imagem de home pescando em um deck

Dúvidas sobre o que levar para a pescaria? Confira este guia completo!

imagem de uma vara de pescaria montada

Os amantes da pescaria já sabem: o processo de pescar começa muito antes de fisgar os peixes, antes mesmo até de chegar no lago ou mar. Ele começa, na verdade, com a preparação dos diversos itens e artigos obrigatórios para esse esporte.

Pouco importa se você for iniciante ou experiente, já que não há escapatória: é natural do ser humano esquecer uma coisa ou outra – mas isso pode afetar o seu desempenho na pesca significativamente. Afinal, o que é um pescador se não aquela figura bem preparada, pronta para qualquer situação?

Hoje, a Cutelaria Cimo vai te ajudar a nunca mais sair de casa para pescar sem levar todos os itens para enfrentar qualquer aventura. Confira as nossas recomendações e, no final, veja ainda uma lista do que carregar até a pescaria, para você deixar copiar e verificar toda vez que for praticar o esporte.

Quais são os acessórios essenciais para pescar?

imagem dos principais equipamentos para pesca

Os itens para pescar costumam variar de acordo com o pescador, como também com suas preferências, localização, modalidade e até o tipo de peixe que vai ser pescado. Contudo, existem alguns aspectos em comum que valem a pena serem destacados:

Vara de pescar

Parece óbvio, mas estamos falando de levar a vara correta! Se você vai fazer, por exemplo, uma pesca embarcada de arremesso nos mangues, as varas curtas são as mais recomendadas. Agora, se você for pescar anchovas em águas profundas, leve uma vara rápida de cabo longo.

Ou seja, tem que haver preparação: analise o tipo de pesca que você planeja fazer e providencie, de antemão, o instrumento correto para realizá-la.

Outro item que deve estar sempre com a vara de pescar é o seu suporte. Pescarias levam horas, às vezes até dias – em algum momento, você vai agradecer a ajuda do suporte.

Maleta e seus acessórios

A maleta é essencial para carregar a vara, as iscas, o molinete e todo o material necessário para a pescaria. Uma boa dica é manter a maleta sempre cheia, repondo os itens usados ou perdidos.

Certos acessórios não são obrigatórios, como os alicates e o passaguá, mas são recomendados. Eles te auxiliam a tirar o peixe da água e depois remover o anzol do pescado, processos que podem ser complicados sem a ajuda dos instrumentos corretos.

Canivetes, facas e lanternas também são opcionais, mas nós recomendamos carregá-los na maleta mesmo assim. Um bom praticante do esporte sabe que é melhor prevenir do que remediar.

Roupas

imagem de homem em um rio, vestido com cole e bone enquanto pesca

Sem seu chapéu de pesca da sorte, muitos pescadores nem saem de casa. Mas ousamos dizer que as outras vestimentas são tão importantes quanto – só o chapéu não vai te proteger contra uma possível queimadura solar, hiportemia ou febre.

Para evitar essas sérias consequências, invista numa boa camisa de pesca, com tecido respirável e proteção contra raios UV. As opções de manga longa são as melhores, já que os braços costumam ficar muito expostos ao sol.

Outro investimento necessário são os óculos polarizados, que bloqueiam reflexos em superfícies planas como a água. Essas lentes diminuem o impacto da luz e permitem que você passe horas enxergando confortavelmente.

Contudo, vale lembrar que, apesar de muito importantes, as vestimentas não substituem um bom protetor solar. Sem ele, os riscos de desenvolver um câncer de pele são altíssimos, considerando que a pesca exige prolongadas horas de exposição ao ar livre.

Cadeira

Mesmo que você acredite que não a usará, recomendamos que leve uma cadeira mesmo assim. O espírito de comunidade deve prevalecer entre os pescadores, e alguém sempre apreciará a cadeira ou a banqueta no final do dia.

Há opções dobráveis feitas de material resistente à água, então levá-las é prático e livre de preocupações com ferrugem e desgaste.

Alimentos

Essa categoria depende dos seus planos: se planeja comer os próprios pescados, leve utensílios para limpar o peixe e os ingredientes para prepará-lo depois.

Se for somente uma pescaria esportiva ou de lazer, certifique-se de levar lanches ou comidas práticas, que são essenciais para enfrentar as longas horas à frente.

Grandes quantidades de água potável também são vitais: principalmente sob o sol, a desidratação deve ser tratada como algo sério. Um cantil ou uma garrafa térmica nunca devem sair do lado do pescador.

Agora que você viu as nossas recomendações e motivos para providenciar cada item, está mais que preparado para a sua próxima viagem de pesca. Contudo, para evitar possíveis esquecimentos, confira a lista dos acessórios para levar na pescaria: :

Lista final do que levar na pescaria

imagem de pessoal segurando caixa de iscas para pesca

É importante lembrar que os itens para levar na pescaria podem variar muito, por isso, personalize essa recomendação com base nos aspectos específicos da sua pescaria, retirando ou acrescentando acessórios:

Equipamentos

  • Vara de pescar;
  • Anzóis;
  • Iscas (naturais ou artificiais);
  • Linhas;
  • Molinete ou carretilha;
  • Boias;
  • Chumbos;
  • Alicates;
  • Canivete e faca de pesca;
  • Lanterna.

Cuidado pessoal

  • Camisas com proteção UV;
  • Chapéu;
  • Óculos polarizados;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Guarda sol;
  • Cadeira ou banqueta;
  • Alimentos ou lanches;
  • Água potável.

Com as nossas recomendações e lista de verificação, temos certeza de que será muito difícil esquecer o que levar na pescaria. Para aproveitar ainda mais esse esporte, aprenda agora a melhor maneira de fazer churrasco de peixe na brasa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *