíssima qualidade, confiabilidade e resistência, com designs exclusivos e reconhecidos.

Para os colecionadores, a dica é escolher um modelo de cada. Para quem quer um canivete para acampar os modelos Tomahawk e Komodo são os mais recomendados por possuir o sistema de abertura liner lock, tornando a atividade mais ágil por ser possível abrir com uma das mãos, o ponto principal a ser considerado na hora de escolher um canivete ideal é a finalidade que será dada a ele. E o tipo de trava de segurança da lâmina pode influenciar muito nesse aspecto!

É importante conhecer os tipos de travas existentes para saber qual se encaixa melhor com a sua necessidade. Algumas das opções, para te situar, são: Liner lock, lock back e Slip Joint Lock é a trava simples dos canivetes clássicos.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Continue a leitura!

Trava Liner Lock

trava liner lock

As travas Liner Lock são as mais comuns em canivetes. Se trata de uma trava lateral no meio do cabo que ao ser acionado, “entra” automaticamente em baixo da lâmina travando seu fechamento, bastando fazer apenas uma forcinha para abri-lo. Quando a lâmina chega no limite de abertura, a trava cumpre a sua função.

Para fechá-lo, é só fazer o movimento contrário e colocar um pouco de força na lâmina para baixo e pronto. Ele fechará novamente! É um tipo de trava que é possível de abrir e fechar usando somente uma das mãos.

Aqui na Cimo, temos diversas opções de canivetes com trava Liner lock, como a linha de canivetes Tomahawk, os preferidos da galera que gostam dos modelos mais robustos.

Conheça todos os modelos da Cimo com a trava de segurança Liner lock : Canivetes com trava Liner Lock.

trava de liner lock

Trava Lock Back

Trava loockback

Os canivetes com o sistema de travamento lock Back são abertos por meio de uma trava articulada afixada a mola, e pode ser desengatado pressionando o fecho para baixo o sistema fica na parte traseira da peça. Apesar de ser possível abri-lo com apenas uma mão, você precisará das duas para fechar. Você terá de acionar a trava traseira com uma mão e usar a outra para puxar a lâmina do canivete que estará bem travada.

As travas devem garantir a eficiência do canivete no momento de uso, por isso, elas precisam ser de muita qualidade para que a peça não quebre ou feche acidentalmente quando for manuseada.

Alguns exemplos de canivetes excelentes, presentes na linha da Cutelaria Cimo, são os modelos Gecko, que possuem lâminas em estilo V, super afiadas, perfeitos para situações de camping e bushcraft.

Conheça todos os canivetes da Cimo com trava de segurança Lock Back: Canivetes com Trava de segurança Lock Back.

trava backl ock

Trava Slip Joint Lock

Trava splijoint loock

Os canivetes de travamento simples são clássicos! São uns dos primeiros modelos que surgiram na história da cutelaria.

Aqui na Cimo, você encontra diversas opções de canivetes clássicos, desde os com pontas mais quadradas, conhecidas como lâminas de perfil reto, até os pontiagudos, que são chamados de lâminas Drop Point, para quem precisa de canivetes com função de cortes acentuados e precisos também.

A trava Slip Joint Lock é a mais comum. Se você já pegou um canivete na mão, sem dúvidas, já experimentou como funciona esse tipo de trava. Como o próprio nome sugere, basta puxar a lâmina para abrir e empurrar para fechar.

Esse estilo de trava compõe canivetes indicados para serviços menos intensos.

Conheça todos os Canivetes da Cimo com trava Slip Joint (tradicional): Canivetes com sistema de trava Slip Joint (tradicional)

trava slip joint

E aí, deu para entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de trava dos canivetes? Aqui em nosso blog, você encontra diversas informações sobre o universo das lâminas, portanto, se você é um aventureiro ou um amante do churrasco fique sempre ligado para em nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *