dicas para levar seu acampamento para outro nível

Dicas de acampamento: leve seu camping para outro nível

A cutelaria é um fator essencial que deve ser levado em consideração na hora de se aventurar no meio da mata. Todo mundo já sabe que levar um bom canivete é fundamental para lidar com diversas situações. Mas, hoje, nossas dicas de acampamento vão muito além do básico!

Sabemos que, como um bom fã da cutelaria, você também é adepto a aventuras em contato com a natureza, então, separamos algumas ideias que vão te ajudar a elevar o nível do seu próximo acampamento.

Normalmente, planejamos um camping de maneira superficial. A gente sabe onde ir, sabe o que tem que levar e sabe como se proteger dos insetos, do frio e coisas do tipo. Porém, sempre tem aquele detalhe que ninguém fala e presta atenção que acaba fazendo a diferença.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas de acampamento. Continue a leitura para conferir!

Dicas de acampamento: evite que imprevistos aconteçam!

Para você que não quer que um aspecto insignificante te obrigue a improvisar em momentos que poderiam ser tranquilos, acompanhe, agora, o que preparamos!

Atenção ao local do acampamento

Temos sorte por vivermos em um país com opções para todo estilo de camping. Se você gosta de serras e montanhas, já deve saber que a cutelaria é importantíssima nesses locais. Mas, seja em rotas inóspitas ou em ambientes voltados para campings, prestar atenção no local faz a diferença.

É preciso observar com bastante cautela o solo do lugar, para evitar que sua barra sofra algum tipo de degradação com galhos, pedras ou objetos pontiagudos. Além disso, o melhor é posicionar a barraca em um local levemente inclinado.

Normalmente, procuramos por um espaço plano, pois facilita a montagem da barraca e sua sustentação. Porém, lugares muito planificados, com grama macia que, aparentemente são ideais, costumam acumular mais água e criar pequenas poças.

Portanto, optar por ambientes levemente inclinados significa que, caso chova durante o camping, o terreno não irá acumular poças que podem atrapalhar a sustentação da barraca ou até te fazer mudar de lugar.

Também vale a pena observar se o local é bem protegido do vento e quais são as condições de sombra do terreno. O ideal é que durante o dia o sol bata forte na barraca e te faça pular cedo para curtir o dia. À tardezinha, o local já precisa estar coberto com a sombra, para ficar fresco durante a noite.

Monte a barraca longe de locais de passagens

local ideal para montagem da barraca

A ideia é cair no mundo ou não é? Se a resposta é positiva, então tenha em mente que montar a barraca perto de trilhas e estradas não faz parte do escopo. Entre mata à dentro, procure lagos, rios, cachoeiras e fique por perto delas.

A principal justificativa dessa dica é o quesito segurança. Isso porque, durante a noite, enquanto os acampantes descansam, os locais de passagem se tornam rotas perigosas, com circulação eventual de pessoas desconhecidas.

Leve a manutenção dos equipamentos a sério

canivetes para Camping

Nada de pegar a mochila e dar no pé sem conferir se seus equipamentos estão adequados e não vão te deixar na mão. Se você encontrar um simples furo na mochila, conserte antes do acampamento, assim como qualquer outro desajuste, por mais simples que ele possa parecer.

Limpe seu cantil, verifique se sua lona de acampamento está em boas condições, se suas cordas estão adequadas para utilização. Lembre-se também de levar cordas e estacas a mais, por prevenção, e sempre confira se seu canivete precisa ser trocado ou se vai te atender bem.

Preserve o local do camping

Boa parte dos incêndios florestais se iniciam por fogueiras de acampamento que não foram apagadas corretamente. Sabemos que as fogueiras podem ser essenciais em mata fechada, porém, certifique-se de apagá-las completamente ao sair.

Outra ponto importante é não deixar lixo para trás ao desmontar o acampamento. Mesmo que sejam resíduos pequenos, como uma bituca de cigarro, leve tudo de volta com você.

Essa é a única forma de respeitarmos o ambiente que nos abriga durante esses dias. Ah, ainda sobre o lixo: enquanto estiver acampando, pendure o saco de lixo um pouco longe da barraca, assim você evita mau cheiro e não atrai insetos.

Não deixe de fora nada que é essencial!

A maioria dos acampantes só se lembra de itens importantes quando sente necessidade e já não dá para voltar para buscar. Mas se liga na nossa lista para não esquecer nada na sua próxima aventura:

  • lanterna
  • cordas
  • estacas
  • repelente
  • isqueiro
  • canivete
  • pilhas
  • algo para filtrar água
  • papel higiênico
  • sacolas para lixo
  • kit básico de primeiros socorros
  • barraca
  • saco de dormir
  • isolante térmico

Agora que você já tem o check list de objetos essenciais, é só colocar a mochila nas costas e partir para mais uma aventura. A Cutelaria Cimo tem o prazer de te acompanhar nessa jornada com os melhores canivetes do mercado.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos como esse e tornar seu camping cada vez melhor. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *