dicas de acampamento como se proteger contra animais e insetos

Dicas de acampamento: Como se proteger de animais e insetos?

Sempre estamos em busca de nos conectar com o estilo de vida do nosso público, por isso, tentamos trazer as melhores dicas para você, que não dispensa uma boa aventura. Os fãs de cutelaria, geralmente, também são fãs de pegar a mochila, colocar os seus suprimentos, itens de sobrevivência e a sua barraca para se aventurarem por aí.

Nesses casos, é importante estar sempre preparado. Quem lê o nosso blog com frequência, com certeza, sabe do que estamos falando. Estar em meio à natureza é tudo de bom, contudo, pode oferecer alguns perigos se o aventureiro não tiver a experiência necessária para se manter em segurança. Hoje, vamos falar sobre como se manter seguro de animais e insetos quando você estiver acampando. Confira!

Quais as dicas para se manter seguro de animais e insetos?

Estar em meio à natureza significa estar “invadindo” a casa de outros seres vivos – estamos falando dos animais. Claro que,quando vamos acampar, buscamos escolher um local o mais seguro possível, para reduzir os riscos ao máximo. Porém, ainda assim, é possível receber “visitas” inesperadas no seu acampamento, sobretudo se você estiver em um local bem radical, como em áreas da Amazônia ou nos Parques Estaduais e Reservas Biológicas espalhados pelo Brasil afora.

Com os insetos, há a certeza de que vamos encontrá-los. Esses seres podem ser bem inconvenientes, principalmente na hora de dormir. Em algumas situações, alguns insetos podem ir além da inconveniência e serem até mesmo fatais, como é o caso das abelhas e marimbondos. Mas, como se manter seguro de insetos em meio à mata? Confira algumas dicas!

Repelentes em abundância

Essa é uma dica bastante óbvia e é, realmente, muito válida, já que os repelentes são eficazes para nos manter seguros dos insetos como os mosquitos e os borrachudos, que não deixam ninguém dormir e podem causar uma coceira insuportável por todo o corpo. Então, não dá para esquecer de passar bastante repelente durante o dia.

Esquecer o repelente quando você for acampar significa que você terá que improvisar para conseguir dormir em paz. Vejas as próximas dicas.

Leve incensos e repelentes para serem queimados

queimar incenso apara se proteger de insetos

Muitas vezes, apostar somente nos repelentes que passamos em nossa pele, como os sprays e os cremes, não é o suficiente, pois existem insetos mais resistentes que picam mesmo quando estamos usando esses produtos.

Por isso, os incensos e aqueles repelentes antigos em formato de espiral, feitos para serem queimados, com certeza são bem-vindos em uma situação de acampamento. A fumaça destes elementos também é bem eficiente na hora de espantar os insetos. Se você for acampar, lembre-se de levar alguns consigo.

Faça uma fogueira

como se proteger de animais e insetos dicas de camping

Fazer uma fogueira também pode ser bastante eficiente, já que. como falamos acima, a fumaça cumpre a função de espantar os insetos muito bem. Além disso, o calor das chamas também será eficaz para manter os animais maiores afastados, já que muitos deles têm medo do fogo. Dificilmente um predador atacará em um lugar onde haja fogo.

Por isso, saber fazer uma fogueira de modo primitivo pode ser um trunfo muito importante a seu favor. Quando estamos em situação de acampamento, todo conhecimento é válido!

Como se livrar de cobras e escorpiões?

Esses, sem dúvidas, são animais que ninguém deseja encontrar quando estiver acampando, pois sabemos que as suas picadas podem ser fatais. Mas, todo mundo sabe que, em meio à mata, essa situação é bem mais fácil de acontecer do que na cidade. E, então, como proceder?

A verdade é que esses animais só atacam quando se sentem acuados, por isso, a melhor dica é: olhe muito bem por onde anda! Claro que, além de estar com olhos atentos por onde você passa quando estiver andando em meio à mata, é importante estar com uma bota e calça específicas para esta atividade. Ou seja, é importante estar vestido com roupas e calçados reforçados, para que seus pés e canelas estejam protegidos se, por um descuido, você pisar em um desses animais.

Outra dica valiosa é se movimentar com cautela, pois as chances de uma cobra ou escorpião atacarem é bem maior se você fizer um movimento brusco. Se você tiver cuidado, dificilmente se envolverá em um acidente com um destes animais peçonhentos.

E com relação a predadores maiores?

Com relação a outros tipos de predadores, como os felinos, por exemplo, o perigo é maior. O mais indicado é certificar-se de que a região que você está pretendendo acampar não seja famosa por abrigar animais deste porte. Apesar de existirem algumas dicas para afastar esses animais – como fazer barulho, gritar, encará-los para intimidar e, assim, fazer com eles se afastem -, nenhuma dessas ações é totalmente garantida, ainda mais se eles estiverem famintos.

Portanto, verifique essa questão antes de decidir armar o acampamento, pois, quando se trata de grandes predadores famintos, o melhor é não ser visto. Armar um acampamento que tenha um amplo campo de visão é uma ótima alternativa para não ser pego de surpresa.

Gostou das nossas dicas sobre como manter-se seguro de animais e insetos em uma situação de acampamento? Aqui, em nosso blog, você encontrará muitas outras dicas para se aventurar na mata. Esteja sempre ligado em nossas publicações!

Leia também nossas outras dicas de acampamento e saiba como fazer fogo primitivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *