Como amolar faca? É a mesma coisa que afiar? Guia completo!

Uma faca quando está nova, costuma cortar de tudo com muita facilidade, não é mesmo? Só que com o tempo de uso, vai se tornando mais e mais difícil cortar vegetais e carnes, mesmo tendo afiado o utensílio há pouco tempo. Isso é comum de acontecer, especialmente se faz bastante tempo desde que ela foi amolada, por isso, já está na hora de o fazer.

Mas afinal, como amolar faca de cozinha? Não é a mesma coisa que afiar? Acontece que não, elas são duas coisas completamente diferentes e essenciais para a durabilidade de sua faca, por isso continue a leitura de nosso conteúdo e confira o guia completo da Cutelaria CIMO para amolar os seus utensílios da melhor forma:

O que é bom para amolar faca?

O processo de amolar um utensílio desses consiste, basicamente, em como colar o fio de corte reto, no lugar. É algo importante de ser feito, já que conforme a peça é usada, seu corte passa a entortar aos poucos. Quando for procurar como amolar uma faca, saiba que precisa encontrar uma chaira ou um amolador elétrico:

Chaira

Antes de qualquer coisa, é importante entender que cada modelo de chaira tem um uso diferente, isso porque enquanto os modelos lisos são ótimos amoladores, colocando o fio de corte no lugar, assentando o fio. O outro lado, as chairas estriadas são usadas para gastar a lâmina até que ela se torne mais fina e afiada.

Homem amolando faca com chaira

Nesse caso, basta apoiar a faca levemente inclinada sobre a chaira e passar a lâmina de baixo para cima algumas vezes de cada lado, até que ela volte no alinhamento correto. Confira também o top 5 melhores facas para churrasco!

Amolador de faca elétrico

O amolador elétrico, por outro lado, tem dois espaços específicos, um para amolar e outro par afiar devidamente. Nesses casos é necessário conferir as instruções do produto. É importante lembrar que quem cozinha carnes com frequência, o custo beneficio de comprar uma peça dessas não é dos melhores. Mas afinal de contas, amolar e afiar não é a mesma coisa? Na realidade… Não. Confira abaixo para entender melhor:

Qual a diferença de afiar e amolar faca?

Por mais que muitas vezes os termos sejam usados como sinônimos, eles são diferentes. Acontece que a lâmina de uma faca costuma ter um formato triangular, com a parte do corte mais fina e afiada. Só que conforme o uso, ela pode tanto ir entortando quanto pode ir perdendo a parte pontuda, se tornando mais arredondada na parte do corte. Então amolar a faca é colocar o fio reto novamente, enquanto afiar seria desgastar a parte arredondada até que ela volte a ficar afiada novamente.

Confira também: para que serve cada faca e suas funções!

Como saber se preciso amolar ou afiar a faca?

Para saber se a sua faca precisa ser amolada ou afinada, pegue uma folha sulfite A4 e segure na horizontal com a sua mão não dominante. Depois, pegue o item com a sua mão dominante e apoie ela no topo do papel e tente cortar. Se ela descer e cortar tranquilamente, sua faca está boa.

Imagem de homem amolando faca na pedra de amolar

Se, mesmo cortando, o som do papel sair mais claro e vivo, sua faca precisa ser amolada. E por fim, se for necessário fazer movimentos de vai e vem com ela para que o papel corte (e às vezes, nem assim conseguindo cortar), ela precisa ser tanto afiada quanto amolada.

Confira também: conheça os diferentes tipos de cortes para vegetais!

Pode amolar faca com lima?

Como o uso dos termos amolar e afiar é muitas vezes usado errado, é comum que muitas pessoas recomendem a lima para fazer a amolação, mas infelizmente não é o caso. As limas são usadas para afiar as facas, por ter seu modelo dentado, ela é perfeita para gastar e criar um novo fio de corte na lâmina. Mas dessa forma, a faca não ficaria amolada e afiada ao mesmo tempo? Mais ou menos. Venha entender mais:

Os afiadores também servem para amolar?

Quando criamos um novo fio de corte, pode até ser que ela venha amolada, com o fio no lugar correto, mas essa não é uma opção recomendada. Pense conosco, se todas as vezes que o seu fio sair do lugar, mesmo estando afiado, você criar um novo sobre ele, a durabilidade de sua faca será bem menor, porque aos poucos ela vai se tornando mais e mais fina sem necessidade, logo perdendo a força e resistência.

Cutelo sendo afiado na chaira

Por isso, apenas a afie quando realmente for necessário! Mas se você quiser entender mais sobre as diversas e melhores formas de afiar uma faca, confira nosso post completo sobre o assunto!

De qualquer forma, agora que você entende bem a diferença entre essas duas necessidades de seu utensilio, também aprendeu como aprendeu como amolar faca do jeito certo, não é mesmo? Esperamos realmente ter te ajudado a cuidar melhor de suas facas! Aproveite também aproveite para conferir nosso post sobre como cortar carne corretamente. Até a próxima!