canivetes preto cinza e azul

Conheça os tipos de canivetes mais famosos do mundo!

No ramo da cutelaria costumamos ter um grande número de ferramentas e produtos modernos que são lançados com frequência. No entanto, ao pensarmos nos tipos de canivetes, nossas opções tendem a parecer limitadas.

Normalmente, os canivetes mais comuns em nossa memória são aqueles que a maioria das pessoas conhece. Eles são super tradicionais e básicos: uma lâmina retrátil, nada mais. Mas será que para por aí?

Existem diversos tipos de canivetes no mercado, com características e especificações distintas, utilizados de várias maneiras, com base em funções diferentes.

Para os amantes da cutelaria o canivete é uma ferramenta essencial. Não há uma rotina que não o inclua. Seja em ambiente doméstico, locais campestres, selvas ou nos lugares mais hostis possíveis, ele estará presente.

Saber diferenciar cada modelo e entender como eles devem ser usados, de acordo com a finalidade, é importante para não passar por situações inesperadas, sem nenhum preparo. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com os tipos de canivetes mais famosos e usados no mundo inteiro.

Conheça os principais tipos de canivetes

canivete dobrado

De modo geral, existem 5 tipos de canivetes mais comuns. Eles são utilizados em todo o mundo e possuem aplicações variadas. Vamos dar uma olhada em cada um deles:

Canivetes Clássicos

Quem conhece os canivetes clássicos, com certeza sabe que eles são os preferidos das pessoas mais tradicionais, que gostam de manter o estilo old school em qualquer situação.

Esse modelo se caracteriza como aquele que comentamos anteriormente: uma ou mais lâminas retráteis, com abertura manual. Sua finalidade principal é cortar objetos pouco resistentes.

Por isso é bastante usado para picar alimentos, limpar peixes, descascar frutas, desembalar caixas plásticas, retirar pequenos galhos ou atividades desse porte.

Canivetes Multifuncionais

Como o nome sugere, os multifuncionais acumulam em seu prospecto uma grande variedade de funções. Alguns modelos contam até com mais de um tipo de lâmina.

É a opção ideal para você que precisa cumprir diferentes tarefas diárias e quer carregar apenas uma ferramenta. Com um canivete multifunções, é possível abrir desde um vinho em uma ocasião especial até executar tarefas mecânicas, como apertar parafusos.

Além disso, apesar de não ser uma funcionalidade muito específica e correr o risco de não ter tanta eficiência, você ainda pode usar esse canivete em seus momentos de pesca, ou aventuras ao ar livre.

Canivetes táticos: diversos modelos

Um bom canivete tático é aquele que te dá segurança para trabalhar e atende a todas as demandas de uma boa faca. Estes costumam apresentar um aspecto mais robusto e sóbrio, perfeito para situações que exigem um equipamento mais resiste.

Normalmente, eles têm lâmina retrátil e dobrável, por isso, acabam causando algumas confusões. Existem modelos táticos com diferentes tipos de abertura: manual, assistida, automática, abertura frontal, wave e simples.

Você deve escolher baseado em seu uso. Por exemplo, um canivete de abertura manual é excelente para quem precisa de agilidade. Em situações de combate basta acionar um botão e está resolvido.

Alguns canivetes táticos podem ser utilizados por comandos policiais ou do exército. Nesse caso, eles são ainda mais fortes. Chegam a conter serras e quebra-vidro. Mas tenha muito cuidado ao adquirir esse equipamento, lembre-se que ele tem que ser certificado e seguro.

Canivetes de defesa pessoal

As linhas de defesa pessoal, geralmente, são bastante discretas e pequenas. São projetadas para caberem no bolso, na bolsa ou em qualquer outro compartimento que seja facilmente acessado e transportado.

Por essa razão, são leves e ótimos para momentos de necessidade de defesa pessoal. A linha Gecko da Cimo, por exemplo, apresenta modelos que podem ser levados em repartimentos pequenos e são muito úteis para segurança.

As lâminas dessa versão, assim como qualquer outra linha de defesa pessoal, são finas e desenhadas para perfurar e cortar. Se você pensa em investir em uma ferramenta de defesa legal e eficiente, essa é uma boa opção.

Canivete para sobrevivência

Nos últimos anos, o esporte de passar dias em meio a mata fechada tem ganhado muitos adeptos por todo o mundo. É por isso que na mochila de alguém que faz trilhas sempre tem um canivete.

O que muita gente não sabe é que existem modelos desenvolvidos especialmente para esse fim. É o caso da linha Bushcraft, da Cutelaria Cimo. Os canivetes são produzidos com a intenção de ajudar o praticante a enfrentar momentos extremos em lugares inóspitos.

É possível que eles tenham mais de uma lâmina, um design arrojado e apresentem muito resistentes. Você os encontra em modelos customizados ou, se preferir, pode mandar customizar o seu!

Canivetes de resgate

canivete lâmina retrátil

Os canivetes de resgate foram confeccionados para auxiliar na rotina de profissionais de segurança pública e prevenção de acidentes, como os socorristas e bombeiros. São peças pensadas para salvar vidas.

Muito utilizados para cortar cinto de segurança, os modelos têm acionamento automático e raramente são vistos nas mãos de pessoas comuns.

E então, gostou deste post? Esperamos que agora fique mais fácil encontrar o tipo de canivete mais adequado para o seu uso. Continue acompanhando o blog da Cutelaria Cimo para ter acesso a outros posts com dicas, sugestões e novidades do mundo da cutelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *