conheça as lâminas de um bom canivete de bolso

Conheça as lâminas de um bom canivete de bolso

Você já tem um canivete de bolso para chamar de seu? Se ainda não elegeu seu favorito, saiba que esse é um item indispensável para os amantes da cutelaria. Além de essencial para quem ama o estilo de vida afiado, esse equipamento tem grande utilidade no dia a dia, seja no trabalho, em um acampamento, ou até em casa, não abra mão do seu!

No Brasil, os canivetes marcaram presença desde o século 19, mas foi no início do século 20 que sua utilidade foi reconhecida por quem busca atividades de alto impacto, esportivas ou profissionais, como em grupos de resgate e salvamento.

Se você tem o hábito de acampar, sabe que ele tem um papel chave dentro da dinâmica desse tipo de atividade. Muito além de ajudar a cortar alimentos, o canivete de bolso pode ser usado para abrir latas, redimensionar cordas, pescaria, enfim, em tarefas que exigem esforço e podem salvar o dia no meio da natureza.

O uso doméstico também faz parte da versatilidade desse tipo de equipamento, não apenas para fins culinários, mas, principalmente, para reparos de pregos, portas frouxas e, quem sabe, como um item decorativo para seu chaveiro favorito.

Independentemente do seu uso, o importante é mantê-lo perto, e as vantagens que confirmam essa afirmação são inúmeras. Vamos entender mais sobre o assunto? Vem com a CIMO!

Canivete de bolso: como ele surgiu?

canivete de bolso estilo navalha

Buscando suprir algumas solicitações do exército suíço, Karl Elsener, em 1890, deu início a produção dos mundialmente famosos canivetes suíços, diretamente na Alemanha. O primeiro modelo tinha uma lâmina, abridor de latas, furador e uma chave de fenda, componentes importantes para o período de guerras.

Sua praticidade e utilidade logo escaparia das trincheiras e chegaria ao cotidiano da época como peça essencial do dia a dia do homem moderno. Ele se transformou em uma maravilha moderna e um objeto de desejo entre inúmeras gerações, mas sua fã não se limitou a planície terrestre, pois ele, atualmente, é parte do kit de astronautas da NASA.

Realmente, não tem como negar, a utilidade dos canivetes de bolso está tão intrínseca a esse produto que foi um dos principais motivos para sua criação.

As possibilidades que esse acessório oferece ao usuário são tantas, que para nós aqui da Cutelaria CIMO fica até difícil imaginar a vida longe dos nossos queridos canivetes.

As lâminas do canivete de bolso

canivete de bolso fechado

Os canivetes de bolso podem ser fabricados nas mais diversas formas e com o aço de composições super diferentes, mas uma coisa entre eles é sempre comum, a praticidade de conter diversas funções em um único objeto, pequeno e compacto. Você conhece todas as possibilidades de lâminas que um canivete de bolso pode oferecer?

Uma das lâminas mais tradicionais, fazem sucesso com a galera e facilitam um dos hábitos mais gostosos da vida. A lâmina “abridor de garrafas” é fundamental para juntar os amigos e tomar aquela gelada depois do trabalho, ou para calibrar as habilidades antes do futebol. Durante esses momentos de descontração, a tampa da garrafa não deve atrapalhar.

Já a lâmina de serra está presente no canivete de bolso para suprir a dificuldade de cortes que uma simples lâmina pode ter. Madeiras para uma fogueira, corte de algumas árvores pequenas para liberar espaço e outras necessidades da natureza podem ser rapidamente resolvidas com ela.

Outra vantagem muito importante da lâmina de serra é sua capacidade afiada para descamar peixes recém pescado, o que, em uma fogueira, não vai nada mal. Esse tipo de lâmina costuma perder o corte muito rápido, por isso é importante escolher um canivete de qualidade, como os da CIMO Cutelaria e não errar na hora de afiá-la.

Leia mais: Dicas de pescaria: como limpar peixe!

Para conferir algumas dicas sobre afiação, acesse nosso blog!

Se você é um grande fã de aventuras completamente imersas dentro da natureza, a lâmina furadora não pode ficar de fora do seu canivete de bolso. É possível utilizá-la para apoio de uma pederneira (um acessório que possibilita a produção de faíscas) que vai te ajudar a construir a fogueira necessária nesses momentos.

Ela também pode ser usada com um cutelo improvisado, ou para abrir pequenos furos, como um novo buraco naquele cinto que anda bem largo, ou na rolha para abrir um bom vinho em uma noite especial.

Sempre úteis para cuidados de primeiros socorros, as lâminas de pinça podem ser úteis para quem gosta de explorar a natureza com os pés em contato direto com a terra, para tirar espinhos indesejados de pés e mãos, evitando machucados que possam atrapalhar a experiência.

Garantir um canivete com lâmina de qualidade, com produtos de referência no mercado e materiais de qualidade exemplar nem sempre é fácil. Mas aqui na CIMO você não precisa se preocupar, nossas peças são pensadas exatamente para você que ama usufruir de todas as experiências que a vida afiada pode oferecer.

Para conhecer nossos modelos de canivetes e facas, acesse nosso site e não deixe de conhecer outros posts aqui do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *