Canivete da Cimo em um bolso de calça jeans - Cutelaria Cimo

Guia para iniciantes: Como escolher o canivete de bolso ideal?

Os canivetes são peças que existem a muito tempo e objetos de desejo para muitas pessoas, seja para uso específico, ou para tê-los apenas como itens decorativos e colecionáveis.

O fato é que para escolher o canivete de bolso ideal, é preciso, em primeiro lugar, ter estabelecida a finalidade que será dada a ele, para depois pensar em suas características. Se você está adentrando agora para esse universo da cutelaria, não deixe de acompanhar nosso post!

Afinal, como escolher o canivete de bolso ideal?

Conforme já falamos anteriormente, a primeira questão que deve ser respondida é: para que finalidade você quer um canivete de bolso? Se a sua resposta for apenas para decoração ou para coleção, a nossa dica é: escolha o que mais achar bonito e te agradar, simples.

Mas, se dará outras funções para o seu canivete, vale considerar alguns aspectos. Vamos conferir!

canivete de bolso no bolso da calça com clip - Cutelaria Cimo

Canivete dobrável ou fixo?

Os canivetes são facas ou ferramentas dobráveis. Se você pretende andar com o objeto no bolso, as opções de canivetes dobráveis são as mais recomendadas. É importante que a lâmina fique guardada para que você não corra o risco de se machucar. Afinal, ele ficará em contato direto com a sua perna.

No entanto, se você deseja um canivete para fazer camping, em que será preciso rachar lenha, cortar e preparar alimentos, por exemplo, os canivetes ou facas fixas apresentam um desempenho muito melhor.

Canivete dobrável automático ou manual

Outro fator a ser observado é se o canivete dobrável é automático ou não. Geralmente, os iniciantes optam pelos manuais, já que podem ser abertos com mais calma e precaução. Já as automáticas exigem um pequeno treinamento por parte da pessoa que o adquire, pois eles abrem em rápidos milissegundos. Se aberto sem cautela, é possível causar danos graves.

Antes de usar qualquer lâmina, seja automática ou não, lembre-se de ter atenção e muita responsabilidade. Estamos falando de objetos cortantes!

Tipos de Lâminas

Mais um ponto que tem de ser avaliado é em relação aos tipos de lâminas, já que existem diferentes formatos, tamanhos e afiações. Para os iniciantes, os canivetes mais recomendáveis são os “sem” ponta de perfuração. O acabamento desses modelos é mais arredondado ou quadrado, justamente para reduzir o risco de alguém se machucar.

Além disso, considere também o aço da lâmina. Os mais comuns são os de aço inox ou aço carbono. Os canivetes de bolso de aço inox têm alta durabilidade, clássico do material, e possui ação contra efeitos do tempo.

No entanto, isso não quer dizer que os canivetes de aço carbono não são duráveis, muito pelo contrário, o material é tão resistente quanto o outro, além de preservar o corte por mais tempo.

Tipos de afiações

Não podemos esquecer dos tipos de afiação dos canivetes de bolso. Eles são variados de acordo com o formato da peça. Vejamos!

Afiação Hollow

A afiação Hollow é para o formato Côncavo. Esse canivete favorece um corte preciso, e é muito utilizado para defesa pessoal. Contudo, não apresenta desempenho tão efetivo para serviços mais pesados, como rachar lenha, por exemplo.

afinação hollow canivete da Cutelaria Cimo

 

Afiação V Flat

Esse canivete possui uma lâmina com o formato da letra V, o que o torna mais resistente e favorece um corte preciso, já que o seu fio e lâmina são únicos. A lâmina tem corte reto mais simples, ideal para quem precisa de um objeto multitarefas.

 

 

Afiação Double Bevel/Compound

Os canivetes Double Bevel ou de fio composto têm a capacidade de cortar em ângulos diferentes. Com lâminas bem resistentes, são ideias para pequenas e grandes tarefas. Seu corte tem bom desempenho até mesmo em serviços pesados.

 

Afiação Convexa

Também conhecida como Kukri, essa afiação é bastante utilizada em machados e em alguns facões, mas também existem opções de canivetes. Ótimos para uso mais pesado pela sua resistência.

Sabemos que os tipos de afiação não param por aí. Mas, listamos as opções mais encontradas no mercado. Além da afiação e do formato do próprio canivete, outro aspecto para avaliar é o material do cabo do canivete.

Aqui na Cutelaria Cimo, temos os modelos: Acrílico, Alumínio, Inox, Latão, Madeira, Fibra de Carbono, Sintético, Acetato e o Cimowood, um cabo em Inox com elementos de madeiras em seu acabamento.

A Cutelaria Cimo tem grande destaque no mercado nacional por oferecer produtos de cutelaria de alta qualidade. Se você é iniciante ou especialista, não importa, temos a peça ideal para a sua necessidade e procura. Confira nossos modelos agora mesmo!

tipos de lâmina canivetes de bolso - Cutelaria Cimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *