Mulher com óculos em um ambiente de testes segurando um taser

7 Equipamentos de defesa pessoal que valem a pena

O Brasil é um país com elevados índices de violência, tanto em relação a latrocínios quanto crimes contra mulheres, e as limitações legislativas sobre defesa pessoal e penalização causam um senso de impunidade por parte dos perpetradores. Equipamentos de defesa pessoal se fazem importantes para garantir a integridade física, e tem se tornado cada vez mais sutis, seguros e efetivos. Conheça algumas opções interessantes.

Sobre a defesa pessoal

O Art. 25 do código penal versa sobre o direito à legítima defesa, sendo punido qualquer excesso de dolo que descaracterize este direito. Repudiamos e não incentivamos qualquer tipo de violência, o conteúdo informativo deste post atenda à observância de um direito legal, e oferece variados equipamentos de defesa pessoal que não causam dano algum.

Lembramos também a importância de se estar apto a manusear cada um dos instrumentos, para estar seguro e não oferecer risco a terceiros.

Kubaton

Chamado originalmente por Kubotan, sobrenome do criador do equipamento, trata-se de um pequeno bastão, que pode ser produzido em diferentes materiais, originalmente feito em bambu mas hoje geralmente produzido em materiais leves e resistentes, como polímeros, alumínio ou aço. 

Dois kubaton um em cima do outro

Tradicionalmente usado no chaveiro, mas também tem sido implementado em versos de canetas. Pode causar danos concussivos ou punções atordoantes, caso a ponta seja mais afiada.

Spray de pimenta

O spray de pimenta é bastante efetivo para incapacitar o agressor, pois irrita as vias aéreas e os olhos, causando lacrimejar intenso.

Mulher segurando spray de pimenta e apontando para a câmera

Apesar de uma parte dos sprays de pimenta serem controlados e de uso restrito a forças de defesa, aqueles compostos por piperina, que podem ser encontrados em diferentes formas, como aerosol e pulverizador.

É importante considerar o alcance de cada tipo de jato e o tamanho do frasco, que pode ser disfarçado e estar prestes à mão sempre que necessário, como em embalagem de batom ou no chaveiro.

Bastão

Dentre os muitos modelos de bastão, os retráteis são bastante populares especialmente entre vigias, possuindo versões menores e efetivas, que podem ser facilmente guardadas na bolsa ou mochila.

Com cabos emborrachados e hastes retráteis em aço, carbono ou polipropileno, se expandem com um rápido movimento. Sua ponta arredondada é ideal para causar concussões, e sua estrutura e material são bastante leves para o manuseio.

Canivetes

Um dos itens mais versáteis e multifuncionais, e podem ser portados pois sua função é múltipla e maior parte dos modelos serão categorizados como ferramentas, e não armas. É importante entender as discussões legais sobre o assunto das lâminas.

Foco da lâmina de um canivete de defesa pessoal

Para fins defensivos, canivetes automáticos têm uma responsividade melhor, e lâminas costumam causar danos incapacitantes facilmente. Você pode treinar golpes não-letais e atordoantes, como na superfície temporal, laterais do tronco e antebraço.

Taser

Para utilizar o taser é necessário possuir um registro do equipamento, fornecendo dados da compra, de moradia fixa e estabilidade, sem demandar necessariamente treinamento comprovado ou capacidade psicológica.

O taser causa um choque atordoante de milhares de volts, causando paralisia dos músculos e uma dor aguda.

Devido ao curto alcance e à pequena superfície, é importante estar bem treinado, especialmente para atingir a superfície muscular mais lisa, sem tecidos grossos que possam atenuar seu impacto.

Existem também versões com eletrodos retráteis, que disparam a até 5 metros de distância com efetividade.

Artigos com GPS integrado

Uma forma de se manter seguro é ter sua posição rastreável em casos extremos. Hoje existem dispositivos que podem ser pareados para fornecer constantemente sua posição, seja para outro aparelho ou aplicação definida por você.

Este dispositivo pode ser encontrado em diferentes formatos bastante sutis, como em pulseiras, anéis, pingentes e chaveiros e, quando acionados, enviam um sinal de socorro imediato para todas as unidades cadastradas.

Celular em cima de uma mesa com um Nimb GPS do lado

A russa Nimb popularizou bastante a categoria e certamente já ajudou muitas pessoas.

Há também uma série de aplicativos com funções similares e capazes de enviar sinais de socorro com sua posição integrada para familiares ou mesmo a polícia.

Dispositivos que emitam sons

Uma forma de dissuadir assaltantes e agressores é expondo sua ação, muitas vezes as pessoas ficam em choque para conseguirem gritar, por isso manter alguma espécie de dispositivo, como chaveiro, que emita um som potente, de preferência que imite sons de guardas e polícias, pode ser uma boa ferramenta dissuasiva.

Fique seguro

A legítima defesa é um direito assegurado, como mencionado anteriormente, mas para não correr nenhum risco legal ao querer garantir este direito, é importante verificar as demandas de cada um dos itens citados, como o caso do taser e seu registro, ou a legislação e as discussões sobre posse de lâminas, por exemplo, além de treinar o suficiente para manusear cada tipo de equipamento, ou manter os dispositivos com o serviço de localização ativo sempre que sair, assim você pode garantir sua segurança e até complementar os meios para se proteger com estas dicas!

Se você gosta dos temas de cutelaria, esportes outdoors e churrasco, fique ligado em nossos conteúdos assinando a newsletter, a CIMO Cutelaria possui uma loja online especializada em lâminas e acessórios com as melhores condições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *