Como cortar carne corretamente? Dicas básicas com a CIMO!

Como cortar carne corretamente? Confira nossas dicas básicas!

O churrasco é uma refeição que mescla diversas paixões dos brasileiros. Seja em reunir a família e amigos em um mesmo evento, ou ainda, na oportunidade de degustar os melhores cortes e preparos de carne, saber como cortar carne é mesmo um diferencial.

Deseja aprender os detalhes da arte de preparar, cortar e servir as melhores churrascadas? Então, venha com a gente descobrir os segredos dos principais chefes de churrascaria, e torne-se também, um verdadeiro expert com o Guia Definitivo no assunto!

Siga com a Cutelaria Cimo na sequência!

Como cortar a carne para o churrasco?

Imagem de um homem afiando uma faca com uma chaira

Preparar, cortar e servir carne em churrascos é uma arte, e neste ofício, grande parte dos brasileiros tem o dom. Afinal de contas, somos um país que valoriza o preparo de boas refeições, bem como os momentos desfrutados em ótima companhia.

Para os melhores cuidados com o corte, existe quem defenda que ele deve ser feito na direção das fibras da carne. Entretanto, a Cutelaria Cimo afirma, o corte em sentido contrário contribui com a aderência das lâminas. Logo, posicione a faca em um ângulo de 90 graus com as fibras musculares. Ainda sobre o corte, confira as melhores dicas:

  • O sentido contrário do corte em relação às fibras da carne auxilia na aderência das lâminas;
  • Boas facas definem bons cortes;
  • Acessórios de churrasco tornam o preparo da carne um verdadeiro sucesso;
  • Corte a carne assim que retirá-la da churrasqueira, assim, o corte é facilitado.

Desta forma, o consumidor brasileiro ama belos churrasco nos fins de semana, e para a conquista dos melhores momentos entre amigos ou em família, os utensílios para servir as carnes fazem toda a diferença. Portanto, prepare o seu arsenal com as melhores facas para churrasco. Muito além de utensílios, a faca trabalha em conjunto com o churrasqueiro.

Um guia prático sobre como escolher a faca de churrasco certa

Qual o sentido do corte da carne?

Imagem de uma peça de picanha fatiada em uma tábua

Muitos dos seguidores que acompanham o Blog da Cimo, questionam como saber o sentido das fibras da carne. Apesar de parecer difícil para os pilotos de churrasqueira iniciantes, chefes experientes indicam aprender a detectar o sentido das fibras na carne.

Ao posicionar as facas para churrasco em ângulos de 90° com os cortes, percebemos que as lâminas deslizam com maior precisão, sem que para isso, seja necessária força nos processos. Deseja descobrir os principais tipos de faca que ajudam a cortar carne em churrascos? Veja na sequência:

  1. Faca do chef;
  2. Cutelo;
  3. Faca Santoku;
  4. Faca Titanium;
  5. Faca Oiti.

Como muitos sabem, a picanha é um corte de carne líder em preferência de muitos consumidores no Brasil. Mas tão importante quanto garantir as melhores opções de corte, facas e utensílios, é conhecer os preparos mais eficientes, assim como o ponto correto da carne. Quer conhecer os segredos para ótimos preparos? Nós da Cutelaria Cimo apresentamos belas sugestões, confira.

Conheça formas para preparar a picanha de forma surpreendente.

Passo a passo de como cortar carnes para o churrasco!

Agora que conhecemos as melhores facas de churrasco, bem como os principais cortes na preferência dos brasileiros, entenda as três etapas básicas para o sucesso da sua próxima churrascada entre amigos:

  1. Selecione os melhores cortes de carne;
  2. Atinja o ponto da carne no preparo;
  3. Corte e sirva aos convidados na sequência.

Anotado? Então, venha com a Cutelaria Cimo entender os detalhes abaixo!

1. Escolha os melhores cortes

Imagem de uma peça de carne assada sobre uma tábua

Saber selecionar as melhores carnes para churrasco é um dos pontos mais importantes neste momento. Tão crucial quanto a escolha das facas, acessórios e direção dos cortes, opte sempre por alta qualidade.

2. Atinja o ponto de preparo

Imagem de um homem fatiando uma peça de carne sobre uma tábua de cozinha

O ponto de preparo da carne facilita também os cortes. Carnes que passam do ponto costumam endurecer as fibras musculares, dificultando assim, o deslizar das lâminas nos músculos. Portanto, esteja atento ao ponto ideal dos preparos.

3. Corte e sirva na sequência

Imagem de um homem cortando uma peça de carne assada

Como a Cutelaria Cimo gosta de ressaltar, churrasco bom é aquele que os mestres preparam e servem na mesma hora. Logo após a conquista do ponto na carne escolhida, corte e com os acessórios certos, sirva os seus convidados.

Vale lembrar que as peças bovinas como a picanha, são cortes que conquistam os apaixonados por churrascadas, afinal de contas, representam partes nobres do boi. E pela sua nobreza, também apresentam preços a cada dia mais elevados, o que aumenta a responsabilidade em preparações profissionais.

Como preparar uma picanha de churrascaria profissional? Veja os detalhes!

E aí, curtiu conhecer todos os detalhes de como cortar carne e proporcionar os melhores churrascos em família? Então, siga de olho nos conteúdos preparados semanalmente aqui no Blog da Cutelaria Cimo. Postamos sempre novidades que contribuem com o dia a dia dos consumidores brasileiros apaixonados pelo assunto. Compartilhe com os seus amigos e nos siga nas redes sociais!

Até a próxima conversa!

Deixe um comentário