Facas de combate 01

Tipos de facas de combate: conheça os principais modelos com a CIMO

A paixão por artefatos militares e pelos desafios da vida na natureza criou uma cultura de colecionadores dos mais diversos tipos de facas de combate, e não seria para menos: são modelos cheios de variedade, inventividade, muita história e tecnologia, também.

Se você está buscando um modelo de faca de combate ideal para suas atividades de sobrevivência e também agregar à coleção, vale a pena conferir nosso post para conhecer mais sobre os estilos para encontrar o melhor item para seu estilo!

Facas de combate 04

O que é faca de combate e quais são suas origens?

As facas de combate, popularmente conhecidas como facas táticas, são modelos produzidos inicialmente para os combatentes da Segunda Guerra Mundial. São facas preparadas para as condições mais extremas: lidar com equipamentos, preparar animais para cozinhar e também para combates de curto alcance.

O modelo das facas táticas militares se tornou um item indispensável para a sobrevivência, principalmente dos combatentes, como também ganhou uma variedade de versões.

Os principais atributos das facas táticas são as lâminas produzidas com materiais altamente resistentes, como o inox e o aço carbono, já que, além de lidar com golpes de alta pressão. Para não deixar o usuário na mão, para usá-las também deve ser ideal manter o desbaste da lâmina, que precisa estar sempre bem afiada.

Os principais tipos de facas táticas

Muito além das facas táticas militares, hoje em dia existem versões práticas e customizadas com uma enorme variedade:

Facas táticas militares

Facas de combate 05

Os modelos mais tradicionais de facas táticas têm cabos anatômicos, alongados e bem resistentes, com lâminas fixas geralmente no estilo clip point encurtadas. Com isso são fáceis de guardar e sacar em situações emergenciais.

As facas táticas mais atuais recebem até implementos como quebra-vidros e lanternas, além de guardarem o design tradicional das peças militares.

É importante verificar a legislação de porte para seu estado para utilizar facas táticas militares.

Facas de caça

Esses tipos de facas lembram muito as facas táticas militares, mas recebem ainda mais cuidado na robustez do cabo, para aumentar a segurança do usuário ao lidar com tabalhos pesados.

A lâmina fixa ainda recebe uma curvatura extra para oferecer mais pressão na hora de manuseá-la.

Facas de pescoço

São facas táticas bem compactas, com passador de cordão para poderem ser usadas junto ao pescoço, como o nome sugere. São ótimos artigos para o EDC e muitas vezes têm designs criativos para servirem até mesmo de enfeite.

Facas Bowie

Um modelo mais alongado e rústico, que lembra muito um facão, inclusive pela funcionalidade na hora do bushcraft, de acordo com a extensão da lâmina.

Esse tipo de faca pode ser desenvolvido em diferentes formatos, e especialmente em tipos de material. Facas Bowie com aço damasco são populares e muito buscadas por colecionadores e entusiastas de aventuras na natureza.

Facas de camping

Facas de combate 03

Grandes parceiros das artes mateiras, os canivetes compactos de linhas como Komodo e Gecko são muito bem equipados para oferecer segurança, com suas lâminas retráteis equipadas com clips e cabos altamente resistentes.

Além do estilo único, as variedades de lâmina, como a Tantô e a Cleaver são práticas e altamente resistentes, graças ao uso de metal inox 420.

Multi ferramentas

As estrelas dos EDC (Everyday Carry) são versáteis por natureza. O conjunto de ferramentas equipadas não torna os canivetes multifuncionais menos efetivos em situações de emergência e combate tático.

Facas Butterfly

O cabo repartido e móvel, que define o estilo das facas Butterfly, fez delas uma febre graças às diversas técnicas e truques criativos e desafiadores que sua estrutura possibilita.É importante escolher modelos com trava segura para quem quer praticar suas manobras.

Facas de combate 02

Facas de pesca

As facas táticas customizadas para a pesca precisam ser produzidas em materiais altamente resistentes à corrosão, como o Aço Inox 420, devido ao contato constante com a água.

As lâminas curvas são ideais para diferentes técnicas de corte, e para aumentar a precisão, cabos de materiais duráveis e com textura aderente, para evitar escorregões e acidentes, como o G10 e outras composições resistentes.

Encontrou o seu modelo ideal de faca tática? Na Cutelaria CIMO você encontra dicas importantes para quem tem um estilo de vida afiado e gosta de se aventurar e colecionar os melhores artigos de cutelaria. Estamos sempre com conteúdos novos em nosso blog, basta continuar nos acompanhando semanalmente e ficar por dentro dos assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *